Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59876 |
Resumo: | O presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas. |
id |
VERACRUZ-0_46da90fb92ef63e811281efcdf06587f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59876 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidianoeletromagnetismolei de FaradaymaqueteO presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5987610.34117/bjdv9n5-166Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16987-17003Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16987-17003Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16987-170032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59876/43282Meneses, Ilda TavaresStevens, Ana Paula de Castrodos Santos, Éverton FeitosaBarbosa, Gabriel Marcos RodriguesFerreira, Hyorran Cristian PaesFurtado, Kenedy Daniel Calegaride Carvalho, Victor Esmite BarrosoStein, Cléver Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-23T11:59:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59876Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:54.125437Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano |
title |
Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano |
spellingShingle |
Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano Meneses, Ilda Tavares eletromagnetismo lei de Faraday maquete |
title_short |
Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano |
title_full |
Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano |
title_fullStr |
Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano |
title_full_unstemmed |
Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano |
title_sort |
Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano |
author |
Meneses, Ilda Tavares |
author_facet |
Meneses, Ilda Tavares Stevens, Ana Paula de Castro dos Santos, Éverton Feitosa Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues Ferreira, Hyorran Cristian Paes Furtado, Kenedy Daniel Calegari de Carvalho, Victor Esmite Barroso Stein, Cléver Reis |
author_role |
author |
author2 |
Stevens, Ana Paula de Castro dos Santos, Éverton Feitosa Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues Ferreira, Hyorran Cristian Paes Furtado, Kenedy Daniel Calegari de Carvalho, Victor Esmite Barroso Stein, Cléver Reis |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses, Ilda Tavares Stevens, Ana Paula de Castro dos Santos, Éverton Feitosa Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues Ferreira, Hyorran Cristian Paes Furtado, Kenedy Daniel Calegari de Carvalho, Victor Esmite Barroso Stein, Cléver Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
eletromagnetismo lei de Faraday maquete |
topic |
eletromagnetismo lei de Faraday maquete |
description |
O presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59876 10.34117/bjdv9n5-166 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59876 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n5-166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59876/43282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16987-17003 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16987-17003 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16987-17003 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645632838041600 |