A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões / Youth and adult education and contemporary emergency: some reflections

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Lívia Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3041
Resumo: Neste artigo, discutiremos a importância da educação na vida das pessoas jovens e adultas, que historicamente tiveram esse direito negado de alguma forma pelo Estado, assim como a necessidade de se avaliar/discutir os princípios e práticas pedagógicas pensadas e implementadas nessa etapa da educação básica, por conta das exigências da sociedade contemporânea, que também tem demandado por cidadãos com habilidades e competências inerentes ao uso das tecnologias digitais. Isso por que, as práticas pedagógicas na educação de pessoas jovens e adultas - EJA não tem dado conta de atender essa especificidade, como apontam pesquisas realizadas na última década. Esse artigo é fruto de uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA sobre a relação dos alunos da EJA com as tecnologias digitais no cotidiano escolar, onde, entre outras questões, investigamos e analisamos como se dava as relações desses alunos com as tecnologias digitais e de quais formas eles ressignificavam seus saberes e compreensão de mundo a partir dessas relações. Para análise e interpretação dos dados, ao longo deste texto dialogamos com autores como, Arroyo (2003), Di Pierro (2009), Paiva (2003), Ribeiro (2001), Kenski (2003), Bobbio (1992), entre outros. Dos resultados encontrados, destacamos que os alunos da EJA precisam, entre outras coisas, desenvolverem também habilidades e competências a fim de utilizar as tecnologias digitais em sentido mais amplo, não só para o estabelecimento de contato com terceiros como, por exemplo, para a produção e compartilhamento de informações e conhecimentos, visto que se trata de condições mínimas para acompanhar e integrar as dinâmicas que tem caracterizado sociedade atual. 
id VERACRUZ-0_350327daa2f25c6a9c939ca6a4d9286f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3041
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões / Youth and adult education and contemporary emergency: some reflectionsEducação de Jovens e Adultos. Tecnologias Digitais. Sociedade Contemporânea.Neste artigo, discutiremos a importância da educação na vida das pessoas jovens e adultas, que historicamente tiveram esse direito negado de alguma forma pelo Estado, assim como a necessidade de se avaliar/discutir os princípios e práticas pedagógicas pensadas e implementadas nessa etapa da educação básica, por conta das exigências da sociedade contemporânea, que também tem demandado por cidadãos com habilidades e competências inerentes ao uso das tecnologias digitais. Isso por que, as práticas pedagógicas na educação de pessoas jovens e adultas - EJA não tem dado conta de atender essa especificidade, como apontam pesquisas realizadas na última década. Esse artigo é fruto de uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA sobre a relação dos alunos da EJA com as tecnologias digitais no cotidiano escolar, onde, entre outras questões, investigamos e analisamos como se dava as relações desses alunos com as tecnologias digitais e de quais formas eles ressignificavam seus saberes e compreensão de mundo a partir dessas relações. Para análise e interpretação dos dados, ao longo deste texto dialogamos com autores como, Arroyo (2003), Di Pierro (2009), Paiva (2003), Ribeiro (2001), Kenski (2003), Bobbio (1992), entre outros. Dos resultados encontrados, destacamos que os alunos da EJA precisam, entre outras coisas, desenvolverem também habilidades e competências a fim de utilizar as tecnologias digitais em sentido mais amplo, não só para o estabelecimento de contato com terceiros como, por exemplo, para a produção e compartilhamento de informações e conhecimentos, visto que se trata de condições mínimas para acompanhar e integrar as dinâmicas que tem caracterizado sociedade atual. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/304110.34117/bjdv5n9-020Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 13927-13942Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 13927-13942Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 13927-139422525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3041/2973Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Lívia Andrade2019-10-01T19:29:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3041Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:06.000511Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões / Youth and adult education and contemporary emergency: some reflections
title A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões / Youth and adult education and contemporary emergency: some reflections
spellingShingle A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões / Youth and adult education and contemporary emergency: some reflections
Coelho, Lívia Andrade
Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias Digitais. Sociedade Contemporânea.
title_short A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões / Youth and adult education and contemporary emergency: some reflections
title_full A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões / Youth and adult education and contemporary emergency: some reflections
title_fullStr A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões / Youth and adult education and contemporary emergency: some reflections
title_full_unstemmed A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões / Youth and adult education and contemporary emergency: some reflections
title_sort A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões / Youth and adult education and contemporary emergency: some reflections
author Coelho, Lívia Andrade
author_facet Coelho, Lívia Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Lívia Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias Digitais. Sociedade Contemporânea.
topic Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias Digitais. Sociedade Contemporânea.
description Neste artigo, discutiremos a importância da educação na vida das pessoas jovens e adultas, que historicamente tiveram esse direito negado de alguma forma pelo Estado, assim como a necessidade de se avaliar/discutir os princípios e práticas pedagógicas pensadas e implementadas nessa etapa da educação básica, por conta das exigências da sociedade contemporânea, que também tem demandado por cidadãos com habilidades e competências inerentes ao uso das tecnologias digitais. Isso por que, as práticas pedagógicas na educação de pessoas jovens e adultas - EJA não tem dado conta de atender essa especificidade, como apontam pesquisas realizadas na última década. Esse artigo é fruto de uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA sobre a relação dos alunos da EJA com as tecnologias digitais no cotidiano escolar, onde, entre outras questões, investigamos e analisamos como se dava as relações desses alunos com as tecnologias digitais e de quais formas eles ressignificavam seus saberes e compreensão de mundo a partir dessas relações. Para análise e interpretação dos dados, ao longo deste texto dialogamos com autores como, Arroyo (2003), Di Pierro (2009), Paiva (2003), Ribeiro (2001), Kenski (2003), Bobbio (1992), entre outros. Dos resultados encontrados, destacamos que os alunos da EJA precisam, entre outras coisas, desenvolverem também habilidades e competências a fim de utilizar as tecnologias digitais em sentido mais amplo, não só para o estabelecimento de contato com terceiros como, por exemplo, para a produção e compartilhamento de informações e conhecimentos, visto que se trata de condições mínimas para acompanhar e integrar as dinâmicas que tem caracterizado sociedade atual. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3041
10.34117/bjdv5n9-020
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3041
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3041/2973
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 13927-13942
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 13927-13942
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 13927-13942
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645422736965632