O núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação na perspectiva de uma psicóloga / The Core Activities for High Abilities/Super-Development from a Psychologist's Perspective
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24937 |
Resumo: | O estudante com altas habilidades/superdotação se caracteriza por apresentar um elevado potencial, que pode ser evidenciado nas mais diversas áreas, como a intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade, por exemplo. Por esta questão, muitas vezes, uma ideia comum existente é a de que este aluno não necessita de um atendimento educacional especial, o que vai de encontro às leis que regulamentam a educação no Brasil; além de não proporcionar o desenvolvimento das potencialidades desse sujeito. Por outro lado, estão sendo alcançados avanços na tentativa de romper com estas práticas excludentes. Uma das ações desenvolvidas foi a implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), em estados brasileiros, voltados para o atendimento de professores, alunos com altas habilidades/superdotação e suas famílias. O presente estudo teve como objetivo descrever as atividades realizadas por um Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e relatar as concepções da psicóloga que atua nesse local acerca da importância das atividades realizadas. Para isso, foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada, que foi transcrita e analisada com base na apreensão dos sentidos presentes na fala, a partir de núcleos de significação. Os resultados obtidos demonstraram que as atividades realizadas pelo NAAH/S em questão estão em consonância com o documento orientador para sua implantação, e são importantes para o desenvolvimento das habilidades desses alunos. Porém, algumas mudanças precisam ser efetivadas, com vistas ao melhor desenvolvimento de suas propostas, como, por exemplo, a ampliação do atendimento a estudantes de escolas públicas e a necessidade do envolvimento de uma equipe multiprofissional. |
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