A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10779 |
Resumo: | O envolvimento dos pais no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais pode favorecer seu desempenho social e acadêmico. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos pais sobre a importância das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Os aspectos metodológicos são de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Foram realizadas sete entrevistas com familiares (mães e pais) de alunos com deficiência de uma escola municipal da rede regular de ensino, após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Os pais, de maneira geral, acreditam que o sistema de sala de recursos é satisfatório, com o comprometimento do professor da sala de recursos. No entanto, desejam participar mais dos processos na classe regular e receber maiores informações. Concluiu-se que a realização de atividades desafiadoras nas SRMs, o contexto familiar e o escolar são aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento da autonomia desses alunos. |
id |
VERACRUZ-0_39d108ad4f13f5efadca1fe0b72c83f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10779 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PIEducação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado.O envolvimento dos pais no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais pode favorecer seu desempenho social e acadêmico. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos pais sobre a importância das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Os aspectos metodológicos são de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Foram realizadas sete entrevistas com familiares (mães e pais) de alunos com deficiência de uma escola municipal da rede regular de ensino, após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Os pais, de maneira geral, acreditam que o sistema de sala de recursos é satisfatório, com o comprometimento do professor da sala de recursos. No entanto, desejam participar mais dos processos na classe regular e receber maiores informações. Concluiu-se que a realização de atividades desafiadoras nas SRMs, o contexto familiar e o escolar são aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento da autonomia desses alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1077910.34117/bjdv6n5-594Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32016-32027Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32016-32027Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32016-320272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10779/9007Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Elaine Carininy LopesDantas, Helena Batista da Costada Costa, Christianne LopesAmorim, Lidiane Lindinalva BarbosaSantos, Nereyda Áurea de CarvalhoFilho, José Francisco da Silva2020-06-09T13:25:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10779Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:53.921707Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI |
title |
A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI |
spellingShingle |
A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI da Costa, Elaine Carininy Lopes Educação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado. |
title_short |
A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI |
title_full |
A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI |
title_fullStr |
A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI |
title_full_unstemmed |
A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI |
title_sort |
A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI |
author |
da Costa, Elaine Carininy Lopes |
author_facet |
da Costa, Elaine Carininy Lopes Dantas, Helena Batista da Costa da Costa, Christianne Lopes Amorim, Lidiane Lindinalva Barbosa Santos, Nereyda Áurea de Carvalho Filho, José Francisco da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Helena Batista da Costa da Costa, Christianne Lopes Amorim, Lidiane Lindinalva Barbosa Santos, Nereyda Áurea de Carvalho Filho, José Francisco da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Elaine Carininy Lopes Dantas, Helena Batista da Costa da Costa, Christianne Lopes Amorim, Lidiane Lindinalva Barbosa Santos, Nereyda Áurea de Carvalho Filho, José Francisco da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado. |
topic |
Educação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado. |
description |
O envolvimento dos pais no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais pode favorecer seu desempenho social e acadêmico. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos pais sobre a importância das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Os aspectos metodológicos são de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Foram realizadas sete entrevistas com familiares (mães e pais) de alunos com deficiência de uma escola municipal da rede regular de ensino, após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Os pais, de maneira geral, acreditam que o sistema de sala de recursos é satisfatório, com o comprometimento do professor da sala de recursos. No entanto, desejam participar mais dos processos na classe regular e receber maiores informações. Concluiu-se que a realização de atividades desafiadoras nas SRMs, o contexto familiar e o escolar são aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento da autonomia desses alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10779 10.34117/bjdv6n5-594 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10779 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10779/9007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32016-32027 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32016-32027 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32016-32027 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645454358872064 |