A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Elaine Carininy Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas, Helena Batista da Costa, da Costa, Christianne Lopes, Amorim, Lidiane Lindinalva Barbosa, Santos, Nereyda Áurea de Carvalho, Filho, José Francisco da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10779
Resumo: O envolvimento dos pais no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais pode favorecer seu desempenho social e acadêmico. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos pais sobre a importância das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Os aspectos metodológicos são de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Foram realizadas sete entrevistas com familiares (mães e pais) de alunos com deficiência de uma escola municipal da rede regular de ensino, após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Os pais, de maneira geral, acreditam que o sistema de sala de recursos é satisfatório, com o comprometimento do professor da sala de recursos. No entanto, desejam participar mais dos processos na classe regular e receber maiores informações. Concluiu-se que a realização de atividades desafiadoras nas SRMs, o contexto familiar e o escolar são aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento da autonomia desses alunos.
id VERACRUZ-0_39d108ad4f13f5efadca1fe0b72c83f5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10779
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PIEducação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado.O envolvimento dos pais no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais pode favorecer seu desempenho social e acadêmico. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos pais sobre a importância das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Os aspectos metodológicos são de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Foram realizadas sete entrevistas com familiares (mães e pais) de alunos com deficiência de uma escola municipal da rede regular de ensino, após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Os pais, de maneira geral, acreditam que o sistema de sala de recursos é satisfatório, com o comprometimento do professor da sala de recursos. No entanto, desejam participar mais dos processos na classe regular e receber maiores informações. Concluiu-se que a realização de atividades desafiadoras nas SRMs, o contexto familiar e o escolar são aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento da autonomia desses alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1077910.34117/bjdv6n5-594Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32016-32027Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32016-32027Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32016-320272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10779/9007Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Elaine Carininy LopesDantas, Helena Batista da Costada Costa, Christianne LopesAmorim, Lidiane Lindinalva BarbosaSantos, Nereyda Áurea de CarvalhoFilho, José Francisco da Silva2020-06-09T13:25:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10779Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:53.921707Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI
title A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI
spellingShingle A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI
da Costa, Elaine Carininy Lopes
Educação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado.
title_short A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI
title_full A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI
title_fullStr A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI
title_full_unstemmed A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI
title_sort A concepção dos pais sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: uma pesquisa em Oeiras-PI / The father's conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms: a research in Oeiras-PI
author da Costa, Elaine Carininy Lopes
author_facet da Costa, Elaine Carininy Lopes
Dantas, Helena Batista da Costa
da Costa, Christianne Lopes
Amorim, Lidiane Lindinalva Barbosa
Santos, Nereyda Áurea de Carvalho
Filho, José Francisco da Silva
author_role author
author2 Dantas, Helena Batista da Costa
da Costa, Christianne Lopes
Amorim, Lidiane Lindinalva Barbosa
Santos, Nereyda Áurea de Carvalho
Filho, José Francisco da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Elaine Carininy Lopes
Dantas, Helena Batista da Costa
da Costa, Christianne Lopes
Amorim, Lidiane Lindinalva Barbosa
Santos, Nereyda Áurea de Carvalho
Filho, José Francisco da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado.
topic Educação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado.
description O envolvimento dos pais no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais pode favorecer seu desempenho social e acadêmico. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos pais sobre a importância das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Os aspectos metodológicos são de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Foram realizadas sete entrevistas com familiares (mães e pais) de alunos com deficiência de uma escola municipal da rede regular de ensino, após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Os pais, de maneira geral, acreditam que o sistema de sala de recursos é satisfatório, com o comprometimento do professor da sala de recursos. No entanto, desejam participar mais dos processos na classe regular e receber maiores informações. Concluiu-se que a realização de atividades desafiadoras nas SRMs, o contexto familiar e o escolar são aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento da autonomia desses alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10779
10.34117/bjdv6n5-594
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10779
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10779/9007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32016-32027
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32016-32027
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32016-32027
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645454358872064