Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobreira, André Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Antônia Marli Lima, de Souza, Antônio Carlos Silva, de Castilho, Camilla Moreira, Costa, Edson do Socorro Furtado, da Silva, Elenice de Lima dos Santos, Ferreira, Erineuda Maria da Silva, da Costa, Hozana Freitas, Araújo, José Vieira, Machado, Juliana Moreira de Castilho, da Silva, Romildo Robson Silveira, Silva, Shirley Cristina Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24216
Resumo: Este artigo teve como finalidade realizar uma investigação em alguns trabalhos científicos que versavam sobre como os livros didáticos de Matemática, no âmbito da educação básica, abordavam os conteúdos de Matemática Financeira. Como esta pesquisa foi de cunho bibliográfico, o instrumento usado para a produção das informações foi uma pesquisa em sites de instituições, buscando bancos de trabalhos publicados sobre a temática em questão, de modo que conseguíssemos encontrar os relatos e conclusões que tais pesquisadores realizaram, ao pesquisarem alguns livros didáticos e seus conteúdos. A pesquisa nos revelou que, em geral, os livros de Matemática, ao realizar a apresentação dos conteúdos pertinentes à Matemática Financeira, o faziam dentro do método tradicional e, em alguns casos sem que fosse levado em conta uma sequência de requisitos mínimos necessários. As discussões se fundamentaram em estudos de Nascimento (2004), Cóser Filho (2008), Novaes (2009), entre outros. Metodologicamente, o estudo teve uma abordagem qualitativa. Este trabalho nos mostrou o quanto é importante o livro didático nas aulas de Matemática, mas, ao mesmo tempo, apresenta um fato preocupante, pois como supramencionado, a abordagem apresentada nos mesmos, segundo as pesquisas, não favorece uma aprendizagem significativa, pois a maioria das situações propostas não traziam reflexões e problemas do cotidiano dos estudantes.
id VERACRUZ-0_5a679e93554af4815294a1574ba02b2a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24216
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooksMatemáticaCidadaniaMatemática FinanceiraLivro didático.Este artigo teve como finalidade realizar uma investigação em alguns trabalhos científicos que versavam sobre como os livros didáticos de Matemática, no âmbito da educação básica, abordavam os conteúdos de Matemática Financeira. Como esta pesquisa foi de cunho bibliográfico, o instrumento usado para a produção das informações foi uma pesquisa em sites de instituições, buscando bancos de trabalhos publicados sobre a temática em questão, de modo que conseguíssemos encontrar os relatos e conclusões que tais pesquisadores realizaram, ao pesquisarem alguns livros didáticos e seus conteúdos. A pesquisa nos revelou que, em geral, os livros de Matemática, ao realizar a apresentação dos conteúdos pertinentes à Matemática Financeira, o faziam dentro do método tradicional e, em alguns casos sem que fosse levado em conta uma sequência de requisitos mínimos necessários. As discussões se fundamentaram em estudos de Nascimento (2004), Cóser Filho (2008), Novaes (2009), entre outros. Metodologicamente, o estudo teve uma abordagem qualitativa. Este trabalho nos mostrou o quanto é importante o livro didático nas aulas de Matemática, mas, ao mesmo tempo, apresenta um fato preocupante, pois como supramencionado, a abordagem apresentada nos mesmos, segundo as pesquisas, não favorece uma aprendizagem significativa, pois a maioria das situações propostas não traziam reflexões e problemas do cotidiano dos estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2421610.34117/bjdv7n2-063Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12668-12684Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12668-12684Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12668-126842525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24216/19382Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobreira, André AlvesBarbosa, Antônia Marli Limade Souza, Antônio Carlos Silvade Castilho, Camilla MoreiraCosta, Edson do Socorro Furtadoda Silva, Elenice de Lima dos SantosFerreira, Erineuda Maria da Silvada Costa, Hozana FreitasAraújo, José VieiraMachado, Juliana Moreira de Castilhoda Silva, Romildo Robson SilveiraSilva, Shirley Cristina Moreira2022-06-24T19:06:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24216Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:19.784146Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks
title Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks
spellingShingle Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks
Sobreira, André Alves
Matemática
Cidadania
Matemática Financeira
Livro didático.
title_short Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks
title_full Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks
title_fullStr Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks
title_full_unstemmed Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks
title_sort Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks
author Sobreira, André Alves
author_facet Sobreira, André Alves
Barbosa, Antônia Marli Lima
de Souza, Antônio Carlos Silva
de Castilho, Camilla Moreira
Costa, Edson do Socorro Furtado
da Silva, Elenice de Lima dos Santos
Ferreira, Erineuda Maria da Silva
da Costa, Hozana Freitas
Araújo, José Vieira
Machado, Juliana Moreira de Castilho
da Silva, Romildo Robson Silveira
Silva, Shirley Cristina Moreira
author_role author
author2 Barbosa, Antônia Marli Lima
de Souza, Antônio Carlos Silva
de Castilho, Camilla Moreira
Costa, Edson do Socorro Furtado
da Silva, Elenice de Lima dos Santos
Ferreira, Erineuda Maria da Silva
da Costa, Hozana Freitas
Araújo, José Vieira
Machado, Juliana Moreira de Castilho
da Silva, Romildo Robson Silveira
Silva, Shirley Cristina Moreira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobreira, André Alves
Barbosa, Antônia Marli Lima
de Souza, Antônio Carlos Silva
de Castilho, Camilla Moreira
Costa, Edson do Socorro Furtado
da Silva, Elenice de Lima dos Santos
Ferreira, Erineuda Maria da Silva
da Costa, Hozana Freitas
Araújo, José Vieira
Machado, Juliana Moreira de Castilho
da Silva, Romildo Robson Silveira
Silva, Shirley Cristina Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Cidadania
Matemática Financeira
Livro didático.
topic Matemática
Cidadania
Matemática Financeira
Livro didático.
description Este artigo teve como finalidade realizar uma investigação em alguns trabalhos científicos que versavam sobre como os livros didáticos de Matemática, no âmbito da educação básica, abordavam os conteúdos de Matemática Financeira. Como esta pesquisa foi de cunho bibliográfico, o instrumento usado para a produção das informações foi uma pesquisa em sites de instituições, buscando bancos de trabalhos publicados sobre a temática em questão, de modo que conseguíssemos encontrar os relatos e conclusões que tais pesquisadores realizaram, ao pesquisarem alguns livros didáticos e seus conteúdos. A pesquisa nos revelou que, em geral, os livros de Matemática, ao realizar a apresentação dos conteúdos pertinentes à Matemática Financeira, o faziam dentro do método tradicional e, em alguns casos sem que fosse levado em conta uma sequência de requisitos mínimos necessários. As discussões se fundamentaram em estudos de Nascimento (2004), Cóser Filho (2008), Novaes (2009), entre outros. Metodologicamente, o estudo teve uma abordagem qualitativa. Este trabalho nos mostrou o quanto é importante o livro didático nas aulas de Matemática, mas, ao mesmo tempo, apresenta um fato preocupante, pois como supramencionado, a abordagem apresentada nos mesmos, segundo as pesquisas, não favorece uma aprendizagem significativa, pois a maioria das situações propostas não traziam reflexões e problemas do cotidiano dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24216
10.34117/bjdv7n2-063
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24216
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24216/19382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12668-12684
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12668-12684
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12668-12684
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645509612535808