Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32468 |
Resumo: | Diante a Pandemia de Covid-19, as aulas remotas tornaram-se um componente fundamental para a continuidade da educação em todo o mundo. O presente estudo teve como objetivo analisar a aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de Covid-19 em instituições públicas e privadas no Brasil. Participaram deste estudo 182 estudantes do curso de medicina. Destes 12% responderam que as aulas remotas permitiram compreender o conteúdo de forma excelente e 20% que o aprendizado foi muito bom. Em contrapartida, 45% relataram que o aprendizado foi insatisfatório e 23% afirmam que a aprendizagem foi apenas regular. 50% relataram que o uso da tecnologia pelos professores era falho e 60% tiveram problemas de acesso e manutenção à internet como fator limitante da aprendizagem. 65% relataram que as maiores dificuldades se devem à ausência de interação com professores, alunos e pacientes, quando as aulas são remotas e 95% afirmam que a falta de estudos em ambientes de aprendizagem prática e contato com pacientes, é o fator mais limitante. Em conclusão, o ensino remoto não é o método de educação ideal, mas é a ferramenta para continuidade das atividades. É necessário criar outros instrumentos de formação e competências técnicas, na ausência de atividades práticas, para uma melhor compreensão dos conhecimentos que são fundamentais na formação profissional em medicina. |
id |
VERACRUZ-0_33b1fbf004b5382c987740a4e19d3704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32468 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemicPandemia de CoronavírusCovid-19UniversidadeEducação médica online.Diante a Pandemia de Covid-19, as aulas remotas tornaram-se um componente fundamental para a continuidade da educação em todo o mundo. O presente estudo teve como objetivo analisar a aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de Covid-19 em instituições públicas e privadas no Brasil. Participaram deste estudo 182 estudantes do curso de medicina. Destes 12% responderam que as aulas remotas permitiram compreender o conteúdo de forma excelente e 20% que o aprendizado foi muito bom. Em contrapartida, 45% relataram que o aprendizado foi insatisfatório e 23% afirmam que a aprendizagem foi apenas regular. 50% relataram que o uso da tecnologia pelos professores era falho e 60% tiveram problemas de acesso e manutenção à internet como fator limitante da aprendizagem. 65% relataram que as maiores dificuldades se devem à ausência de interação com professores, alunos e pacientes, quando as aulas são remotas e 95% afirmam que a falta de estudos em ambientes de aprendizagem prática e contato com pacientes, é o fator mais limitante. Em conclusão, o ensino remoto não é o método de educação ideal, mas é a ferramenta para continuidade das atividades. É necessário criar outros instrumentos de formação e competências técnicas, na ausência de atividades práticas, para uma melhor compreensão dos conhecimentos que são fundamentais na formação profissional em medicina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246810.34117/bjdv7n7-106Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 66716-66724Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 66716-66724Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 66716-667242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32468/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Augusto Cesar Malta LaudaresMendonça, Carolina RodriguesMoreira, Stephânia de Oliveira LaudaresSantana, Valdimar de AraújoMoraes, Juliana Maria AlvesSilva, Jordana CarvalhoGuimarães, Nilza NascimentoFigueiredo, Augusto Cesar RibeiroPardi, Paulo CelsoCardoso, Júlio RoqueteMoreira, Paulo Cesar2021-09-14T13:00:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32468Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:08.562624Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic |
title |
Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic |
spellingShingle |
Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares Pandemia de Coronavírus Covid-19 Universidade Educação médica online. |
title_short |
Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic |
title_full |
Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic |
title_fullStr |
Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic |
title_full_unstemmed |
Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic |
title_sort |
Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic |
author |
Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares |
author_facet |
Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares Mendonça, Carolina Rodrigues Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares Santana, Valdimar de Araújo Moraes, Juliana Maria Alves Silva, Jordana Carvalho Guimarães, Nilza Nascimento Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro Pardi, Paulo Celso Cardoso, Júlio Roquete Moreira, Paulo Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Carolina Rodrigues Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares Santana, Valdimar de Araújo Moraes, Juliana Maria Alves Silva, Jordana Carvalho Guimarães, Nilza Nascimento Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro Pardi, Paulo Celso Cardoso, Júlio Roquete Moreira, Paulo Cesar |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares Mendonça, Carolina Rodrigues Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares Santana, Valdimar de Araújo Moraes, Juliana Maria Alves Silva, Jordana Carvalho Guimarães, Nilza Nascimento Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro Pardi, Paulo Celso Cardoso, Júlio Roquete Moreira, Paulo Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia de Coronavírus Covid-19 Universidade Educação médica online. |
topic |
Pandemia de Coronavírus Covid-19 Universidade Educação médica online. |
description |
Diante a Pandemia de Covid-19, as aulas remotas tornaram-se um componente fundamental para a continuidade da educação em todo o mundo. O presente estudo teve como objetivo analisar a aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de Covid-19 em instituições públicas e privadas no Brasil. Participaram deste estudo 182 estudantes do curso de medicina. Destes 12% responderam que as aulas remotas permitiram compreender o conteúdo de forma excelente e 20% que o aprendizado foi muito bom. Em contrapartida, 45% relataram que o aprendizado foi insatisfatório e 23% afirmam que a aprendizagem foi apenas regular. 50% relataram que o uso da tecnologia pelos professores era falho e 60% tiveram problemas de acesso e manutenção à internet como fator limitante da aprendizagem. 65% relataram que as maiores dificuldades se devem à ausência de interação com professores, alunos e pacientes, quando as aulas são remotas e 95% afirmam que a falta de estudos em ambientes de aprendizagem prática e contato com pacientes, é o fator mais limitante. Em conclusão, o ensino remoto não é o método de educação ideal, mas é a ferramenta para continuidade das atividades. É necessário criar outros instrumentos de formação e competências técnicas, na ausência de atividades práticas, para uma melhor compreensão dos conhecimentos que são fundamentais na formação profissional em medicina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32468 10.34117/bjdv7n7-106 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32468 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32468/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 66716-66724 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 66716-66724 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 66716-66724 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645544185135104 |