O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's Perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Keilla Rebeka Simões Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24937
Resumo: O estudante com altas habilidades/superdotação se caracteriza por apresentar um elevado potencial, que pode ser evidenciado nas mais diversas áreas, como a intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade, por exemplo. Por esta questão, muitas vezes, uma ideia comum existente é a de que este aluno não necessita de um atendimento educacional especial, o que vai de encontro às leis que regulamentam a educação no Brasil; além de não proporcionar o desenvolvimento das potencialidades desse sujeito. Por outro lado, estão sendo alcançados avanços na tentativa de romper com estas práticas excludentes. Uma das ações desenvolvidas foi a implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), em estados brasileiros, voltados para o atendimento de professores, alunos com altas habilidades/superdotação e suas famílias. O presente estudo teve como objetivo descrever as atividades realizadas por um Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e relatar as concepções da psicóloga que atua nesse local acerca da importância das atividades realizadas. Para isso, foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada, que foi transcrita e analisada com base na apreensão dos sentidos presentes na fala, a partir de núcleos de significação. Os resultados obtidos demonstraram que as atividades realizadas pelo NAAH/S em questão estão em consonância com o documento orientador para sua implantação, e são importantes para o desenvolvimento das habilidades desses alunos. Porém, algumas mudanças precisam ser efetivadas, com vistas ao melhor desenvolvimento de suas propostas, como, por exemplo, a ampliação do atendimento a estudantes de escolas públicas e a necessidade do envolvimento de uma equipe multiprofissional. 
id VERACRUZ-0_4822b0c38e30ee3a861334cb773d6112
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24937
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's PerspectiveNúcleo de Atividades de Altas habilidades/superdotaçãoAtividades desenvolvidasEducação Inclusiva.O estudante com altas habilidades/superdotação se caracteriza por apresentar um elevado potencial, que pode ser evidenciado nas mais diversas áreas, como a intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade, por exemplo. Por esta questão, muitas vezes, uma ideia comum existente é a de que este aluno não necessita de um atendimento educacional especial, o que vai de encontro às leis que regulamentam a educação no Brasil; além de não proporcionar o desenvolvimento das potencialidades desse sujeito. Por outro lado, estão sendo alcançados avanços na tentativa de romper com estas práticas excludentes. Uma das ações desenvolvidas foi a implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), em estados brasileiros, voltados para o atendimento de professores, alunos com altas habilidades/superdotação e suas famílias. O presente estudo teve como objetivo descrever as atividades realizadas por um Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e relatar as concepções da psicóloga que atua nesse local acerca da importância das atividades realizadas. Para isso, foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada, que foi transcrita e analisada com base na apreensão dos sentidos presentes na fala, a partir de núcleos de significação. Os resultados obtidos demonstraram que as atividades realizadas pelo NAAH/S em questão estão em consonância com o documento orientador para sua implantação, e são importantes para o desenvolvimento das habilidades desses alunos. Porém, algumas mudanças precisam ser efetivadas, com vistas ao melhor desenvolvimento de suas propostas, como, por exemplo, a ampliação do atendimento a estudantes de escolas públicas e a necessidade do envolvimento de uma equipe multiprofissional. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2493710.34117/bjdv7n2-378Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 17217-17230Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 17217-17230Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 17217-172302525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24937/19885Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas, Keilla Rebeka Simões OliveiraFerreira, Sandra Patrícia Ataíde2022-06-24T19:06:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24937Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:39.387512Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's Perspective
title O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's Perspective
spellingShingle O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's Perspective
de Freitas, Keilla Rebeka Simões Oliveira
Núcleo de Atividades de Altas habilidades/superdotação
Atividades desenvolvidas
Educação Inclusiva.
title_short O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's Perspective
title_full O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's Perspective
title_fullStr O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's Perspective
title_full_unstemmed O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's Perspective
title_sort O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's Perspective
author de Freitas, Keilla Rebeka Simões Oliveira
author_facet de Freitas, Keilla Rebeka Simões Oliveira
Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde
author_role author
author2 Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Keilla Rebeka Simões Oliveira
Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde
dc.subject.por.fl_str_mv Núcleo de Atividades de Altas habilidades/superdotação
Atividades desenvolvidas
Educação Inclusiva.
topic Núcleo de Atividades de Altas habilidades/superdotação
Atividades desenvolvidas
Educação Inclusiva.
description O estudante com altas habilidades/superdotação se caracteriza por apresentar um elevado potencial, que pode ser evidenciado nas mais diversas áreas, como a intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade, por exemplo. Por esta questão, muitas vezes, uma ideia comum existente é a de que este aluno não necessita de um atendimento educacional especial, o que vai de encontro às leis que regulamentam a educação no Brasil; além de não proporcionar o desenvolvimento das potencialidades desse sujeito. Por outro lado, estão sendo alcançados avanços na tentativa de romper com estas práticas excludentes. Uma das ações desenvolvidas foi a implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), em estados brasileiros, voltados para o atendimento de professores, alunos com altas habilidades/superdotação e suas famílias. O presente estudo teve como objetivo descrever as atividades realizadas por um Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e relatar as concepções da psicóloga que atua nesse local acerca da importância das atividades realizadas. Para isso, foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada, que foi transcrita e analisada com base na apreensão dos sentidos presentes na fala, a partir de núcleos de significação. Os resultados obtidos demonstraram que as atividades realizadas pelo NAAH/S em questão estão em consonância com o documento orientador para sua implantação, e são importantes para o desenvolvimento das habilidades desses alunos. Porém, algumas mudanças precisam ser efetivadas, com vistas ao melhor desenvolvimento de suas propostas, como, por exemplo, a ampliação do atendimento a estudantes de escolas públicas e a necessidade do envolvimento de uma equipe multiprofissional. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24937
10.34117/bjdv7n2-378
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24937
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24937/19885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 17217-17230
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 17217-17230
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 17217-17230
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645512133312512