Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leydiane Trindade da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Sulene Alves de, Lima, Alba Consuelo Menezes, Roca, Marcelo Eça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16408
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida como parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié-BA, no período de 2017 a 2019. Teve por objetivo promover o ensino do conteúdo Tabela Periódica por meio do uso de aplicativos móveis no 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Jequié. Como objetivo específico, buscou-se realizar atividades instrumentalizadas. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as experiências dos estudantes frente ao uso desta tecnologia. Realizou-se um levantamento prévio no dispositivo móveis Android dos Apps gratuitos e pagos, com o conteúdo tabela periódica, na loja virtual “Play Store” e de Artigos que falavam sobre “O uso de aplicativos no ensino de Química”, “O uso de celulares no ensino”, “O uso das tecnologias móveis no ensino de Química”. O desenvolvimento das atividades aconteceu em cinco momentos, como resultado, os alunos obtiveram aproveitamento significativo nas atividades desenvolvidas, bem como, a avaliação realizada pelos mesmos sobre o “Uso dos aplicativos no contexto escolar”, evidenciou maior interesse pela disciplina Química, melhor aprendizado do conteúdo, e vontade de intensificar a utilização dos aplicativos móveis em sala de aula. 
id VERACRUZ-0_587cb3089e6ecb54b77ad28d141c932b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16408
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic TableTabela PeriódicaQuímicaAplicativosSmartphones.Esta pesquisa foi desenvolvida como parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié-BA, no período de 2017 a 2019. Teve por objetivo promover o ensino do conteúdo Tabela Periódica por meio do uso de aplicativos móveis no 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Jequié. Como objetivo específico, buscou-se realizar atividades instrumentalizadas. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as experiências dos estudantes frente ao uso desta tecnologia. Realizou-se um levantamento prévio no dispositivo móveis Android dos Apps gratuitos e pagos, com o conteúdo tabela periódica, na loja virtual “Play Store” e de Artigos que falavam sobre “O uso de aplicativos no ensino de Química”, “O uso de celulares no ensino”, “O uso das tecnologias móveis no ensino de Química”. O desenvolvimento das atividades aconteceu em cinco momentos, como resultado, os alunos obtiveram aproveitamento significativo nas atividades desenvolvidas, bem como, a avaliação realizada pelos mesmos sobre o “Uso dos aplicativos no contexto escolar”, evidenciou maior interesse pela disciplina Química, melhor aprendizado do conteúdo, e vontade de intensificar a utilização dos aplicativos móveis em sala de aula. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1640810.34117/bjdv6n9-225Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 67056-67073Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 67056-67073Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 67056-670732525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16408/13422Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leydiane Trindade daAraújo, Sulene Alves deLima, Alba Consuelo MenezesRoca, Marcelo Eça2020-10-14T16:32:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16408Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:35.770555Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table
title Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table
spellingShingle Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table
Silva, Leydiane Trindade da
Tabela Periódica
Química
Aplicativos
Smartphones.
title_short Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table
title_full Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table
title_fullStr Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table
title_full_unstemmed Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table
title_sort Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica / Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table
author Silva, Leydiane Trindade da
author_facet Silva, Leydiane Trindade da
Araújo, Sulene Alves de
Lima, Alba Consuelo Menezes
Roca, Marcelo Eça
author_role author
author2 Araújo, Sulene Alves de
Lima, Alba Consuelo Menezes
Roca, Marcelo Eça
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leydiane Trindade da
Araújo, Sulene Alves de
Lima, Alba Consuelo Menezes
Roca, Marcelo Eça
dc.subject.por.fl_str_mv Tabela Periódica
Química
Aplicativos
Smartphones.
topic Tabela Periódica
Química
Aplicativos
Smartphones.
description Esta pesquisa foi desenvolvida como parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié-BA, no período de 2017 a 2019. Teve por objetivo promover o ensino do conteúdo Tabela Periódica por meio do uso de aplicativos móveis no 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Jequié. Como objetivo específico, buscou-se realizar atividades instrumentalizadas. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as experiências dos estudantes frente ao uso desta tecnologia. Realizou-se um levantamento prévio no dispositivo móveis Android dos Apps gratuitos e pagos, com o conteúdo tabela periódica, na loja virtual “Play Store” e de Artigos que falavam sobre “O uso de aplicativos no ensino de Química”, “O uso de celulares no ensino”, “O uso das tecnologias móveis no ensino de Química”. O desenvolvimento das atividades aconteceu em cinco momentos, como resultado, os alunos obtiveram aproveitamento significativo nas atividades desenvolvidas, bem como, a avaliação realizada pelos mesmos sobre o “Uso dos aplicativos no contexto escolar”, evidenciou maior interesse pela disciplina Química, melhor aprendizado do conteúdo, e vontade de intensificar a utilização dos aplicativos móveis em sala de aula. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16408
10.34117/bjdv6n9-225
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16408
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16408/13422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 67056-67073
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 67056-67073
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 67056-67073
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645477903597568