O impacto de uma proposta de reorganização didático-pedagógico na aula de língua inglesa no ensino médio integrado / The impact of a didactic-pedagogical reorganization proposal in english language classes in integrated high school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Roberto Lima de Moraes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20215
Resumo: Este trabalho busca verificar o impacto de uma reorganização de recursos didático-pedagógicos no ensino de Língua Inglesa (LI) no contexto de Ensino Médio Integrado (EMI), na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e de LI como língua internacional. Com uma metodologia de pesquisa-ação e com recorte e elementos metodológicos tipicamente associados ao estudo de caso, no contexto de um Campus do Instituto Federal de Brasília (IFB), com Licenciatura em Letras –  Inglês, nos valemos de estagiários deste curso superior para multiplicarmos as possibilidades de organização didático-pedagógica durante a aula de inglês no EMI. A disponibilidade de mais recursos humanos para uma turma do EMI possibilitou o nivelamento de seus alunos em grupos menores, cada qual destinado a professor(es) e espaço de ensino próprio. Desta forma, sem perder de vista questões de formação docente e infraestrutura do Campus, concentramo-nos nas implicações metodológicas viabilizadas por essa nova organização didático-pedagógica, com inspiração no modelo de laboratório rotacional do Ensino Híbrido (BACICH & MORAN, 2015). Com novas condições de aula para desenvolver letramentos em LI, refletimos sobre o impacto dessa reformulação metodológica na inserção de LI em um contexto educacional que se quer tanto integrado, conforme concepção de Ramos (2008), pressuposto da EPT e inerente ao IFB, quanto condizente com o conceito de multilinguismo (OLIVEIRA, 2013) e com uma síntese/superação dos papéis formador e instrumental de LI, conforme avaliação de Finardi e Porcino (2015), em sintonia com perspectivas de políticas linguísticas de internacionalização.
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