A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maconato, Aylla Monteiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro, de Oliveira, Richardson Lemos, de Almeida, Sarah Kelley Ribeiro, Veiga, Daiane de Oliveira Campos da, Cruz, Thaiane de Barros, Clementino, Izabela de Souza, Barbosa, Diogo da Costa, de Araújo, Janaina Kelly da Silva de Souza, Duarte, Alex Coelho da Silva, de Ávila, Allef Algemiro Gawlinski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31673
Resumo: A utilização do método lúdico em sala de aula para adultos tornou-se uma estratégia na atualidade, visto que possui a finalidade de despertar o interesse do aluno através de propostas que estimulem seus conhecimentos. Por meio da sistematização da produção científica nacional evidenciou-se que a prática lúdica no ambiente hospitalar contribui significativamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes durante sua permanência no hospital. Ainda que a ludicoterapia tenha valor terapêutico na hospitalização e necessite ser incorporada no processo de cuidar em Enfermagem, sua utilização não é efetiva nas instituições brasileiras. A justificativa para a escolha do tema, se configura sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. Portanto, o objetivo deste trabalho foi o de reconhecer como as práticas lúdicas estão inseridas na Enfermagem. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa, nas bases do Google acadêmico e Scielo. Foram utilizados como critério os idiomas: Português e Inglês, pesquisados com os descritores: Enfermagem; Docência; Lúdico. Conclui-se que dentro da área da enfermagem, o lúdico deve-se ser introduzido desde o ensino-aprendizagem como ferramenta de estudo, pois os conteúdos das disciplinas conseguem ser transmitidos com mais leveza e consequentemente, a compressão da temática é mais clara, favorecendo o ensino. Dentro de uma dimensão terapêutica, as práticas lúdicas, podem modificar o ambiente hospitalar acarretando de modo positivo na assistência aos pacientes, pois contribui para uma visão cuidadora, empática e de acolhimento; além de reduzir estressores ocasionados pela hospitalização.
id VERACRUZ-0_4c8fc11c9da8f66b197766cfa23d2fd3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31673
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training processEnfermagemDocênciaLúdico.A utilização do método lúdico em sala de aula para adultos tornou-se uma estratégia na atualidade, visto que possui a finalidade de despertar o interesse do aluno através de propostas que estimulem seus conhecimentos. Por meio da sistematização da produção científica nacional evidenciou-se que a prática lúdica no ambiente hospitalar contribui significativamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes durante sua permanência no hospital. Ainda que a ludicoterapia tenha valor terapêutico na hospitalização e necessite ser incorporada no processo de cuidar em Enfermagem, sua utilização não é efetiva nas instituições brasileiras. A justificativa para a escolha do tema, se configura sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. Portanto, o objetivo deste trabalho foi o de reconhecer como as práticas lúdicas estão inseridas na Enfermagem. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa, nas bases do Google acadêmico e Scielo. Foram utilizados como critério os idiomas: Português e Inglês, pesquisados com os descritores: Enfermagem; Docência; Lúdico. Conclui-se que dentro da área da enfermagem, o lúdico deve-se ser introduzido desde o ensino-aprendizagem como ferramenta de estudo, pois os conteúdos das disciplinas conseguem ser transmitidos com mais leveza e consequentemente, a compressão da temática é mais clara, favorecendo o ensino. Dentro de uma dimensão terapêutica, as práticas lúdicas, podem modificar o ambiente hospitalar acarretando de modo positivo na assistência aos pacientes, pois contribui para uma visão cuidadora, empática e de acolhimento; além de reduzir estressores ocasionados pela hospitalização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3167310.34117/bjdv7n6-493Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61461-61472Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61461-61472Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61461-614722525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31673/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaconato, Aylla MonteiroChícharo, Sandra Conceição Ribeirode Oliveira, Richardson Lemosde Almeida, Sarah Kelley RibeiroVeiga, Daiane de Oliveira Campos daCruz, Thaiane de BarrosClementino, Izabela de SouzaBarbosa, Diogo da Costade Araújo, Janaina Kelly da Silva de SouzaDuarte, Alex Coelho da Silvade Ávila, Allef Algemiro Gawlinski2021-09-21T11:05:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31673Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:45.832744Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process
title A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process
spellingShingle A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process
Maconato, Aylla Monteiro
Enfermagem
Docência
Lúdico.
title_short A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process
title_full A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process
title_fullStr A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process
title_full_unstemmed A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process
title_sort A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process
author Maconato, Aylla Monteiro
author_facet Maconato, Aylla Monteiro
Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro
de Oliveira, Richardson Lemos
de Almeida, Sarah Kelley Ribeiro
Veiga, Daiane de Oliveira Campos da
Cruz, Thaiane de Barros
Clementino, Izabela de Souza
Barbosa, Diogo da Costa
de Araújo, Janaina Kelly da Silva de Souza
Duarte, Alex Coelho da Silva
de Ávila, Allef Algemiro Gawlinski
author_role author
author2 Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro
de Oliveira, Richardson Lemos
de Almeida, Sarah Kelley Ribeiro
Veiga, Daiane de Oliveira Campos da
Cruz, Thaiane de Barros
Clementino, Izabela de Souza
Barbosa, Diogo da Costa
de Araújo, Janaina Kelly da Silva de Souza
Duarte, Alex Coelho da Silva
de Ávila, Allef Algemiro Gawlinski
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maconato, Aylla Monteiro
Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro
de Oliveira, Richardson Lemos
de Almeida, Sarah Kelley Ribeiro
Veiga, Daiane de Oliveira Campos da
Cruz, Thaiane de Barros
Clementino, Izabela de Souza
Barbosa, Diogo da Costa
de Araújo, Janaina Kelly da Silva de Souza
Duarte, Alex Coelho da Silva
de Ávila, Allef Algemiro Gawlinski
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Docência
Lúdico.
topic Enfermagem
Docência
Lúdico.
description A utilização do método lúdico em sala de aula para adultos tornou-se uma estratégia na atualidade, visto que possui a finalidade de despertar o interesse do aluno através de propostas que estimulem seus conhecimentos. Por meio da sistematização da produção científica nacional evidenciou-se que a prática lúdica no ambiente hospitalar contribui significativamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes durante sua permanência no hospital. Ainda que a ludicoterapia tenha valor terapêutico na hospitalização e necessite ser incorporada no processo de cuidar em Enfermagem, sua utilização não é efetiva nas instituições brasileiras. A justificativa para a escolha do tema, se configura sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. Portanto, o objetivo deste trabalho foi o de reconhecer como as práticas lúdicas estão inseridas na Enfermagem. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa, nas bases do Google acadêmico e Scielo. Foram utilizados como critério os idiomas: Português e Inglês, pesquisados com os descritores: Enfermagem; Docência; Lúdico. Conclui-se que dentro da área da enfermagem, o lúdico deve-se ser introduzido desde o ensino-aprendizagem como ferramenta de estudo, pois os conteúdos das disciplinas conseguem ser transmitidos com mais leveza e consequentemente, a compressão da temática é mais clara, favorecendo o ensino. Dentro de uma dimensão terapêutica, as práticas lúdicas, podem modificar o ambiente hospitalar acarretando de modo positivo na assistência aos pacientes, pois contribui para uma visão cuidadora, empática e de acolhimento; além de reduzir estressores ocasionados pela hospitalização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31673
10.34117/bjdv7n6-493
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31673
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31673/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61461-61472
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61461-61472
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61461-61472
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645540212080640