Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edna Felix da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Kaltieli Gomes da, Brito, Maria Rosemary de, Silva, Geany Carla Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12120
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões pertinentes à desvalorização da profissão docente no contexto atual da educação brasileira em razão do funcionamento de classes multisseriadas, além de apresentar os pontos positivos desta modalidade de ensino. O descaso com o professor, a falta de condições dignas de trabalho e os baixos salários refletem notoriamente na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos. O papel do professor é fundamental diante de todo o contexto social apresentado pelas classes multisseriadas, uma vez que dele dependem todos os outros profissionais, através dele a aprendizagem acontece, a cultura é disseminada bem como os valores essenciais para a vivência harmoniosa na sociedade. Há uma necessidade urgente de investimento e de políticas públicas voltadas para a qualificação e valorização deste profissional, somente assim de fato, teremos uma educação de qualidade para todos. A pesquisa estrutura-se em análise bibliográfica com abordagem descritiva. Os resultados apontam para a necessidade de um maior investimento na educação e a melhoria do sistema de classes multisseriadas.
id VERACRUZ-0_5b8ab951ae57beeb855f4e1fed8f02d5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12120
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schoolsDesvalorizaçãoProfissão docenteEducaçãoQualidadeClasses Multisseriadas.O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões pertinentes à desvalorização da profissão docente no contexto atual da educação brasileira em razão do funcionamento de classes multisseriadas, além de apresentar os pontos positivos desta modalidade de ensino. O descaso com o professor, a falta de condições dignas de trabalho e os baixos salários refletem notoriamente na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos. O papel do professor é fundamental diante de todo o contexto social apresentado pelas classes multisseriadas, uma vez que dele dependem todos os outros profissionais, através dele a aprendizagem acontece, a cultura é disseminada bem como os valores essenciais para a vivência harmoniosa na sociedade. Há uma necessidade urgente de investimento e de políticas públicas voltadas para a qualificação e valorização deste profissional, somente assim de fato, teremos uma educação de qualidade para todos. A pesquisa estrutura-se em análise bibliográfica com abordagem descritiva. Os resultados apontam para a necessidade de um maior investimento na educação e a melhoria do sistema de classes multisseriadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1212010.34117/bjdv6n6-525Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40177-40194Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40177-40194Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40177-401942525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12120/10151Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edna Felix daSilva, Kaltieli Gomes daBrito, Maria Rosemary deSilva, Geany Carla Barros2020-07-21T19:01:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12120Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:29.633039Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools
title Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools
spellingShingle Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools
Silva, Edna Felix da
Desvalorização
Profissão docente
Educação
Qualidade
Classes Multisseriadas.
title_short Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools
title_full Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools
title_fullStr Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools
title_full_unstemmed Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools
title_sort Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools
author Silva, Edna Felix da
author_facet Silva, Edna Felix da
Silva, Kaltieli Gomes da
Brito, Maria Rosemary de
Silva, Geany Carla Barros
author_role author
author2 Silva, Kaltieli Gomes da
Brito, Maria Rosemary de
Silva, Geany Carla Barros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edna Felix da
Silva, Kaltieli Gomes da
Brito, Maria Rosemary de
Silva, Geany Carla Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Desvalorização
Profissão docente
Educação
Qualidade
Classes Multisseriadas.
topic Desvalorização
Profissão docente
Educação
Qualidade
Classes Multisseriadas.
description O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões pertinentes à desvalorização da profissão docente no contexto atual da educação brasileira em razão do funcionamento de classes multisseriadas, além de apresentar os pontos positivos desta modalidade de ensino. O descaso com o professor, a falta de condições dignas de trabalho e os baixos salários refletem notoriamente na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos. O papel do professor é fundamental diante de todo o contexto social apresentado pelas classes multisseriadas, uma vez que dele dependem todos os outros profissionais, através dele a aprendizagem acontece, a cultura é disseminada bem como os valores essenciais para a vivência harmoniosa na sociedade. Há uma necessidade urgente de investimento e de políticas públicas voltadas para a qualificação e valorização deste profissional, somente assim de fato, teremos uma educação de qualidade para todos. A pesquisa estrutura-se em análise bibliográfica com abordagem descritiva. Os resultados apontam para a necessidade de um maior investimento na educação e a melhoria do sistema de classes multisseriadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12120
10.34117/bjdv6n6-525
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12120
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12120/10151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40177-40194
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40177-40194
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40177-40194
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645459884867584