A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31673 |
Resumo: | A utilização do método lúdico em sala de aula para adultos tornou-se uma estratégia na atualidade, visto que possui a finalidade de despertar o interesse do aluno através de propostas que estimulem seus conhecimentos. Por meio da sistematização da produção científica nacional evidenciou-se que a prática lúdica no ambiente hospitalar contribui significativamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes durante sua permanência no hospital. Ainda que a ludicoterapia tenha valor terapêutico na hospitalização e necessite ser incorporada no processo de cuidar em Enfermagem, sua utilização não é efetiva nas instituições brasileiras. A justificativa para a escolha do tema, se configura sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. Portanto, o objetivo deste trabalho foi o de reconhecer como as práticas lúdicas estão inseridas na Enfermagem. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa, nas bases do Google acadêmico e Scielo. Foram utilizados como critério os idiomas: Português e Inglês, pesquisados com os descritores: Enfermagem; Docência; Lúdico. Conclui-se que dentro da área da enfermagem, o lúdico deve-se ser introduzido desde o ensino-aprendizagem como ferramenta de estudo, pois os conteúdos das disciplinas conseguem ser transmitidos com mais leveza e consequentemente, a compressão da temática é mais clara, favorecendo o ensino. Dentro de uma dimensão terapêutica, as práticas lúdicas, podem modificar o ambiente hospitalar acarretando de modo positivo na assistência aos pacientes, pois contribui para uma visão cuidadora, empática e de acolhimento; além de reduzir estressores ocasionados pela hospitalização. |
id |
VERACRUZ-0_4c8fc11c9da8f66b197766cfa23d2fd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31673 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training processEnfermagemDocênciaLúdico.A utilização do método lúdico em sala de aula para adultos tornou-se uma estratégia na atualidade, visto que possui a finalidade de despertar o interesse do aluno através de propostas que estimulem seus conhecimentos. Por meio da sistematização da produção científica nacional evidenciou-se que a prática lúdica no ambiente hospitalar contribui significativamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes durante sua permanência no hospital. Ainda que a ludicoterapia tenha valor terapêutico na hospitalização e necessite ser incorporada no processo de cuidar em Enfermagem, sua utilização não é efetiva nas instituições brasileiras. A justificativa para a escolha do tema, se configura sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. Portanto, o objetivo deste trabalho foi o de reconhecer como as práticas lúdicas estão inseridas na Enfermagem. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa, nas bases do Google acadêmico e Scielo. Foram utilizados como critério os idiomas: Português e Inglês, pesquisados com os descritores: Enfermagem; Docência; Lúdico. Conclui-se que dentro da área da enfermagem, o lúdico deve-se ser introduzido desde o ensino-aprendizagem como ferramenta de estudo, pois os conteúdos das disciplinas conseguem ser transmitidos com mais leveza e consequentemente, a compressão da temática é mais clara, favorecendo o ensino. Dentro de uma dimensão terapêutica, as práticas lúdicas, podem modificar o ambiente hospitalar acarretando de modo positivo na assistência aos pacientes, pois contribui para uma visão cuidadora, empática e de acolhimento; além de reduzir estressores ocasionados pela hospitalização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3167310.34117/bjdv7n6-493Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61461-61472Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61461-61472Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61461-614722525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31673/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaconato, Aylla MonteiroChícharo, Sandra Conceição Ribeirode Oliveira, Richardson Lemosde Almeida, Sarah Kelley RibeiroVeiga, Daiane de Oliveira Campos daCruz, Thaiane de BarrosClementino, Izabela de SouzaBarbosa, Diogo da Costade Araújo, Janaina Kelly da Silva de SouzaDuarte, Alex Coelho da Silvade Ávila, Allef Algemiro Gawlinski2021-09-21T11:05:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31673Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:45.832744Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process |
title |
A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process |
spellingShingle |
A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process Maconato, Aylla Monteiro Enfermagem Docência Lúdico. |
title_short |
A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process |
title_full |
A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process |
title_fullStr |
A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process |
title_full_unstemmed |
A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process |
title_sort |
A formação de profissionais da enfermagem e a importância da inclusão do lúdico na práxis pedagógica no processo de formação / The training of nursing professionals and the importance of including play as a pedagogical practice in the training process |
author |
Maconato, Aylla Monteiro |
author_facet |
Maconato, Aylla Monteiro Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro de Oliveira, Richardson Lemos de Almeida, Sarah Kelley Ribeiro Veiga, Daiane de Oliveira Campos da Cruz, Thaiane de Barros Clementino, Izabela de Souza Barbosa, Diogo da Costa de Araújo, Janaina Kelly da Silva de Souza Duarte, Alex Coelho da Silva de Ávila, Allef Algemiro Gawlinski |
author_role |
author |
author2 |
Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro de Oliveira, Richardson Lemos de Almeida, Sarah Kelley Ribeiro Veiga, Daiane de Oliveira Campos da Cruz, Thaiane de Barros Clementino, Izabela de Souza Barbosa, Diogo da Costa de Araújo, Janaina Kelly da Silva de Souza Duarte, Alex Coelho da Silva de Ávila, Allef Algemiro Gawlinski |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maconato, Aylla Monteiro Chícharo, Sandra Conceição Ribeiro de Oliveira, Richardson Lemos de Almeida, Sarah Kelley Ribeiro Veiga, Daiane de Oliveira Campos da Cruz, Thaiane de Barros Clementino, Izabela de Souza Barbosa, Diogo da Costa de Araújo, Janaina Kelly da Silva de Souza Duarte, Alex Coelho da Silva de Ávila, Allef Algemiro Gawlinski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Docência Lúdico. |
topic |
Enfermagem Docência Lúdico. |
description |
A utilização do método lúdico em sala de aula para adultos tornou-se uma estratégia na atualidade, visto que possui a finalidade de despertar o interesse do aluno através de propostas que estimulem seus conhecimentos. Por meio da sistematização da produção científica nacional evidenciou-se que a prática lúdica no ambiente hospitalar contribui significativamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes durante sua permanência no hospital. Ainda que a ludicoterapia tenha valor terapêutico na hospitalização e necessite ser incorporada no processo de cuidar em Enfermagem, sua utilização não é efetiva nas instituições brasileiras. A justificativa para a escolha do tema, se configura sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. Portanto, o objetivo deste trabalho foi o de reconhecer como as práticas lúdicas estão inseridas na Enfermagem. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa, nas bases do Google acadêmico e Scielo. Foram utilizados como critério os idiomas: Português e Inglês, pesquisados com os descritores: Enfermagem; Docência; Lúdico. Conclui-se que dentro da área da enfermagem, o lúdico deve-se ser introduzido desde o ensino-aprendizagem como ferramenta de estudo, pois os conteúdos das disciplinas conseguem ser transmitidos com mais leveza e consequentemente, a compressão da temática é mais clara, favorecendo o ensino. Dentro de uma dimensão terapêutica, as práticas lúdicas, podem modificar o ambiente hospitalar acarretando de modo positivo na assistência aos pacientes, pois contribui para uma visão cuidadora, empática e de acolhimento; além de reduzir estressores ocasionados pela hospitalização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31673 10.34117/bjdv7n6-493 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31673 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31673/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61461-61472 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61461-61472 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61461-61472 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645540212080640 |