O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana Silva, Geisa Floro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Costa, José Cláudio Alves, Gusmão Coutinho, Diogenes José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213
Resumo: Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico.   
id VERACRUZ-0_b32cefa5d6bc44143ef4fd9811687c74
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19213
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing educationCoordenador PedagógicoFormação ContinuadaNova Prática.Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1921310.34117/bjdv6n10-737Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 84087-84101Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 84087-84101Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 84087-841012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213/15418Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Silva, Geisa Floro deda Costa, José Cláudio AlvesGusmão Coutinho, Diogenes José2021-02-04T12:50:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19213Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:54.955694Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
title O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
spellingShingle O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
Santana Silva, Geisa Floro de
Coordenador Pedagógico
Formação Continuada
Nova Prática.
title_short O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
title_full O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
title_fullStr O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
title_full_unstemmed O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
title_sort O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
author Santana Silva, Geisa Floro de
author_facet Santana Silva, Geisa Floro de
da Costa, José Cláudio Alves
Gusmão Coutinho, Diogenes José
author_role author
author2 da Costa, José Cláudio Alves
Gusmão Coutinho, Diogenes José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana Silva, Geisa Floro de
da Costa, José Cláudio Alves
Gusmão Coutinho, Diogenes José
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador Pedagógico
Formação Continuada
Nova Prática.
topic Coordenador Pedagógico
Formação Continuada
Nova Prática.
description Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213
10.34117/bjdv6n10-737
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213/15418
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 84087-84101
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 84087-84101
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 84087-84101
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645488051716096