Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Cézar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Cristiana Barra, Carvalho, Christina Vargas Miranda e, Silva, Luciana Aparecida Siqueira, Santos, Maria Palloma da Silva, Santos, Darlene Silva dos, Farias, Josélia Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1102
Resumo: Refletir sobre a formação e prática pedagógica de professores e os saberes necessários à docência diante das implicações do paradigma emergente constitui o objetivo dessa pesquisa.Sua realização foi motivada pela questão: qual a relação entre os saberes necessários à docência com os contextos de formação e prática pedagógica de professores considerando as implicações do paradigma emergente? Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com a realização de entrevistas narrativas. Nos pressupostos da análise de conteúdo ancoramos as apreciações das informações coletadas. Pontuamos que a formação de professores, diante das demandas sociais contemporâneas, precisa aproximar-se de paradigmas emergentes centrando seu desenvolvimento no ensino com a pesquisa, na formação sistêmica e numa visão progressista de ensino. Os saberes da docência são plurais e a relação destes com a formação e a prática pedagógica é indissociável. Ser professor/a e exercer a docência demanda ação e criticidade diante das conjecturas sociais e das necessidades de transformação de cenários para o alcance de uma educação nutrida pelos princípios do exercício da cidadania.
id VERACRUZ-0_4bb39260a2cd8bed4d01174cae8a21cf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1102
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teachingFormação de professores. Prática pedagógica. Saberes docentes. Paradigma emergente.Refletir sobre a formação e prática pedagógica de professores e os saberes necessários à docência diante das implicações do paradigma emergente constitui o objetivo dessa pesquisa.Sua realização foi motivada pela questão: qual a relação entre os saberes necessários à docência com os contextos de formação e prática pedagógica de professores considerando as implicações do paradigma emergente? Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com a realização de entrevistas narrativas. Nos pressupostos da análise de conteúdo ancoramos as apreciações das informações coletadas. Pontuamos que a formação de professores, diante das demandas sociais contemporâneas, precisa aproximar-se de paradigmas emergentes centrando seu desenvolvimento no ensino com a pesquisa, na formação sistêmica e numa visão progressista de ensino. Os saberes da docência são plurais e a relação destes com a formação e a prática pedagógica é indissociável. Ser professor/a e exercer a docência demanda ação e criticidade diante das conjecturas sociais e das necessidades de transformação de cenários para o alcance de uma educação nutrida pelos princípios do exercício da cidadania.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/110210.34117/bjdv5n2-1102Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1302-1314Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1302-1314Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1302-13142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1102/952Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maria CézarTeixeira, Cristiana BarraCarvalho, Christina Vargas Miranda eSilva, Luciana Aparecida SiqueiraSantos, Maria Palloma da SilvaSantos, Darlene Silva dosFarias, Josélia Maria da Silva2019-03-18T20:15:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1102Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:13.980745Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching
title Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching
spellingShingle Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching
Sousa, Maria Cézar
Formação de professores. Prática pedagógica. Saberes docentes. Paradigma emergente.
title_short Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching
title_full Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching
title_fullStr Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching
title_full_unstemmed Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching
title_sort Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching
author Sousa, Maria Cézar
author_facet Sousa, Maria Cézar
Teixeira, Cristiana Barra
Carvalho, Christina Vargas Miranda e
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Santos, Maria Palloma da Silva
Santos, Darlene Silva dos
Farias, Josélia Maria da Silva
author_role author
author2 Teixeira, Cristiana Barra
Carvalho, Christina Vargas Miranda e
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Santos, Maria Palloma da Silva
Santos, Darlene Silva dos
Farias, Josélia Maria da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Cézar
Teixeira, Cristiana Barra
Carvalho, Christina Vargas Miranda e
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Santos, Maria Palloma da Silva
Santos, Darlene Silva dos
Farias, Josélia Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Prática pedagógica. Saberes docentes. Paradigma emergente.
topic Formação de professores. Prática pedagógica. Saberes docentes. Paradigma emergente.
description Refletir sobre a formação e prática pedagógica de professores e os saberes necessários à docência diante das implicações do paradigma emergente constitui o objetivo dessa pesquisa.Sua realização foi motivada pela questão: qual a relação entre os saberes necessários à docência com os contextos de formação e prática pedagógica de professores considerando as implicações do paradigma emergente? Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com a realização de entrevistas narrativas. Nos pressupostos da análise de conteúdo ancoramos as apreciações das informações coletadas. Pontuamos que a formação de professores, diante das demandas sociais contemporâneas, precisa aproximar-se de paradigmas emergentes centrando seu desenvolvimento no ensino com a pesquisa, na formação sistêmica e numa visão progressista de ensino. Os saberes da docência são plurais e a relação destes com a formação e a prática pedagógica é indissociável. Ser professor/a e exercer a docência demanda ação e criticidade diante das conjecturas sociais e das necessidades de transformação de cenários para o alcance de uma educação nutrida pelos princípios do exercício da cidadania.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1102
10.34117/bjdv5n2-1102
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1102
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n2-1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1102/952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1302-1314
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1302-1314
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1302-1314
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645415688437760