A expansão do sistema educacional brasileiro: o contexto da educação a distância (EAD) e a influência da UNESCO / The expansion of the educational system: the context of Brazilian distance education (EAD) and the influence of UNESCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47860 |
Resumo: | O presente trabalho pauta-se na análise do documento Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação e seus desdobramentos relacionados à expansão do sistema educacional brasileiro com ênfase na Educação a Distância (EAD). Do ponto de vista metodológico, realiza uma revisão bibliográfica de estudos já produzidos acerca da temática, bem como documental do material produzido na Conferência Mundial Sobre Educação Superior. Foi possível compreender que instituições como a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) não são pautadas por princípios de neutralidade, mas por projetos muito bem gestados de acordo ao que o sistema capitalista propõe para países da América Latina e Caribe quando se trata de educação. Questões como a diversificação dos sistemas de ensino visando a ampliar as oportunidades educacionais e a importância do potencial e dos desafios da tecnologia se tornam relevantes nessa discussão oferecendo um campo também para atuação da EAD. Destaca-se que o crescimento da educação a distância é uma pauta do Estado brasileiro associada a organismos como a UNESCO que, no cenário brasileiro, privilegiam o crescimento do setor privado mercantil em detrimento do setor público. |
id |
VERACRUZ-0_50784be9426c4e34374f4e67b3d02866 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47860 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A expansão do sistema educacional brasileiro: o contexto da educação a distância (EAD) e a influência da UNESCO / The expansion of the educational system: the context of Brazilian distance education (EAD) and the influence of UNESCOeducação a distânciaeducação públicamercantilização da educaçãoUnesco.O presente trabalho pauta-se na análise do documento Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação e seus desdobramentos relacionados à expansão do sistema educacional brasileiro com ênfase na Educação a Distância (EAD). Do ponto de vista metodológico, realiza uma revisão bibliográfica de estudos já produzidos acerca da temática, bem como documental do material produzido na Conferência Mundial Sobre Educação Superior. Foi possível compreender que instituições como a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) não são pautadas por princípios de neutralidade, mas por projetos muito bem gestados de acordo ao que o sistema capitalista propõe para países da América Latina e Caribe quando se trata de educação. Questões como a diversificação dos sistemas de ensino visando a ampliar as oportunidades educacionais e a importância do potencial e dos desafios da tecnologia se tornam relevantes nessa discussão oferecendo um campo também para atuação da EAD. Destaca-se que o crescimento da educação a distância é uma pauta do Estado brasileiro associada a organismos como a UNESCO que, no cenário brasileiro, privilegiam o crescimento do setor privado mercantil em detrimento do setor público.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4786010.34117/bjdv8n5-236Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36295-36309Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36295-36309Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36295-363092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47860/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Sheila de AraújoLima, Iracema Oliveira2022-06-01T11:49:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47860Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:05.571546Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expansão do sistema educacional brasileiro: o contexto da educação a distância (EAD) e a influência da UNESCO / The expansion of the educational system: the context of Brazilian distance education (EAD) and the influence of UNESCO |
title |
A expansão do sistema educacional brasileiro: o contexto da educação a distância (EAD) e a influência da UNESCO / The expansion of the educational system: the context of Brazilian distance education (EAD) and the influence of UNESCO |
spellingShingle |
A expansão do sistema educacional brasileiro: o contexto da educação a distância (EAD) e a influência da UNESCO / The expansion of the educational system: the context of Brazilian distance education (EAD) and the influence of UNESCO Paiva, Sheila de Araújo educação a distância educação pública mercantilização da educação Unesco. |
title_short |
A expansão do sistema educacional brasileiro: o contexto da educação a distância (EAD) e a influência da UNESCO / The expansion of the educational system: the context of Brazilian distance education (EAD) and the influence of UNESCO |
title_full |
A expansão do sistema educacional brasileiro: o contexto da educação a distância (EAD) e a influência da UNESCO / The expansion of the educational system: the context of Brazilian distance education (EAD) and the influence of UNESCO |
title_fullStr |
A expansão do sistema educacional brasileiro: o contexto da educação a distância (EAD) e a influência da UNESCO / The expansion of the educational system: the context of Brazilian distance education (EAD) and the influence of UNESCO |
title_full_unstemmed |
A expansão do sistema educacional brasileiro: o contexto da educação a distância (EAD) e a influência da UNESCO / The expansion of the educational system: the context of Brazilian distance education (EAD) and the influence of UNESCO |
title_sort |
A expansão do sistema educacional brasileiro: o contexto da educação a distância (EAD) e a influência da UNESCO / The expansion of the educational system: the context of Brazilian distance education (EAD) and the influence of UNESCO |
author |
Paiva, Sheila de Araújo |
author_facet |
Paiva, Sheila de Araújo Lima, Iracema Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Iracema Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Sheila de Araújo Lima, Iracema Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação a distância educação pública mercantilização da educação Unesco. |
topic |
educação a distância educação pública mercantilização da educação Unesco. |
description |
O presente trabalho pauta-se na análise do documento Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação e seus desdobramentos relacionados à expansão do sistema educacional brasileiro com ênfase na Educação a Distância (EAD). Do ponto de vista metodológico, realiza uma revisão bibliográfica de estudos já produzidos acerca da temática, bem como documental do material produzido na Conferência Mundial Sobre Educação Superior. Foi possível compreender que instituições como a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) não são pautadas por princípios de neutralidade, mas por projetos muito bem gestados de acordo ao que o sistema capitalista propõe para países da América Latina e Caribe quando se trata de educação. Questões como a diversificação dos sistemas de ensino visando a ampliar as oportunidades educacionais e a importância do potencial e dos desafios da tecnologia se tornam relevantes nessa discussão oferecendo um campo também para atuação da EAD. Destaca-se que o crescimento da educação a distância é uma pauta do Estado brasileiro associada a organismos como a UNESCO que, no cenário brasileiro, privilegiam o crescimento do setor privado mercantil em detrimento do setor público. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47860 10.34117/bjdv8n5-236 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47860 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47860/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36295-36309 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36295-36309 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36295-36309 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645597017636864 |