Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24216 |
Resumo: | Este artigo teve como finalidade realizar uma investigação em alguns trabalhos científicos que versavam sobre como os livros didáticos de Matemática, no âmbito da educação básica, abordavam os conteúdos de Matemática Financeira. Como esta pesquisa foi de cunho bibliográfico, o instrumento usado para a produção das informações foi uma pesquisa em sites de instituições, buscando bancos de trabalhos publicados sobre a temática em questão, de modo que conseguíssemos encontrar os relatos e conclusões que tais pesquisadores realizaram, ao pesquisarem alguns livros didáticos e seus conteúdos. A pesquisa nos revelou que, em geral, os livros de Matemática, ao realizar a apresentação dos conteúdos pertinentes à Matemática Financeira, o faziam dentro do método tradicional e, em alguns casos sem que fosse levado em conta uma sequência de requisitos mínimos necessários. As discussões se fundamentaram em estudos de Nascimento (2004), Cóser Filho (2008), Novaes (2009), entre outros. Metodologicamente, o estudo teve uma abordagem qualitativa. Este trabalho nos mostrou o quanto é importante o livro didático nas aulas de Matemática, mas, ao mesmo tempo, apresenta um fato preocupante, pois como supramencionado, a abordagem apresentada nos mesmos, segundo as pesquisas, não favorece uma aprendizagem significativa, pois a maioria das situações propostas não traziam reflexões e problemas do cotidiano dos estudantes. |
id |
VERACRUZ-0_5a679e93554af4815294a1574ba02b2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24216 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooksMatemáticaCidadaniaMatemática FinanceiraLivro didático.Este artigo teve como finalidade realizar uma investigação em alguns trabalhos científicos que versavam sobre como os livros didáticos de Matemática, no âmbito da educação básica, abordavam os conteúdos de Matemática Financeira. Como esta pesquisa foi de cunho bibliográfico, o instrumento usado para a produção das informações foi uma pesquisa em sites de instituições, buscando bancos de trabalhos publicados sobre a temática em questão, de modo que conseguíssemos encontrar os relatos e conclusões que tais pesquisadores realizaram, ao pesquisarem alguns livros didáticos e seus conteúdos. A pesquisa nos revelou que, em geral, os livros de Matemática, ao realizar a apresentação dos conteúdos pertinentes à Matemática Financeira, o faziam dentro do método tradicional e, em alguns casos sem que fosse levado em conta uma sequência de requisitos mínimos necessários. As discussões se fundamentaram em estudos de Nascimento (2004), Cóser Filho (2008), Novaes (2009), entre outros. Metodologicamente, o estudo teve uma abordagem qualitativa. Este trabalho nos mostrou o quanto é importante o livro didático nas aulas de Matemática, mas, ao mesmo tempo, apresenta um fato preocupante, pois como supramencionado, a abordagem apresentada nos mesmos, segundo as pesquisas, não favorece uma aprendizagem significativa, pois a maioria das situações propostas não traziam reflexões e problemas do cotidiano dos estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2421610.34117/bjdv7n2-063Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12668-12684Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12668-12684Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12668-126842525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24216/19382Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobreira, André AlvesBarbosa, Antônia Marli Limade Souza, Antônio Carlos Silvade Castilho, Camilla MoreiraCosta, Edson do Socorro Furtadoda Silva, Elenice de Lima dos SantosFerreira, Erineuda Maria da Silvada Costa, Hozana FreitasAraújo, José VieiraMachado, Juliana Moreira de Castilhoda Silva, Romildo Robson SilveiraSilva, Shirley Cristina Moreira2022-06-24T19:06:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24216Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:19.784146Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks |
title |
Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks |
spellingShingle |
Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks Sobreira, André Alves Matemática Cidadania Matemática Financeira Livro didático. |
title_short |
Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks |
title_full |
Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks |
title_fullStr |
Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks |
title_full_unstemmed |
Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks |
title_sort |
Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks |
author |
Sobreira, André Alves |
author_facet |
Sobreira, André Alves Barbosa, Antônia Marli Lima de Souza, Antônio Carlos Silva de Castilho, Camilla Moreira Costa, Edson do Socorro Furtado da Silva, Elenice de Lima dos Santos Ferreira, Erineuda Maria da Silva da Costa, Hozana Freitas Araújo, José Vieira Machado, Juliana Moreira de Castilho da Silva, Romildo Robson Silveira Silva, Shirley Cristina Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Antônia Marli Lima de Souza, Antônio Carlos Silva de Castilho, Camilla Moreira Costa, Edson do Socorro Furtado da Silva, Elenice de Lima dos Santos Ferreira, Erineuda Maria da Silva da Costa, Hozana Freitas Araújo, José Vieira Machado, Juliana Moreira de Castilho da Silva, Romildo Robson Silveira Silva, Shirley Cristina Moreira |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobreira, André Alves Barbosa, Antônia Marli Lima de Souza, Antônio Carlos Silva de Castilho, Camilla Moreira Costa, Edson do Socorro Furtado da Silva, Elenice de Lima dos Santos Ferreira, Erineuda Maria da Silva da Costa, Hozana Freitas Araújo, José Vieira Machado, Juliana Moreira de Castilho da Silva, Romildo Robson Silveira Silva, Shirley Cristina Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Cidadania Matemática Financeira Livro didático. |
topic |
Matemática Cidadania Matemática Financeira Livro didático. |
description |
Este artigo teve como finalidade realizar uma investigação em alguns trabalhos científicos que versavam sobre como os livros didáticos de Matemática, no âmbito da educação básica, abordavam os conteúdos de Matemática Financeira. Como esta pesquisa foi de cunho bibliográfico, o instrumento usado para a produção das informações foi uma pesquisa em sites de instituições, buscando bancos de trabalhos publicados sobre a temática em questão, de modo que conseguíssemos encontrar os relatos e conclusões que tais pesquisadores realizaram, ao pesquisarem alguns livros didáticos e seus conteúdos. A pesquisa nos revelou que, em geral, os livros de Matemática, ao realizar a apresentação dos conteúdos pertinentes à Matemática Financeira, o faziam dentro do método tradicional e, em alguns casos sem que fosse levado em conta uma sequência de requisitos mínimos necessários. As discussões se fundamentaram em estudos de Nascimento (2004), Cóser Filho (2008), Novaes (2009), entre outros. Metodologicamente, o estudo teve uma abordagem qualitativa. Este trabalho nos mostrou o quanto é importante o livro didático nas aulas de Matemática, mas, ao mesmo tempo, apresenta um fato preocupante, pois como supramencionado, a abordagem apresentada nos mesmos, segundo as pesquisas, não favorece uma aprendizagem significativa, pois a maioria das situações propostas não traziam reflexões e problemas do cotidiano dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24216 10.34117/bjdv7n2-063 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24216 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24216/19382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12668-12684 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12668-12684 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12668-12684 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645509612535808 |