Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26053 |
Resumo: | Este estudo traz uma discussão acerca da identidade do coordenador pedagógico (CP) e o seu papel enquanto agente da formação docente. Discutimos que o acumulo de funções acabam comprometendo a identidade do CP, gerando algumas consequências como: frustrações e/ou comodismos, fazendo com que seu verdadeiro papel de gestor seja comprometido com a formação do coletivo escolar negligenciado. Utilizamos como metodologia a revisão de literatura, segundo alguns referenciais teóricos: OLIVEIRA (2011), PIMENTA (2002), GARRIDO (2000), PLACCO (2012), PRADO (2012). Nosso estudo aponta para a necessidade de repensar as práticas gestoras, estudar para compreender o verdadeiro papel do CP, definindo uma identidade profissional coerente preocupada com o espaço escolar em sua totalidade, mas sobretudo com a capacitação docente. |
id |
VERACRUZ-0_c2f2d67973b8cfd96d3a0e9e9f9e71d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26053 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing educationIdentidadeCoordenadorPedagógicoFormação ContinuadaEste estudo traz uma discussão acerca da identidade do coordenador pedagógico (CP) e o seu papel enquanto agente da formação docente. Discutimos que o acumulo de funções acabam comprometendo a identidade do CP, gerando algumas consequências como: frustrações e/ou comodismos, fazendo com que seu verdadeiro papel de gestor seja comprometido com a formação do coletivo escolar negligenciado. Utilizamos como metodologia a revisão de literatura, segundo alguns referenciais teóricos: OLIVEIRA (2011), PIMENTA (2002), GARRIDO (2000), PLACCO (2012), PRADO (2012). Nosso estudo aponta para a necessidade de repensar as práticas gestoras, estudar para compreender o verdadeiro papel do CP, definindo uma identidade profissional coerente preocupada com o espaço escolar em sua totalidade, mas sobretudo com a capacitação docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2605310.34117/bjdv7n3-214Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24027-24040Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24027-24040Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24027-240402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26053/20662Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Gisleine do Nascimento GomesSilva, Evellyn Patricia SantosCardoso, Lilian Bárbara CavalcantiGomes, Eva Pauliana da SilvaLucena, Sidycleide Gomes de SouzaAraújo, Marcia Cristina BuarqueAlmeida, Rodrigo da SilvaFilho, Valdir Ferreira de Lucena2022-03-29T12:15:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26053Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:08.115826Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education |
title |
Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education |
spellingShingle |
Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education Ramos, Gisleine do Nascimento Gomes Identidade Coordenador Pedagógico Formação Continuada |
title_short |
Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education |
title_full |
Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education |
title_fullStr |
Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education |
title_sort |
Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education |
author |
Ramos, Gisleine do Nascimento Gomes |
author_facet |
Ramos, Gisleine do Nascimento Gomes Silva, Evellyn Patricia Santos Cardoso, Lilian Bárbara Cavalcanti Gomes, Eva Pauliana da Silva Lucena, Sidycleide Gomes de Souza Araújo, Marcia Cristina Buarque Almeida, Rodrigo da Silva Filho, Valdir Ferreira de Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Evellyn Patricia Santos Cardoso, Lilian Bárbara Cavalcanti Gomes, Eva Pauliana da Silva Lucena, Sidycleide Gomes de Souza Araújo, Marcia Cristina Buarque Almeida, Rodrigo da Silva Filho, Valdir Ferreira de Lucena |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Gisleine do Nascimento Gomes Silva, Evellyn Patricia Santos Cardoso, Lilian Bárbara Cavalcanti Gomes, Eva Pauliana da Silva Lucena, Sidycleide Gomes de Souza Araújo, Marcia Cristina Buarque Almeida, Rodrigo da Silva Filho, Valdir Ferreira de Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Coordenador Pedagógico Formação Continuada |
topic |
Identidade Coordenador Pedagógico Formação Continuada |
description |
Este estudo traz uma discussão acerca da identidade do coordenador pedagógico (CP) e o seu papel enquanto agente da formação docente. Discutimos que o acumulo de funções acabam comprometendo a identidade do CP, gerando algumas consequências como: frustrações e/ou comodismos, fazendo com que seu verdadeiro papel de gestor seja comprometido com a formação do coletivo escolar negligenciado. Utilizamos como metodologia a revisão de literatura, segundo alguns referenciais teóricos: OLIVEIRA (2011), PIMENTA (2002), GARRIDO (2000), PLACCO (2012), PRADO (2012). Nosso estudo aponta para a necessidade de repensar as práticas gestoras, estudar para compreender o verdadeiro papel do CP, definindo uma identidade profissional coerente preocupada com o espaço escolar em sua totalidade, mas sobretudo com a capacitação docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26053 10.34117/bjdv7n3-214 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26053 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26053/20662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24027-24040 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24027-24040 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24027-24040 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645516289867776 |