O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, José Mauro Braz de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freire, Maria Luzivany Euzébio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv4n5-265
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/265
Resumo: Este estudo é parte integrante de uma pesquisa realizada em 2015 com os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Maracanaú. Teve como objetivo principal o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar ante a formação continuada de professores, associada a organização do trabalho pedagógico na escola, na perspectiva coletiva. Adotou uma abordagem qualitativa e evidenciou que a promoção da formação continuada na escola é o grande desafio hoje do coordenador pedagógico, tendo em vista o ativismo exacerbado da dinâmica escolar vivenciada por este profissional e a falta de clareza do seu papel no interior da escola.
id VERACRUZ-0_42a228165ff1488e5c76c6bdc34fa0ec
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/265
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher educationCoordenador pedagógicoFormação continuadaTrabalho pedagógicoEste estudo é parte integrante de uma pesquisa realizada em 2015 com os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Maracanaú. Teve como objetivo principal o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar ante a formação continuada de professores, associada a organização do trabalho pedagógico na escola, na perspectiva coletiva. Adotou uma abordagem qualitativa e evidenciou que a promoção da formação continuada na escola é o grande desafio hoje do coordenador pedagógico, tendo em vista o ativismo exacerbado da dinâmica escolar vivenciada por este profissional e a falta de clareza do seu papel no interior da escola.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26510.34117/bjdv4n5-265Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 5 (2018); 2433-2446Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 5 (2018); 2433-2446Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 5 (2018); 2433-24462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/265/222Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAquino, José Mauro Braz deFreire, Maria Luzivany Euzébio2018-08-15T23:59:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/265Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:01.133175Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
title O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
spellingShingle O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
Aquino, José Mauro Braz de
Coordenador pedagógico
Formação continuada
Trabalho pedagógico
Aquino, José Mauro Braz de
Coordenador pedagógico
Formação continuada
Trabalho pedagógico
title_short O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
title_full O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
title_fullStr O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
title_full_unstemmed O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
title_sort O despertar do coordenador pedagógico para a formação continuada docente / The awakening of the pedagogical coordinator for continuing teacher education
author Aquino, José Mauro Braz de
author_facet Aquino, José Mauro Braz de
Aquino, José Mauro Braz de
Freire, Maria Luzivany Euzébio
Freire, Maria Luzivany Euzébio
author_role author
author2 Freire, Maria Luzivany Euzébio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, José Mauro Braz de
Freire, Maria Luzivany Euzébio
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador pedagógico
Formação continuada
Trabalho pedagógico
topic Coordenador pedagógico
Formação continuada
Trabalho pedagógico
description Este estudo é parte integrante de uma pesquisa realizada em 2015 com os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Maracanaú. Teve como objetivo principal o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar ante a formação continuada de professores, associada a organização do trabalho pedagógico na escola, na perspectiva coletiva. Adotou uma abordagem qualitativa e evidenciou que a promoção da formação continuada na escola é o grande desafio hoje do coordenador pedagógico, tendo em vista o ativismo exacerbado da dinâmica escolar vivenciada por este profissional e a falta de clareza do seu papel no interior da escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/265
10.34117/bjdv4n5-265
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/265
identifier_str_mv 10.34117/bjdv4n5-265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/265/222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 5 (2018); 2433-2446
Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 5 (2018); 2433-2446
Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 5 (2018); 2433-2446
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183833594757120
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv4n5-265