O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana Silva, Geisa Floro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Costa, José Cláudio Alves, Gusmão Coutinho, Diogenes José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n10-737
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213
Resumo: Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico.   
id VERACRUZ-0_b32cefa5d6bc44143ef4fd9811687c74
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19213
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing educationCoordenador PedagógicoFormação ContinuadaNova Prática.Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1921310.34117/bjdv6n10-737Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 84087-84101Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 84087-84101Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 84087-841012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213/15418Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Silva, Geisa Floro deda Costa, José Cláudio AlvesGusmão Coutinho, Diogenes José2021-02-04T12:50:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19213Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:54.955694Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
title O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
spellingShingle O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
Santana Silva, Geisa Floro de
Coordenador Pedagógico
Formação Continuada
Nova Prática.
Santana Silva, Geisa Floro de
Coordenador Pedagógico
Formação Continuada
Nova Prática.
title_short O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
title_full O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
title_fullStr O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
title_full_unstemmed O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
title_sort O papel do coordenador pedagógico como indutor da formação continuada / The role of the pedagogical coordinator as an inducer of continuing education
author Santana Silva, Geisa Floro de
author_facet Santana Silva, Geisa Floro de
Santana Silva, Geisa Floro de
da Costa, José Cláudio Alves
Gusmão Coutinho, Diogenes José
da Costa, José Cláudio Alves
Gusmão Coutinho, Diogenes José
author_role author
author2 da Costa, José Cláudio Alves
Gusmão Coutinho, Diogenes José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana Silva, Geisa Floro de
da Costa, José Cláudio Alves
Gusmão Coutinho, Diogenes José
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador Pedagógico
Formação Continuada
Nova Prática.
topic Coordenador Pedagógico
Formação Continuada
Nova Prática.
description Na era da informação, observa-se mudanças constantes no contexto sócio-histórico-cultural no qual estamos inseridos. Elas influenciam todo contexto escolar que urge pela necessidade de transformação e de ressignificações nas ações pedagógicas. Em virtude disso, a Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que vem crescendo significativamente no Brasil, para a qual contribui a figura do Coordenador Pedagógico como potencializador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O presente estudo tem a finalidade de realizar uma reflexão sobre o papel desse profissional no processo de formação continuada. No intento de explorar a referida temática optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico que serviu como respaldo para a coleta de informações e possibilitou um entendimento bastante satisfatório. Esse estudo trouxe a compreensão de que o citado profissional tem uma contribuição significativa não só no processo de formação de professores, mas como em toda a organização que envolve o contexto escolar, pois ele articula e estimula novas práticas que não só promove melhores métodos, mas que contribui para a formação de um cidadão crítico.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213
10.34117/bjdv6n10-737
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19213/15418
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 84087-84101
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 84087-84101
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 84087-84101
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183764555464704
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n10-737