Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12120 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões pertinentes à desvalorização da profissão docente no contexto atual da educação brasileira em razão do funcionamento de classes multisseriadas, além de apresentar os pontos positivos desta modalidade de ensino. O descaso com o professor, a falta de condições dignas de trabalho e os baixos salários refletem notoriamente na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos. O papel do professor é fundamental diante de todo o contexto social apresentado pelas classes multisseriadas, uma vez que dele dependem todos os outros profissionais, através dele a aprendizagem acontece, a cultura é disseminada bem como os valores essenciais para a vivência harmoniosa na sociedade. Há uma necessidade urgente de investimento e de políticas públicas voltadas para a qualificação e valorização deste profissional, somente assim de fato, teremos uma educação de qualidade para todos. A pesquisa estrutura-se em análise bibliográfica com abordagem descritiva. Os resultados apontam para a necessidade de um maior investimento na educação e a melhoria do sistema de classes multisseriadas. |
id |
VERACRUZ-0_5b8ab951ae57beeb855f4e1fed8f02d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12120 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schoolsDesvalorizaçãoProfissão docenteEducaçãoQualidadeClasses Multisseriadas.O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões pertinentes à desvalorização da profissão docente no contexto atual da educação brasileira em razão do funcionamento de classes multisseriadas, além de apresentar os pontos positivos desta modalidade de ensino. O descaso com o professor, a falta de condições dignas de trabalho e os baixos salários refletem notoriamente na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos. O papel do professor é fundamental diante de todo o contexto social apresentado pelas classes multisseriadas, uma vez que dele dependem todos os outros profissionais, através dele a aprendizagem acontece, a cultura é disseminada bem como os valores essenciais para a vivência harmoniosa na sociedade. Há uma necessidade urgente de investimento e de políticas públicas voltadas para a qualificação e valorização deste profissional, somente assim de fato, teremos uma educação de qualidade para todos. A pesquisa estrutura-se em análise bibliográfica com abordagem descritiva. Os resultados apontam para a necessidade de um maior investimento na educação e a melhoria do sistema de classes multisseriadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1212010.34117/bjdv6n6-525Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40177-40194Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40177-40194Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40177-401942525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12120/10151Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edna Felix daSilva, Kaltieli Gomes daBrito, Maria Rosemary deSilva, Geany Carla Barros2020-07-21T19:01:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12120Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:29.633039Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools |
title |
Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools |
spellingShingle |
Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools Silva, Edna Felix da Desvalorização Profissão docente Educação Qualidade Classes Multisseriadas. |
title_short |
Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools |
title_full |
Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools |
title_fullStr |
Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools |
title_full_unstemmed |
Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools |
title_sort |
Os desafios e possibilidades nas escolas multisseriadas / The challenges and possibilities in multiseried schools |
author |
Silva, Edna Felix da |
author_facet |
Silva, Edna Felix da Silva, Kaltieli Gomes da Brito, Maria Rosemary de Silva, Geany Carla Barros |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Kaltieli Gomes da Brito, Maria Rosemary de Silva, Geany Carla Barros |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edna Felix da Silva, Kaltieli Gomes da Brito, Maria Rosemary de Silva, Geany Carla Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desvalorização Profissão docente Educação Qualidade Classes Multisseriadas. |
topic |
Desvalorização Profissão docente Educação Qualidade Classes Multisseriadas. |
description |
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões pertinentes à desvalorização da profissão docente no contexto atual da educação brasileira em razão do funcionamento de classes multisseriadas, além de apresentar os pontos positivos desta modalidade de ensino. O descaso com o professor, a falta de condições dignas de trabalho e os baixos salários refletem notoriamente na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos. O papel do professor é fundamental diante de todo o contexto social apresentado pelas classes multisseriadas, uma vez que dele dependem todos os outros profissionais, através dele a aprendizagem acontece, a cultura é disseminada bem como os valores essenciais para a vivência harmoniosa na sociedade. Há uma necessidade urgente de investimento e de políticas públicas voltadas para a qualificação e valorização deste profissional, somente assim de fato, teremos uma educação de qualidade para todos. A pesquisa estrutura-se em análise bibliográfica com abordagem descritiva. Os resultados apontam para a necessidade de um maior investimento na educação e a melhoria do sistema de classes multisseriadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12120 10.34117/bjdv6n6-525 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12120 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12120/10151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40177-40194 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40177-40194 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40177-40194 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645459884867584 |