O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213 |
Resumo: | Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico. |
id |
VERACRUZ-0_b32cefa5d6bc44143ef4fd9811687c74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19213 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing educationCoordenador PedagógicoFormação ContinuadaNova Prática.Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1921310.34117/bjdv6n10-737Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 84087-84101Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 84087-84101Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 84087-841012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213/15418Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Silva, Geisa Floro deda Costa, José Cláudio AlvesGusmão Coutinho, Diogenes José2021-02-04T12:50:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19213Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:54.955694Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
title |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
spellingShingle |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education Santana Silva, Geisa Floro de Coordenador Pedagógico Formação Continuada Nova Prática. |
title_short |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
title_full |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
title_fullStr |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
title_full_unstemmed |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
title_sort |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
author |
Santana Silva, Geisa Floro de |
author_facet |
Santana Silva, Geisa Floro de da Costa, José Cláudio Alves Gusmão Coutinho, Diogenes José |
author_role |
author |
author2 |
da Costa, José Cláudio Alves Gusmão Coutinho, Diogenes José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana Silva, Geisa Floro de da Costa, José Cláudio Alves Gusmão Coutinho, Diogenes José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador Pedagógico Formação Continuada Nova Prática. |
topic |
Coordenador Pedagógico Formação Continuada Nova Prática. |
description |
Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213 10.34117/bjdv6n10-737 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213/15418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 84087-84101 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 84087-84101 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 84087-84101 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645488051716096 |