Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Gisleine do Nascimento Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Evellyn Patricia Santos, Cardoso, Lilian Bárbara Cavalcanti, Gomes, Eva Pauliana da Silva, Lucena, Sidycleide Gomes de Souza, Araújo, Marcia Cristina Buarque, Almeida, Rodrigo da Silva, Filho, Valdir Ferreira de Lucena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26053
Resumo: Este estudo traz uma discussão acerca da identidade do coordenador pedagógico (CP) e o seu papel enquanto agente da formação docente. Discutimos que o acumulo de funções acabam comprometendo a identidade do CP, gerando algumas consequências como: frustrações e/ou comodismos, fazendo com que seu verdadeiro papel de gestor seja comprometido com a formação do coletivo escolar negligenciado. Utilizamos como metodologia a revisão de literatura, segundo alguns referenciais teóricos: OLIVEIRA (2011), PIMENTA (2002), GARRIDO (2000), PLACCO (2012), PRADO (2012).  Nosso estudo aponta para a necessidade de repensar as práticas gestoras, estudar para compreender o verdadeiro papel do CP, definindo uma identidade profissional coerente preocupada com o espaço escolar em sua totalidade, mas sobretudo com a capacitação docente.
id VERACRUZ-0_c2f2d67973b8cfd96d3a0e9e9f9e71d5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26053
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing educationIdentidadeCoordenadorPedagógicoFormação ContinuadaEste estudo traz uma discussão acerca da identidade do coordenador pedagógico (CP) e o seu papel enquanto agente da formação docente. Discutimos que o acumulo de funções acabam comprometendo a identidade do CP, gerando algumas consequências como: frustrações e/ou comodismos, fazendo com que seu verdadeiro papel de gestor seja comprometido com a formação do coletivo escolar negligenciado. Utilizamos como metodologia a revisão de literatura, segundo alguns referenciais teóricos: OLIVEIRA (2011), PIMENTA (2002), GARRIDO (2000), PLACCO (2012), PRADO (2012).  Nosso estudo aponta para a necessidade de repensar as práticas gestoras, estudar para compreender o verdadeiro papel do CP, definindo uma identidade profissional coerente preocupada com o espaço escolar em sua totalidade, mas sobretudo com a capacitação docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2605310.34117/bjdv7n3-214Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24027-24040Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24027-24040Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24027-240402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26053/20662Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Gisleine do Nascimento GomesSilva, Evellyn Patricia SantosCardoso, Lilian Bárbara CavalcantiGomes, Eva Pauliana da SilvaLucena, Sidycleide Gomes de SouzaAraújo, Marcia Cristina BuarqueAlmeida, Rodrigo da SilvaFilho, Valdir Ferreira de Lucena2022-03-29T12:15:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26053Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:08.115826Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education
title Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education
spellingShingle Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education
Ramos, Gisleine do Nascimento Gomes
Identidade
Coordenador
Pedagógico
Formação Continuada
title_short Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education
title_full Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education
title_fullStr Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education
title_full_unstemmed Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education
title_sort Reflexões sobre a identidade do coordenador pedagógico: Seu papel enquanto agente da formação continuada / Reflections on the identity of the pedagogical coordinator: His role as an agent of continuing education
author Ramos, Gisleine do Nascimento Gomes
author_facet Ramos, Gisleine do Nascimento Gomes
Silva, Evellyn Patricia Santos
Cardoso, Lilian Bárbara Cavalcanti
Gomes, Eva Pauliana da Silva
Lucena, Sidycleide Gomes de Souza
Araújo, Marcia Cristina Buarque
Almeida, Rodrigo da Silva
Filho, Valdir Ferreira de Lucena
author_role author
author2 Silva, Evellyn Patricia Santos
Cardoso, Lilian Bárbara Cavalcanti
Gomes, Eva Pauliana da Silva
Lucena, Sidycleide Gomes de Souza
Araújo, Marcia Cristina Buarque
Almeida, Rodrigo da Silva
Filho, Valdir Ferreira de Lucena
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Gisleine do Nascimento Gomes
Silva, Evellyn Patricia Santos
Cardoso, Lilian Bárbara Cavalcanti
Gomes, Eva Pauliana da Silva
Lucena, Sidycleide Gomes de Souza
Araújo, Marcia Cristina Buarque
Almeida, Rodrigo da Silva
Filho, Valdir Ferreira de Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Coordenador
Pedagógico
Formação Continuada
topic Identidade
Coordenador
Pedagógico
Formação Continuada
description Este estudo traz uma discussão acerca da identidade do coordenador pedagógico (CP) e o seu papel enquanto agente da formação docente. Discutimos que o acumulo de funções acabam comprometendo a identidade do CP, gerando algumas consequências como: frustrações e/ou comodismos, fazendo com que seu verdadeiro papel de gestor seja comprometido com a formação do coletivo escolar negligenciado. Utilizamos como metodologia a revisão de literatura, segundo alguns referenciais teóricos: OLIVEIRA (2011), PIMENTA (2002), GARRIDO (2000), PLACCO (2012), PRADO (2012).  Nosso estudo aponta para a necessidade de repensar as práticas gestoras, estudar para compreender o verdadeiro papel do CP, definindo uma identidade profissional coerente preocupada com o espaço escolar em sua totalidade, mas sobretudo com a capacitação docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26053
10.34117/bjdv7n3-214
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26053
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26053/20662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24027-24040
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24027-24040
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24027-24040
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645516289867776