Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n7-590 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33546 |
Resumo: | Uma pesquisa-ação de cunho pedagógico, realizada com estudantes de três cursos noturnos de engenharia de uma instituição de ensino não estatal, mostrou que os alunos que dela participaram reconhecem a importância da participação, do diálogo, do debate e da pesquisa em sala de aula pois, com essas características, a aula torna-se mais dinâmica, mais agradável, e contribui para um aprendizado mais efetivo, aprendizado esse que não necessariamente se restringe ao conteúdo estudado durante a aula. O objetivo deste artigo é analisar, de forma sintética, alguns dos aspectos identificados durante a análise dos dados colhidos durante essa pesquisa como forma de contribuir para melhor compreensão das possibilidades pedagógicas da aula universitária. |
id |
VERACRUZ-0_41d7c74c47d629d7306c4a81d2be1c60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33546 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University ClassroomAula UniversitáriaEnsino-AprendizagemDocência Universitária.Uma pesquisa-ação de cunho pedagógico, realizada com estudantes de três cursos noturnos de engenharia de uma instituição de ensino não estatal, mostrou que os alunos que dela participaram reconhecem a importância da participação, do diálogo, do debate e da pesquisa em sala de aula pois, com essas características, a aula torna-se mais dinâmica, mais agradável, e contribui para um aprendizado mais efetivo, aprendizado esse que não necessariamente se restringe ao conteúdo estudado durante a aula. O objetivo deste artigo é analisar, de forma sintética, alguns dos aspectos identificados durante a análise dos dados colhidos durante essa pesquisa como forma de contribuir para melhor compreensão das possibilidades pedagógicas da aula universitária. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3354610.34117/bjdv7n7-590Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74841-74856Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74841-74856Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74841-748562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33546/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalleão, Antonio Miranda2021-09-14T13:00:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33546Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:38.738694Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom |
title |
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom |
spellingShingle |
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom Galleão, Antonio Miranda Aula Universitária Ensino-Aprendizagem Docência Universitária. Galleão, Antonio Miranda Aula Universitária Ensino-Aprendizagem Docência Universitária. |
title_short |
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom |
title_full |
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom |
title_fullStr |
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom |
title_full_unstemmed |
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom |
title_sort |
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom |
author |
Galleão, Antonio Miranda |
author_facet |
Galleão, Antonio Miranda Galleão, Antonio Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galleão, Antonio Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula Universitária Ensino-Aprendizagem Docência Universitária. |
topic |
Aula Universitária Ensino-Aprendizagem Docência Universitária. |
description |
Uma pesquisa-ação de cunho pedagógico, realizada com estudantes de três cursos noturnos de engenharia de uma instituição de ensino não estatal, mostrou que os alunos que dela participaram reconhecem a importância da participação, do diálogo, do debate e da pesquisa em sala de aula pois, com essas características, a aula torna-se mais dinâmica, mais agradável, e contribui para um aprendizado mais efetivo, aprendizado esse que não necessariamente se restringe ao conteúdo estudado durante a aula. O objetivo deste artigo é analisar, de forma sintética, alguns dos aspectos identificados durante a análise dos dados colhidos durante essa pesquisa como forma de contribuir para melhor compreensão das possibilidades pedagógicas da aula universitária. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33546 10.34117/bjdv7n7-590 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33546 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33546/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74841-74856 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74841-74856 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74841-74856 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183826581880832 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-590 |