Marketing ambiental: estudo diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) do IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Louis Rodrigues Castro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Souza, Samir Cristino, Aires, Maurílio Gadelha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57406
Resumo: A sociedade tem se voltado cada vez mais para as questões ambientais, uma  vez que é intrinsecamente ligada ao bem-estar das presentes e futuras gerações, por isso a necessidade do apelo ambiental nas empresas, a fim de alcançar as expectativas do mercado consumidor, que tem se preocupado em consumir conscientemente. O marketing ambiental é uma ferramenta fundamental nesse processo, visto      que é responsável pela interação empresa-cliente. Desse modo, torna-se imprescindível a adoção de estratégias de marketing ambiental para o fortalecimento da empresa e de sua marca, visando alcançar a sustentabilidade. Este estudo tem o objetivo de realizar um diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC/IFRN) e trazer à estas a importância da implementação de uma estratégia de marketing verde para o seu melhor desempenho no mercado. Foram realizados estudos e aplicado um questionário diagnóstico a fim de compreender qual a compreensão e prática do marketing ambiental pelas empresas. Constatou-se que as  empresas precisam ampliar seus conhecimentos sobre marketink ambiental, pois possuem um nível baixo de conhecimento. Utilizam poucos elementos do marketing ambiental, mas tem potencial para desenvolver a sustentabilidade em suas estratégias de marketing.
id VERACRUZ-0_51cbecdb76205406ed40dc46d7b42699
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57406
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Marketing ambiental: estudo diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) do IFRNITNCmarketing ambientalsustentabilidadeA sociedade tem se voltado cada vez mais para as questões ambientais, uma  vez que é intrinsecamente ligada ao bem-estar das presentes e futuras gerações, por isso a necessidade do apelo ambiental nas empresas, a fim de alcançar as expectativas do mercado consumidor, que tem se preocupado em consumir conscientemente. O marketing ambiental é uma ferramenta fundamental nesse processo, visto      que é responsável pela interação empresa-cliente. Desse modo, torna-se imprescindível a adoção de estratégias de marketing ambiental para o fortalecimento da empresa e de sua marca, visando alcançar a sustentabilidade. Este estudo tem o objetivo de realizar um diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC/IFRN) e trazer à estas a importância da implementação de uma estratégia de marketing verde para o seu melhor desempenho no mercado. Foram realizados estudos e aplicado um questionário diagnóstico a fim de compreender qual a compreensão e prática do marketing ambiental pelas empresas. Constatou-se que as  empresas precisam ampliar seus conhecimentos sobre marketink ambiental, pois possuem um nível baixo de conhecimento. Utilizam poucos elementos do marketing ambiental, mas tem potencial para desenvolver a sustentabilidade em suas estratégias de marketing.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5740610.34117/bjdv9n2-110Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 7812-7837Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 7812-7837Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 7812-78372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57406/41988de Araújo, Louis Rodrigues Castrode Souza, Samir CristinoAires, Maurílio Gadelhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T10:58:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57406Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:20.176826Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing ambiental: estudo diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) do IFRN
title Marketing ambiental: estudo diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) do IFRN
spellingShingle Marketing ambiental: estudo diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) do IFRN
de Araújo, Louis Rodrigues Castro
ITNC
marketing ambiental
sustentabilidade
title_short Marketing ambiental: estudo diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) do IFRN
title_full Marketing ambiental: estudo diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) do IFRN
title_fullStr Marketing ambiental: estudo diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) do IFRN
title_full_unstemmed Marketing ambiental: estudo diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) do IFRN
title_sort Marketing ambiental: estudo diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) do IFRN
author de Araújo, Louis Rodrigues Castro
author_facet de Araújo, Louis Rodrigues Castro
de Souza, Samir Cristino
Aires, Maurílio Gadelha
author_role author
author2 de Souza, Samir Cristino
Aires, Maurílio Gadelha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Louis Rodrigues Castro
de Souza, Samir Cristino
Aires, Maurílio Gadelha
dc.subject.por.fl_str_mv ITNC
marketing ambiental
sustentabilidade
topic ITNC
marketing ambiental
sustentabilidade
description A sociedade tem se voltado cada vez mais para as questões ambientais, uma  vez que é intrinsecamente ligada ao bem-estar das presentes e futuras gerações, por isso a necessidade do apelo ambiental nas empresas, a fim de alcançar as expectativas do mercado consumidor, que tem se preocupado em consumir conscientemente. O marketing ambiental é uma ferramenta fundamental nesse processo, visto      que é responsável pela interação empresa-cliente. Desse modo, torna-se imprescindível a adoção de estratégias de marketing ambiental para o fortalecimento da empresa e de sua marca, visando alcançar a sustentabilidade. Este estudo tem o objetivo de realizar um diagnóstico dos projetos de marketing das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC/IFRN) e trazer à estas a importância da implementação de uma estratégia de marketing verde para o seu melhor desempenho no mercado. Foram realizados estudos e aplicado um questionário diagnóstico a fim de compreender qual a compreensão e prática do marketing ambiental pelas empresas. Constatou-se que as  empresas precisam ampliar seus conhecimentos sobre marketink ambiental, pois possuem um nível baixo de conhecimento. Utilizam poucos elementos do marketing ambiental, mas tem potencial para desenvolver a sustentabilidade em suas estratégias de marketing.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57406
10.34117/bjdv9n2-110
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57406
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n2-110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57406/41988
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 7812-7837
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 7812-7837
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 7812-7837
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645628094283776