Ideologia na educação e crise do capital/ Ideology in capital education and crisis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4884 |
Resumo: | Marx; Engels (2007) perceberam que a classe que detém o poder material dominante também mantém o poder espiritual dominante, de modo que os valores, as ideias, o comportamento, a cultura, a política, a educação etc. respondem às necessidades materiais de um determinado modo de produção. A partir desses pressupostos, entende-se que a educação tem sido um instrumento importante de internalização ideológica e de apreensão de conhecimentos que atendem aos interesses da classe dominante, o que não exclui uma possível contraposição aos paradigmas impostos pelo capital, pois a educação também oferece as possibilidades de desenvolvimento de uma posição crítica radical contra o poder exercido pelo regime econômico capitalista. Assim, o objetivo desta pesquisa bibliográfica foi compreender como se manifestam os aspectos ideológicos da educação na crise capitalista da contemporaneidade. |
id |
VERACRUZ-0_4497fb9a304df56b2340cf47b380586f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4884 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ideologia na educação e crise do capital/ Ideology in capital education and crisisIdeologia. Educação. Crise do capital.Marx; Engels (2007) perceberam que a classe que detém o poder material dominante também mantém o poder espiritual dominante, de modo que os valores, as ideias, o comportamento, a cultura, a política, a educação etc. respondem às necessidades materiais de um determinado modo de produção. A partir desses pressupostos, entende-se que a educação tem sido um instrumento importante de internalização ideológica e de apreensão de conhecimentos que atendem aos interesses da classe dominante, o que não exclui uma possível contraposição aos paradigmas impostos pelo capital, pois a educação também oferece as possibilidades de desenvolvimento de uma posição crítica radical contra o poder exercido pelo regime econômico capitalista. Assim, o objetivo desta pesquisa bibliográfica foi compreender como se manifestam os aspectos ideológicos da educação na crise capitalista da contemporaneidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/488410.34117/bjdv5n11-309Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26877-26889Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26877-26889Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26877-268892525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4884/4500Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renalvo CavalcanteNomeriano, Aline SoaresGuimaraes, Vicente Jose Barreto2021-02-15T12:36:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4884Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:02.425464Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideologia na educação e crise do capital/ Ideology in capital education and crisis |
title |
Ideologia na educação e crise do capital/ Ideology in capital education and crisis |
spellingShingle |
Ideologia na educação e crise do capital/ Ideology in capital education and crisis Silva, Renalvo Cavalcante Ideologia. Educação. Crise do capital. |
title_short |
Ideologia na educação e crise do capital/ Ideology in capital education and crisis |
title_full |
Ideologia na educação e crise do capital/ Ideology in capital education and crisis |
title_fullStr |
Ideologia na educação e crise do capital/ Ideology in capital education and crisis |
title_full_unstemmed |
Ideologia na educação e crise do capital/ Ideology in capital education and crisis |
title_sort |
Ideologia na educação e crise do capital/ Ideology in capital education and crisis |
author |
Silva, Renalvo Cavalcante |
author_facet |
Silva, Renalvo Cavalcante Nomeriano, Aline Soares Guimaraes, Vicente Jose Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Nomeriano, Aline Soares Guimaraes, Vicente Jose Barreto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renalvo Cavalcante Nomeriano, Aline Soares Guimaraes, Vicente Jose Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideologia. Educação. Crise do capital. |
topic |
Ideologia. Educação. Crise do capital. |
description |
Marx; Engels (2007) perceberam que a classe que detém o poder material dominante também mantém o poder espiritual dominante, de modo que os valores, as ideias, o comportamento, a cultura, a política, a educação etc. respondem às necessidades materiais de um determinado modo de produção. A partir desses pressupostos, entende-se que a educação tem sido um instrumento importante de internalização ideológica e de apreensão de conhecimentos que atendem aos interesses da classe dominante, o que não exclui uma possível contraposição aos paradigmas impostos pelo capital, pois a educação também oferece as possibilidades de desenvolvimento de uma posição crítica radical contra o poder exercido pelo regime econômico capitalista. Assim, o objetivo desta pesquisa bibliográfica foi compreender como se manifestam os aspectos ideológicos da educação na crise capitalista da contemporaneidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4884 10.34117/bjdv5n11-309 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4884 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4884/4500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26877-26889 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26877-26889 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26877-26889 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645430927392768 |