Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça, Carolina Rodrigues, Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares, Santana, Valdimar de Araújo, Moraes, Juliana Maria Alves, Silva, Jordana Carvalho, Guimarães, Nilza Nascimento, Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro, Pardi, Paulo Celso, Cardoso, Júlio Roquete, Moreira, Paulo Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32468
Resumo: Diante a Pandemia de Covid-19, as aulas remotas tornaram-se um componente fundamental para a continuidade da educação em todo o mundo. O presente estudo teve como objetivo analisar a aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de Covid-19 em instituições públicas e privadas no Brasil. Participaram deste estudo 182 estudantes do curso de medicina. Destes 12% responderam que as aulas remotas permitiram compreender o conteúdo de forma excelente e 20% que o aprendizado foi muito bom. Em contrapartida, 45% relataram que o aprendizado foi insatisfatório e 23% afirmam que a aprendizagem foi apenas regular. 50% relataram que o uso da tecnologia pelos professores era falho e 60% tiveram problemas de acesso e manutenção à internet como fator limitante da aprendizagem.  65% relataram que as maiores dificuldades se devem à ausência de interação com professores, alunos e pacientes, quando as aulas são remotas e 95% afirmam que a falta de estudos em ambientes de aprendizagem prática e contato com pacientes, é o fator mais limitante. Em conclusão, o ensino remoto não é o método de educação ideal, mas é a ferramenta para continuidade das atividades. É necessário criar outros instrumentos de formação e competências técnicas, na ausência de atividades práticas, para uma melhor compreensão dos conhecimentos que são fundamentais na formação profissional em medicina.
id VERACRUZ-0_33b1fbf004b5382c987740a4e19d3704
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32468
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemicPandemia de CoronavírusCovid-19UniversidadeEducação médica online.Diante a Pandemia de Covid-19, as aulas remotas tornaram-se um componente fundamental para a continuidade da educação em todo o mundo. O presente estudo teve como objetivo analisar a aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de Covid-19 em instituições públicas e privadas no Brasil. Participaram deste estudo 182 estudantes do curso de medicina. Destes 12% responderam que as aulas remotas permitiram compreender o conteúdo de forma excelente e 20% que o aprendizado foi muito bom. Em contrapartida, 45% relataram que o aprendizado foi insatisfatório e 23% afirmam que a aprendizagem foi apenas regular. 50% relataram que o uso da tecnologia pelos professores era falho e 60% tiveram problemas de acesso e manutenção à internet como fator limitante da aprendizagem.  65% relataram que as maiores dificuldades se devem à ausência de interação com professores, alunos e pacientes, quando as aulas são remotas e 95% afirmam que a falta de estudos em ambientes de aprendizagem prática e contato com pacientes, é o fator mais limitante. Em conclusão, o ensino remoto não é o método de educação ideal, mas é a ferramenta para continuidade das atividades. É necessário criar outros instrumentos de formação e competências técnicas, na ausência de atividades práticas, para uma melhor compreensão dos conhecimentos que são fundamentais na formação profissional em medicina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3246810.34117/bjdv7n7-106Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 66716-66724Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 66716-66724Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 66716-667242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32468/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Augusto Cesar Malta LaudaresMendonça, Carolina RodriguesMoreira, Stephânia de Oliveira LaudaresSantana, Valdimar de AraújoMoraes, Juliana Maria AlvesSilva, Jordana CarvalhoGuimarães, Nilza NascimentoFigueiredo, Augusto Cesar RibeiroPardi, Paulo CelsoCardoso, Júlio RoqueteMoreira, Paulo Cesar2021-09-14T13:00:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32468Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:08.562624Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic
title Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic
spellingShingle Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic
Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares
Pandemia de Coronavírus
Covid-19
Universidade
Educação médica online.
title_short Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic
title_full Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic
title_fullStr Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic
title_full_unstemmed Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic
title_sort Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic
author Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares
author_facet Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares
Mendonça, Carolina Rodrigues
Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares
Santana, Valdimar de Araújo
Moraes, Juliana Maria Alves
Silva, Jordana Carvalho
Guimarães, Nilza Nascimento
Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro
Pardi, Paulo Celso
Cardoso, Júlio Roquete
Moreira, Paulo Cesar
author_role author
author2 Mendonça, Carolina Rodrigues
Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares
Santana, Valdimar de Araújo
Moraes, Juliana Maria Alves
Silva, Jordana Carvalho
Guimarães, Nilza Nascimento
Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro
Pardi, Paulo Celso
Cardoso, Júlio Roquete
Moreira, Paulo Cesar
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares
Mendonça, Carolina Rodrigues
Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares
Santana, Valdimar de Araújo
Moraes, Juliana Maria Alves
Silva, Jordana Carvalho
Guimarães, Nilza Nascimento
Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro
Pardi, Paulo Celso
Cardoso, Júlio Roquete
Moreira, Paulo Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia de Coronavírus
Covid-19
Universidade
Educação médica online.
topic Pandemia de Coronavírus
Covid-19
Universidade
Educação médica online.
description Diante a Pandemia de Covid-19, as aulas remotas tornaram-se um componente fundamental para a continuidade da educação em todo o mundo. O presente estudo teve como objetivo analisar a aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de Covid-19 em instituições públicas e privadas no Brasil. Participaram deste estudo 182 estudantes do curso de medicina. Destes 12% responderam que as aulas remotas permitiram compreender o conteúdo de forma excelente e 20% que o aprendizado foi muito bom. Em contrapartida, 45% relataram que o aprendizado foi insatisfatório e 23% afirmam que a aprendizagem foi apenas regular. 50% relataram que o uso da tecnologia pelos professores era falho e 60% tiveram problemas de acesso e manutenção à internet como fator limitante da aprendizagem.  65% relataram que as maiores dificuldades se devem à ausência de interação com professores, alunos e pacientes, quando as aulas são remotas e 95% afirmam que a falta de estudos em ambientes de aprendizagem prática e contato com pacientes, é o fator mais limitante. Em conclusão, o ensino remoto não é o método de educação ideal, mas é a ferramenta para continuidade das atividades. É necessário criar outros instrumentos de formação e competências técnicas, na ausência de atividades práticas, para uma melhor compreensão dos conhecimentos que são fundamentais na formação profissional em medicina.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32468
10.34117/bjdv7n7-106
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32468
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32468/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 66716-66724
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 66716-66724
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 66716-66724
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645544185135104