O impacto de uma proposta de reorganização didático-pedagógico na aula de língua inglesa no ensino médio integrado / The impact of a didactic-pedagogical reorganization proposal in english language classes in integrated high school
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20215 |
Resumo: | Este trabalho busca verificar o impacto de uma reorganização de recursos didático-pedagógicos no ensino de Língua Inglesa (LI) no contexto de Ensino Médio Integrado (EMI), na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e de LI como língua internacional. Com uma metodologia de pesquisa-ação e com recorte e elementos metodológicos tipicamente associados ao estudo de caso, no contexto de um Campus do Instituto Federal de Brasília (IFB), com Licenciatura em Letras – Inglês, nos valemos de estagiários deste curso superior para multiplicarmos as possibilidades de organização didático-pedagógica durante a aula de inglês no EMI. A disponibilidade de mais recursos humanos para uma turma do EMI possibilitou o nivelamento de seus alunos em grupos menores, cada qual destinado a professor(es) e espaço de ensino próprio. Desta forma, sem perder de vista questões de formação docente e infraestrutura do Campus, concentramo-nos nas implicações metodológicas viabilizadas por essa nova organização didático-pedagógica, com inspiração no modelo de laboratório rotacional do Ensino Híbrido (BACICH & MORAN, 2015). Com novas condições de aula para desenvolver letramentos em LI, refletimos sobre o impacto dessa reformulação metodológica na inserção de LI em um contexto educacional que se quer tanto integrado, conforme concepção de Ramos (2008), pressuposto da EPT e inerente ao IFB, quanto condizente com o conceito de multilinguismo (OLIVEIRA, 2013) e com uma síntese/superação dos papéis formador e instrumental de LI, conforme avaliação de Finardi e Porcino (2015), em sintonia com perspectivas de políticas linguísticas de internacionalização. |
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O impacto de uma proposta de reorganização didático-pedagógico na aula de língua inglesa no ensino médio integrado / The impact of a didactic-pedagogical reorganization proposal in english language classes in integrated high schoolEnsino de Língua InglesaEnsino Médio IntegradoEnsino HíbridoLetramento.Este trabalho busca verificar o impacto de uma reorganização de recursos didático-pedagógicos no ensino de Língua Inglesa (LI) no contexto de Ensino Médio Integrado (EMI), na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e de LI como língua internacional. Com uma metodologia de pesquisa-ação e com recorte e elementos metodológicos tipicamente associados ao estudo de caso, no contexto de um Campus do Instituto Federal de Brasília (IFB), com Licenciatura em Letras – Inglês, nos valemos de estagiários deste curso superior para multiplicarmos as possibilidades de organização didático-pedagógica durante a aula de inglês no EMI. A disponibilidade de mais recursos humanos para uma turma do EMI possibilitou o nivelamento de seus alunos em grupos menores, cada qual destinado a professor(es) e espaço de ensino próprio. Desta forma, sem perder de vista questões de formação docente e infraestrutura do Campus, concentramo-nos nas implicações metodológicas viabilizadas por essa nova organização didático-pedagógica, com inspiração no modelo de laboratório rotacional do Ensino Híbrido (BACICH & MORAN, 2015). Com novas condições de aula para desenvolver letramentos em LI, refletimos sobre o impacto dessa reformulação metodológica na inserção de LI em um contexto educacional que se quer tanto integrado, conforme concepção de Ramos (2008), pressuposto da EPT e inerente ao IFB, quanto condizente com o conceito de multilinguismo (OLIVEIRA, 2013) e com uma síntese/superação dos papéis formador e instrumental de LI, conforme avaliação de Finardi e Porcino (2015), em sintonia com perspectivas de políticas linguísticas de internacionalização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2021510.34117/bjdv6n11-445Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90341-90347Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90341-90347Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90341-903472525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20215/16192Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Roberto Lima de Moraes2020-12-16T11:08:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20215Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:23.038169Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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