O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n10-737 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213 |
Resumo: | Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico. |
id |
VERACRUZ-0_b32cefa5d6bc44143ef4fd9811687c74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19213 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing educationCoordenador PedagógicoFormação ContinuadaNova Prática.Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1921310.34117/bjdv6n10-737Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 84087-84101Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 84087-84101Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 84087-841012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213/15418Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Silva, Geisa Floro deda Costa, José Cláudio AlvesGusmão Coutinho, Diogenes José2021-02-04T12:50:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19213Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:54.955694Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
title |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
spellingShingle |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education Santana Silva, Geisa Floro de Coordenador Pedagógico Formação Continuada Nova Prática. Santana Silva, Geisa Floro de Coordenador Pedagógico Formação Continuada Nova Prática. |
title_short |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
title_full |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
title_fullStr |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
title_full_unstemmed |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
title_sort |
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education |
author |
Santana Silva, Geisa Floro de |
author_facet |
Santana Silva, Geisa Floro de Santana Silva, Geisa Floro de da Costa, José Cláudio Alves Gusmão Coutinho, Diogenes José da Costa, José Cláudio Alves Gusmão Coutinho, Diogenes José |
author_role |
author |
author2 |
da Costa, José Cláudio Alves Gusmão Coutinho, Diogenes José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana Silva, Geisa Floro de da Costa, José Cláudio Alves Gusmão Coutinho, Diogenes José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador Pedagógico Formação Continuada Nova Prática. |
topic |
Coordenador Pedagógico Formação Continuada Nova Prática. |
description |
Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213 10.34117/bjdv6n10-737 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213/15418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 84087-84101 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 84087-84101 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 84087-84101 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183764555464704 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-737 |