Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galleão, Antonio Miranda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n7-590
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33546
Resumo: Uma pesquisa-ação de cunho pedagógico, realizada com estudantes de três cursos noturnos de engenharia de uma instituição de ensino não estatal, mostrou que os alunos que dela participaram reconhecem a importância da participação, do diálogo, do debate e da pesquisa em sala de aula pois, com essas características, a aula torna-se mais dinâmica, mais agradável, e contribui para um aprendizado mais efetivo, aprendizado esse que não necessariamente se restringe ao conteúdo estudado durante a aula. O objetivo deste artigo é analisar, de forma sintética, alguns dos aspectos identificados durante a análise dos dados colhidos durante essa pesquisa como forma de contribuir para melhor compreensão das possibilidades pedagógicas da aula universitária. 
id VERACRUZ-0_41d7c74c47d629d7306c4a81d2be1c60
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33546
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University ClassroomAula UniversitáriaEnsino-AprendizagemDocência Universitária.Uma pesquisa-ação de cunho pedagógico, realizada com estudantes de três cursos noturnos de engenharia de uma instituição de ensino não estatal, mostrou que os alunos que dela participaram reconhecem a importância da participação, do diálogo, do debate e da pesquisa em sala de aula pois, com essas características, a aula torna-se mais dinâmica, mais agradável, e contribui para um aprendizado mais efetivo, aprendizado esse que não necessariamente se restringe ao conteúdo estudado durante a aula. O objetivo deste artigo é analisar, de forma sintética, alguns dos aspectos identificados durante a análise dos dados colhidos durante essa pesquisa como forma de contribuir para melhor compreensão das possibilidades pedagógicas da aula universitária. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3354610.34117/bjdv7n7-590Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74841-74856Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74841-74856Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74841-748562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33546/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalleão, Antonio Miranda2021-09-14T13:00:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33546Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:38.738694Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
title Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
spellingShingle Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
Galleão, Antonio Miranda
Aula Universitária
Ensino-Aprendizagem
Docência Universitária.
Galleão, Antonio Miranda
Aula Universitária
Ensino-Aprendizagem
Docência Universitária.
title_short Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
title_full Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
title_fullStr Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
title_full_unstemmed Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
title_sort Compreensões para a Aula Universitária / Understandings for the University Classroom
author Galleão, Antonio Miranda
author_facet Galleão, Antonio Miranda
Galleão, Antonio Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galleão, Antonio Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Aula Universitária
Ensino-Aprendizagem
Docência Universitária.
topic Aula Universitária
Ensino-Aprendizagem
Docência Universitária.
description Uma pesquisa-ação de cunho pedagógico, realizada com estudantes de três cursos noturnos de engenharia de uma instituição de ensino não estatal, mostrou que os alunos que dela participaram reconhecem a importância da participação, do diálogo, do debate e da pesquisa em sala de aula pois, com essas características, a aula torna-se mais dinâmica, mais agradável, e contribui para um aprendizado mais efetivo, aprendizado esse que não necessariamente se restringe ao conteúdo estudado durante a aula. O objetivo deste artigo é analisar, de forma sintética, alguns dos aspectos identificados durante a análise dos dados colhidos durante essa pesquisa como forma de contribuir para melhor compreensão das possibilidades pedagógicas da aula universitária. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33546
10.34117/bjdv7n7-590
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33546
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33546/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74841-74856
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74841-74856
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74841-74856
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183826581880832
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n7-590