Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16408 |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida como parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié-BA, no período de 2017 a 2019. Teve por objetivo promover o ensino do conteúdo Tabela Periódica por meio do uso de aplicativos móveis no 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Jequié. Como objetivo específico, buscou-se realizar atividades instrumentalizadas. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as experiências dos estudantes frente ao uso desta tecnologia. Realizou-se um levantamento prévio no dispositivo móveis Android dos Apps gratuitos e pagos, com o conteúdo tabela periódica, na loja virtual “Play Store” e de Artigos que falavam sobre “O uso de aplicativos no ensino de Química”, “O uso de celulares no ensino”, “O uso das tecnologias móveis no ensino de Química”. O desenvolvimento das atividades aconteceu em cinco momentos, como resultado, os alunos obtiveram aproveitamento significativo nas atividades desenvolvidas, bem como, a avaliação realizada pelos mesmos sobre o “Uso dos aplicativos no contexto escolar”, evidenciou maior interesse pela disciplina Química, melhor aprendizado do conteúdo, e vontade de intensificar a utilização dos aplicativos móveis em sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_587cb3089e6ecb54b77ad28d141c932b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16408 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic TableTabela PeriódicaQuímicaAplicativosSmartphones.Esta pesquisa foi desenvolvida como parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié-BA, no período de 2017 a 2019. Teve por objetivo promover o ensino do conteúdo Tabela Periódica por meio do uso de aplicativos móveis no 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Jequié. Como objetivo específico, buscou-se realizar atividades instrumentalizadas. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as experiências dos estudantes frente ao uso desta tecnologia. Realizou-se um levantamento prévio no dispositivo móveis Android dos Apps gratuitos e pagos, com o conteúdo tabela periódica, na loja virtual “Play Store” e de Artigos que falavam sobre “O uso de aplicativos no ensino de Química”, “O uso de celulares no ensino”, “O uso das tecnologias móveis no ensino de Química”. O desenvolvimento das atividades aconteceu em cinco momentos, como resultado, os alunos obtiveram aproveitamento significativo nas atividades desenvolvidas, bem como, a avaliação realizada pelos mesmos sobre o “Uso dos aplicativos no contexto escolar”, evidenciou maior interesse pela disciplina Química, melhor aprendizado do conteúdo, e vontade de intensificar a utilização dos aplicativos móveis em sala de aula. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1640810.34117/bjdv6n9-225Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 67056-67073Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 67056-67073Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 67056-670732525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16408/13422Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leydiane Trindade daAraújo, Sulene Alves deLima, Alba Consuelo MenezesRoca, Marcelo Eça2020-10-14T16:32:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16408Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:35.770555Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table |
title |
Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table |
spellingShingle |
Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table Silva, Leydiane Trindade da Tabela Periódica Química Aplicativos Smartphones. |
title_short |
Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table |
title_full |
Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table |
title_fullStr |
Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table |
title_full_unstemmed |
Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table |
title_sort |
Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table |
author |
Silva, Leydiane Trindade da |
author_facet |
Silva, Leydiane Trindade da Araújo, Sulene Alves de Lima, Alba Consuelo Menezes Roca, Marcelo Eça |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Sulene Alves de Lima, Alba Consuelo Menezes Roca, Marcelo Eça |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leydiane Trindade da Araújo, Sulene Alves de Lima, Alba Consuelo Menezes Roca, Marcelo Eça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tabela Periódica Química Aplicativos Smartphones. |
topic |
Tabela Periódica Química Aplicativos Smartphones. |
description |
Esta pesquisa foi desenvolvida como parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié-BA, no período de 2017 a 2019. Teve por objetivo promover o ensino do conteúdo Tabela Periódica por meio do uso de aplicativos móveis no 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Jequié. Como objetivo específico, buscou-se realizar atividades instrumentalizadas. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as experiências dos estudantes frente ao uso desta tecnologia. Realizou-se um levantamento prévio no dispositivo móveis Android dos Apps gratuitos e pagos, com o conteúdo tabela periódica, na loja virtual “Play Store” e de Artigos que falavam sobre “O uso de aplicativos no ensino de Química”, “O uso de celulares no ensino”, “O uso das tecnologias móveis no ensino de Química”. O desenvolvimento das atividades aconteceu em cinco momentos, como resultado, os alunos obtiveram aproveitamento significativo nas atividades desenvolvidas, bem como, a avaliação realizada pelos mesmos sobre o “Uso dos aplicativos no contexto escolar”, evidenciou maior interesse pela disciplina Química, melhor aprendizado do conteúdo, e vontade de intensificar a utilização dos aplicativos móveis em sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16408 10.34117/bjdv6n9-225 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16408 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16408/13422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 67056-67073 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 67056-67073 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 67056-67073 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645477903597568 |