Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18471 |
Resumo: | O número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais tem aumentado a cada ano nas escolas públicas do município de Jaguaribe-CE, o que tem alterado a dinâmica escolar e a rotina do educador em sala de aula, muitas vezes sem a formação adequada para tal atuação. Este artigo propõe uma análise sobre a formação docente e a educação especial, tendo como finalidade discutir as dificuldades enfrentadas por esses professores que lecionam nas escolas de ensino básico de Jaguaribe. A pesquisa de cunho qualitativo-quantitativa foi realizada a partir da análise de legislações vigentes e da coleta de dados por meio de questionário semiestruturado digital, disponibilizado aos docentes via email eletrônico. A partir dos dados coletados, constatou-se um grande número de alunos matriculados que possuem laudo psicológico e/ou médico referente a algum tipo de necessidade especial. O questionário também traz relatos dos professores que afirmam estar despreparados ou se sentem incapacitados de atuar com esses alunos durante a rotina escolar de aprendizagem. As maiores dificuldades apontadas foram: o grande número de alunos por sala, a falta de materiais adequados e a ausência, muitas vezes, de um profissional AEE para auxiliar os professores adequadamente, principalmente àqueles que não passaram por quaisquer formações na área da educação especial. Tais fatos nos apontam a importância de possibilitar uma formação inicial adequada a esses profissionais, com um currículo que contemple a educação inclusiva, assim como a oferta frequente de capacitação continuada como uma política pública educacional do município. |
id |
VERACRUZ-0_322b0c74790cb8e7d9b3451cc9524782 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18471 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teachingEducação especialInclusãoFormação de professores.O número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais tem aumentado a cada ano nas escolas públicas do município de Jaguaribe-CE, o que tem alterado a dinâmica escolar e a rotina do educador em sala de aula, muitas vezes sem a formação adequada para tal atuação. Este artigo propõe uma análise sobre a formação docente e a educação especial, tendo como finalidade discutir as dificuldades enfrentadas por esses professores que lecionam nas escolas de ensino básico de Jaguaribe. A pesquisa de cunho qualitativo-quantitativa foi realizada a partir da análise de legislações vigentes e da coleta de dados por meio de questionário semiestruturado digital, disponibilizado aos docentes via email eletrônico. A partir dos dados coletados, constatou-se um grande número de alunos matriculados que possuem laudo psicológico e/ou médico referente a algum tipo de necessidade especial. O questionário também traz relatos dos professores que afirmam estar despreparados ou se sentem incapacitados de atuar com esses alunos durante a rotina escolar de aprendizagem. As maiores dificuldades apontadas foram: o grande número de alunos por sala, a falta de materiais adequados e a ausência, muitas vezes, de um profissional AEE para auxiliar os professores adequadamente, principalmente àqueles que não passaram por quaisquer formações na área da educação especial. Tais fatos nos apontam a importância de possibilitar uma formação inicial adequada a esses profissionais, com um currículo que contemple a educação inclusiva, assim como a oferta frequente de capacitação continuada como uma política pública educacional do município.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1847110.34117/bjdv6n10-402Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79580-79591Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79580-79591Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79580-795912525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18471/14885Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Francisca CíceraJerônimo, Rita Carolina Gondim da FonsecaGouveia, Luciana de Freitas Patriota2021-02-04T12:50:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18471Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:34.201155Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching |
title |
Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching |
spellingShingle |
Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching de Lima, Francisca Cícera Educação especial Inclusão Formação de professores. |
title_short |
Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching |
title_full |
Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching |
title_fullStr |
Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching |
title_sort |
Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching |
author |
de Lima, Francisca Cícera |
author_facet |
de Lima, Francisca Cícera Jerônimo, Rita Carolina Gondim da Fonseca Gouveia, Luciana de Freitas Patriota |
author_role |
author |
author2 |
Jerônimo, Rita Carolina Gondim da Fonseca Gouveia, Luciana de Freitas Patriota |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Francisca Cícera Jerônimo, Rita Carolina Gondim da Fonseca Gouveia, Luciana de Freitas Patriota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Inclusão Formação de professores. |
topic |
Educação especial Inclusão Formação de professores. |
description |
O número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais tem aumentado a cada ano nas escolas públicas do município de Jaguaribe-CE, o que tem alterado a dinâmica escolar e a rotina do educador em sala de aula, muitas vezes sem a formação adequada para tal atuação. Este artigo propõe uma análise sobre a formação docente e a educação especial, tendo como finalidade discutir as dificuldades enfrentadas por esses professores que lecionam nas escolas de ensino básico de Jaguaribe. A pesquisa de cunho qualitativo-quantitativa foi realizada a partir da análise de legislações vigentes e da coleta de dados por meio de questionário semiestruturado digital, disponibilizado aos docentes via email eletrônico. A partir dos dados coletados, constatou-se um grande número de alunos matriculados que possuem laudo psicológico e/ou médico referente a algum tipo de necessidade especial. O questionário também traz relatos dos professores que afirmam estar despreparados ou se sentem incapacitados de atuar com esses alunos durante a rotina escolar de aprendizagem. As maiores dificuldades apontadas foram: o grande número de alunos por sala, a falta de materiais adequados e a ausência, muitas vezes, de um profissional AEE para auxiliar os professores adequadamente, principalmente àqueles que não passaram por quaisquer formações na área da educação especial. Tais fatos nos apontam a importância de possibilitar uma formação inicial adequada a esses profissionais, com um currículo que contemple a educação inclusiva, assim como a oferta frequente de capacitação continuada como uma política pública educacional do município. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18471 10.34117/bjdv6n10-402 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18471 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18471/14885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79580-79591 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79580-79591 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79580-79591 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645485456490496 |