Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Francisca Cícera
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jerônimo, Rita Carolina Gondim da Fonseca, Gouveia, Luciana de Freitas Patriota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18471
Resumo: O número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais tem aumentado a cada ano nas escolas públicas do município de Jaguaribe-CE, o que tem alterado a dinâmica escolar e a rotina do educador em sala de aula, muitas vezes sem a formação adequada para tal atuação. Este artigo propõe uma análise sobre a formação docente e a educação especial, tendo como finalidade discutir as dificuldades enfrentadas por esses professores que lecionam nas escolas de ensino básico de Jaguaribe. A pesquisa de cunho qualitativo-quantitativa foi realizada a partir da análise de legislações vigentes e da coleta de dados por meio de questionário semiestruturado digital, disponibilizado aos docentes via email eletrônico. A partir dos dados coletados, constatou-se um grande número de alunos matriculados que possuem laudo psicológico e/ou médico referente a algum tipo de necessidade especial. O questionário também traz relatos dos professores que afirmam estar despreparados ou se sentem incapacitados de atuar com esses alunos durante a rotina escolar de aprendizagem. As maiores dificuldades apontadas foram: o grande número de alunos por sala, a falta de materiais adequados e a ausência, muitas vezes, de um profissional AEE para auxiliar os professores adequadamente, principalmente àqueles que não passaram por quaisquer formações na área da educação especial. Tais fatos nos apontam a importância de possibilitar uma formação inicial adequada a esses profissionais, com um currículo que contemple a educação inclusiva, assim como a oferta frequente de capacitação continuada como uma política pública educacional do município.
id VERACRUZ-0_322b0c74790cb8e7d9b3451cc9524782
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18471
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teachingEducação especialInclusãoFormação de professores.O número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais tem aumentado a cada ano nas escolas públicas do município de Jaguaribe-CE, o que tem alterado a dinâmica escolar e a rotina do educador em sala de aula, muitas vezes sem a formação adequada para tal atuação. Este artigo propõe uma análise sobre a formação docente e a educação especial, tendo como finalidade discutir as dificuldades enfrentadas por esses professores que lecionam nas escolas de ensino básico de Jaguaribe. A pesquisa de cunho qualitativo-quantitativa foi realizada a partir da análise de legislações vigentes e da coleta de dados por meio de questionário semiestruturado digital, disponibilizado aos docentes via email eletrônico. A partir dos dados coletados, constatou-se um grande número de alunos matriculados que possuem laudo psicológico e/ou médico referente a algum tipo de necessidade especial. O questionário também traz relatos dos professores que afirmam estar despreparados ou se sentem incapacitados de atuar com esses alunos durante a rotina escolar de aprendizagem. As maiores dificuldades apontadas foram: o grande número de alunos por sala, a falta de materiais adequados e a ausência, muitas vezes, de um profissional AEE para auxiliar os professores adequadamente, principalmente àqueles que não passaram por quaisquer formações na área da educação especial. Tais fatos nos apontam a importância de possibilitar uma formação inicial adequada a esses profissionais, com um currículo que contemple a educação inclusiva, assim como a oferta frequente de capacitação continuada como uma política pública educacional do município.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1847110.34117/bjdv6n10-402Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79580-79591Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79580-79591Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79580-795912525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18471/14885Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Francisca CíceraJerônimo, Rita Carolina Gondim da FonsecaGouveia, Luciana de Freitas Patriota2021-02-04T12:50:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18471Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:34.201155Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching
title Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching
spellingShingle Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching
de Lima, Francisca Cícera
Educação especial
Inclusão
Formação de professores.
title_short Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching
title_full Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching
title_fullStr Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching
title_full_unstemmed Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching
title_sort Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching
author de Lima, Francisca Cícera
author_facet de Lima, Francisca Cícera
Jerônimo, Rita Carolina Gondim da Fonseca
Gouveia, Luciana de Freitas Patriota
author_role author
author2 Jerônimo, Rita Carolina Gondim da Fonseca
Gouveia, Luciana de Freitas Patriota
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Francisca Cícera
Jerônimo, Rita Carolina Gondim da Fonseca
Gouveia, Luciana de Freitas Patriota
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão
Formação de professores.
topic Educação especial
Inclusão
Formação de professores.
description O número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais tem aumentado a cada ano nas escolas públicas do município de Jaguaribe-CE, o que tem alterado a dinâmica escolar e a rotina do educador em sala de aula, muitas vezes sem a formação adequada para tal atuação. Este artigo propõe uma análise sobre a formação docente e a educação especial, tendo como finalidade discutir as dificuldades enfrentadas por esses professores que lecionam nas escolas de ensino básico de Jaguaribe. A pesquisa de cunho qualitativo-quantitativa foi realizada a partir da análise de legislações vigentes e da coleta de dados por meio de questionário semiestruturado digital, disponibilizado aos docentes via email eletrônico. A partir dos dados coletados, constatou-se um grande número de alunos matriculados que possuem laudo psicológico e/ou médico referente a algum tipo de necessidade especial. O questionário também traz relatos dos professores que afirmam estar despreparados ou se sentem incapacitados de atuar com esses alunos durante a rotina escolar de aprendizagem. As maiores dificuldades apontadas foram: o grande número de alunos por sala, a falta de materiais adequados e a ausência, muitas vezes, de um profissional AEE para auxiliar os professores adequadamente, principalmente àqueles que não passaram por quaisquer formações na área da educação especial. Tais fatos nos apontam a importância de possibilitar uma formação inicial adequada a esses profissionais, com um currículo que contemple a educação inclusiva, assim como a oferta frequente de capacitação continuada como uma política pública educacional do município.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18471
10.34117/bjdv6n10-402
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18471
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18471/14885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79580-79591
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79580-79591
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79580-79591
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645485456490496