Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1102 |
Resumo: | Refletir sobre a formação e prática pedagógica de professores e os saberes necessários à docência diante das implicações do paradigma emergente constitui o objetivo dessa pesquisa.Sua realização foi motivada pela questão: qual a relação entre os saberes necessários à docência com os contextos de formação e prática pedagógica de professores considerando as implicações do paradigma emergente? Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com a realização de entrevistas narrativas. Nos pressupostos da análise de conteúdo ancoramos as apreciações das informações coletadas. Pontuamos que a formação de professores, diante das demandas sociais contemporâneas, precisa aproximar-se de paradigmas emergentes centrando seu desenvolvimento no ensino com a pesquisa, na formação sistêmica e numa visão progressista de ensino. Os saberes da docência são plurais e a relação destes com a formação e a prática pedagógica é indissociável. Ser professor/a e exercer a docência demanda ação e criticidade diante das conjecturas sociais e das necessidades de transformação de cenários para o alcance de uma educação nutrida pelos princípios do exercício da cidadania. |
id |
VERACRUZ-0_4bb39260a2cd8bed4d01174cae8a21cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1102 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teachingFormação de professores. Prática pedagógica. Saberes docentes. Paradigma emergente.Refletir sobre a formação e prática pedagógica de professores e os saberes necessários à docência diante das implicações do paradigma emergente constitui o objetivo dessa pesquisa.Sua realização foi motivada pela questão: qual a relação entre os saberes necessários à docência com os contextos de formação e prática pedagógica de professores considerando as implicações do paradigma emergente? Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com a realização de entrevistas narrativas. Nos pressupostos da análise de conteúdo ancoramos as apreciações das informações coletadas. Pontuamos que a formação de professores, diante das demandas sociais contemporâneas, precisa aproximar-se de paradigmas emergentes centrando seu desenvolvimento no ensino com a pesquisa, na formação sistêmica e numa visão progressista de ensino. Os saberes da docência são plurais e a relação destes com a formação e a prática pedagógica é indissociável. Ser professor/a e exercer a docência demanda ação e criticidade diante das conjecturas sociais e das necessidades de transformação de cenários para o alcance de uma educação nutrida pelos princípios do exercício da cidadania.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/110210.34117/bjdv5n2-1102Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1302-1314Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1302-1314Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1302-13142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1102/952Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maria CézarTeixeira, Cristiana BarraCarvalho, Christina Vargas Miranda eSilva, Luciana Aparecida SiqueiraSantos, Maria Palloma da SilvaSantos, Darlene Silva dosFarias, Josélia Maria da Silva2019-03-18T20:15:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1102Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:13.980745Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching |
title |
Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching |
spellingShingle |
Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching Sousa, Maria Cézar Formação de professores. Prática pedagógica. Saberes docentes. Paradigma emergente. |
title_short |
Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching |
title_full |
Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching |
title_fullStr |
Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching |
title_full_unstemmed |
Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching |
title_sort |
Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching |
author |
Sousa, Maria Cézar |
author_facet |
Sousa, Maria Cézar Teixeira, Cristiana Barra Carvalho, Christina Vargas Miranda e Silva, Luciana Aparecida Siqueira Santos, Maria Palloma da Silva Santos, Darlene Silva dos Farias, Josélia Maria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Cristiana Barra Carvalho, Christina Vargas Miranda e Silva, Luciana Aparecida Siqueira Santos, Maria Palloma da Silva Santos, Darlene Silva dos Farias, Josélia Maria da Silva |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Cézar Teixeira, Cristiana Barra Carvalho, Christina Vargas Miranda e Silva, Luciana Aparecida Siqueira Santos, Maria Palloma da Silva Santos, Darlene Silva dos Farias, Josélia Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Prática pedagógica. Saberes docentes. Paradigma emergente. |
topic |
Formação de professores. Prática pedagógica. Saberes docentes. Paradigma emergente. |
description |
Refletir sobre a formação e prática pedagógica de professores e os saberes necessários à docência diante das implicações do paradigma emergente constitui o objetivo dessa pesquisa.Sua realização foi motivada pela questão: qual a relação entre os saberes necessários à docência com os contextos de formação e prática pedagógica de professores considerando as implicações do paradigma emergente? Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com a realização de entrevistas narrativas. Nos pressupostos da análise de conteúdo ancoramos as apreciações das informações coletadas. Pontuamos que a formação de professores, diante das demandas sociais contemporâneas, precisa aproximar-se de paradigmas emergentes centrando seu desenvolvimento no ensino com a pesquisa, na formação sistêmica e numa visão progressista de ensino. Os saberes da docência são plurais e a relação destes com a formação e a prática pedagógica é indissociável. Ser professor/a e exercer a docência demanda ação e criticidade diante das conjecturas sociais e das necessidades de transformação de cenários para o alcance de uma educação nutrida pelos princípios do exercício da cidadania. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1102 10.34117/bjdv5n2-1102 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1102 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n2-1102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1102/952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1302-1314 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1302-1314 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1302-1314 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645415688437760 |