Química ambiental e dialógica de Paulo Freire no ensino médio técnico: Breve Relato de experiência / Paulo Freire's environmental and dialogical chemistry in technical high school: Brief Experience report
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17571 |
Resumo: | 1 INTRODUÇÃODebates profundos sobre poluição, aquecimento global e buraco na camada de ozônio tornaram-se necessários,especialmente em contextos escolares, devido os impactos da influência antrópica sobre o meio ambiente. Portanto, a problemática: “é possível discutir conceitos de Química Ambiental através da perspectiva dialógica de Paulo Freire para alunos de Ensino Médio (EM) de uma escola técnica em Manaus-AM?” nasceu permeada pela perspectiva dialógica do educador brasileiro Paulo Freire, cuja premissa era de que o aluno é sujeito com capacidade crítica. A Química Ambiental é uma ciência responsável por explicar as reações, destinos, movimentos e fontes das substâncias químicas nas três interfaces: ar, água e solo (BAIRD; CANN, 2011), portanto, a atuação do homem influencia fortemente nas reações químicas no ambiente em seu entorno. 2 METODOLOGIAA pesquisa teve natureza qualitativa, onde os resultados foram coletados mediante questionário aplicado aos alunos, com quatro perguntas dissertativas e questionário aplicado para professora-orientadora durante estágio curricular supervisionado no 2º semestre de 2014. Os sujeitos participantes da pesquisa foram alunos do 2º ano do Ensino médio integrado ao Técnico em Química do IFAM Campus Manaus Centro. O recurso pedagógico diferencial é a utilização de textos e imagens de cunho crítico, tais como charges, dentre outros, aliados a problematizações das temáticas apresentadas, estimulando o diálogo em todo o processo. A proposta metodológica ocorreu em 4 etapas: 1) proposta temática permeando-se na perspectiva dialógica de Paulo Freire, 2) problematização dos temas propostos mediante uso de imagens conforme Bizo (2009), 3) sugestão de atividades: quatro textos relacionados às temáticas abordadas foram sorteados para as quatro equipes de oito alunos defenderem dentro de 10 minutos, com o intuito de aprofundar os conteúdos 4) Avaliação das atividades implementadas através das respostas dos questionários aplicados aos alunos e a professora. 3 RESULTADOS E DISCUSSÃOApós as análises de ambos os questionários aplicados, o questionário respondido pela professora indicou que a metodologia aplicada (uso de imagens para o ensino de química ambiental) propicia o diálogo, apontando como fator a postura dialógica da estagiária durante o processo. No item “o que você sugere de melhorias?” presente no questionário, 12 alunos apontaram como melhorias mais objetividade e interação com os alunos, sugerindo durante o processo metodológico, tais alunos não se sentiram ouvidos adequadamente, enquanto 5 alunos não apontaram melhorias na metodologia proposta. No último item do questionário, os alunos felicitaram o esforço conjunto com a professora, a relevância dos conteúdos abordados para a sociedade e como isso os fizeram repensar suas atitudes sobre o ambiente que os cercam, atingindo um dos pontos focais da pedagogia de Paulo Freire: questionar situações problemáticas com o objetivo de pensar, refletir sobre as situações do contexto social abordado, como a problemática ambiental discutida, que se queiram mudar, mediante conscientização-ação (BARBOSA, 2006). A docente responsável comentou com a estagiária que os alunos a procuraram depois agradecendo por terem estudado e debatido sobre aqueles conteúdos, pois lhes trouxeram um novo olhar e permitiram aplicar esses conhecimentos para o vestibular. 4 CONSIDERAÇÕES FINAISConsiderando o processo formativo da estagiária, é compreensível que alguns alunos não se sentiram confortáveis com a abordagem realizada. No entanto, após a análise dos questionários da professora e dos alunos, entende-se que a proposta metodológica possibilitou o diálogo entre a professora estagiária e os alunos, mesmo sob supervisão da docente responsável pela turma, bem como a conscientização dos alunos para a relevância da Química Ambiental. AGRADECIMENTOSAgradeço ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, por oportunizar a relação da Química com o Ensino no estágio-pesquisa durante a graduação em Licenciatura em Química durante 2014. |
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A Química Ambiental é uma ciência responsável por explicar as reações, destinos, movimentos e fontes das substâncias químicas nas três interfaces: ar, água e solo (BAIRD; CANN, 2011), portanto, a atuação do homem influencia fortemente nas reações químicas no ambiente em seu entorno. 2 METODOLOGIAA pesquisa teve natureza qualitativa, onde os resultados foram coletados mediante questionário aplicado aos alunos, com quatro perguntas dissertativas e questionário aplicado para professora-orientadora durante estágio curricular supervisionado no 2º semestre de 2014. Os sujeitos participantes da pesquisa foram alunos do 2º ano do Ensino médio integrado ao Técnico em Química do IFAM Campus Manaus Centro. O recurso pedagógico diferencial é a utilização de textos e imagens de cunho crítico, tais como charges, dentre outros, aliados a problematizações das temáticas apresentadas, estimulando o diálogo em todo o processo. A proposta metodológica ocorreu em 4 etapas: 1) proposta temática permeando-se na perspectiva dialógica de Paulo Freire, 2) problematização dos temas propostos mediante uso de imagens conforme Bizo (2009), 3) sugestão de atividades: quatro textos relacionados às temáticas abordadas foram sorteados para as quatro equipes de oito alunos defenderem dentro de 10 minutos, com o intuito de aprofundar os conteúdos 4) Avaliação das atividades implementadas através das respostas dos questionários aplicados aos alunos e a professora. 3 RESULTADOS E DISCUSSÃOApós as análises de ambos os questionários aplicados, o questionário respondido pela professora indicou que a metodologia aplicada (uso de imagens para o ensino de química ambiental) propicia o diálogo, apontando como fator a postura dialógica da estagiária durante o processo. No item “o que você sugere de melhorias?” presente no questionário, 12 alunos apontaram como melhorias mais objetividade e interação com os alunos, sugerindo durante o processo metodológico, tais alunos não se sentiram ouvidos adequadamente, enquanto 5 alunos não apontaram melhorias na metodologia proposta. No último item do questionário, os alunos felicitaram o esforço conjunto com a professora, a relevância dos conteúdos abordados para a sociedade e como isso os fizeram repensar suas atitudes sobre o ambiente que os cercam, atingindo um dos pontos focais da pedagogia de Paulo Freire: questionar situações problemáticas com o objetivo de pensar, refletir sobre as situações do contexto social abordado, como a problemática ambiental discutida, que se queiram mudar, mediante conscientização-ação (BARBOSA, 2006). A docente responsável comentou com a estagiária que os alunos a procuraram depois agradecendo por terem estudado e debatido sobre aqueles conteúdos, pois lhes trouxeram um novo olhar e permitiram aplicar esses conhecimentos para o vestibular. 4 CONSIDERAÇÕES FINAISConsiderando o processo formativo da estagiária, é compreensível que alguns alunos não se sentiram confortáveis com a abordagem realizada. No entanto, após a análise dos questionários da professora e dos alunos, entende-se que a proposta metodológica possibilitou o diálogo entre a professora estagiária e os alunos, mesmo sob supervisão da docente responsável pela turma, bem como a conscientização dos alunos para a relevância da Química Ambiental. AGRADECIMENTOSAgradeço ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, por oportunizar a relação da Química com o Ensino no estágio-pesquisa durante a graduação em Licenciatura em Química durante 2014.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1757110.34117/bjdv6n9-730Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 73809-73812Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 73809-73812Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 73809-738122525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17571/14260Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Priscila K. 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