“AS ESCREVIVÊNCIAS” DE JOVENS ESCRITORAS ORIUNDAS DO ENSINO MÉDIO: um olhar sobre as práticas de letramento em um contexto de Escola Pública
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/479 |
Resumo: | Este referido artigo tem por finalidade compreender as práticas de letramento como marcas identitárias nas produções de jovens estudantes do Ensino Médio da Escola Pública Estadual. Para tanto, há uma necessária contribuição teórica de pensadores que discutem práticas sociais de letramento Brian Street (1970); O papel da escola no reflexo dessas práticas, Theodoro da Silva (1992); e Stuart Hall (1973) que contribuem com as discussões sobre marcas identitárias; e Conceição Evaristo (2016) com a noção de escrevivências. O percurso metodológico para se chegar aos resultados é de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, tendo como objeto de estudo uma produção desenvolvida por estudantes do Ensino médio de Escola Pública, cujo título é: CONVERSA AFIADA: um lugar de criação estudantil. Os resultados obtidos levam a uma reflexão de ampliar investigação de produções que potencializam as produções de estudantes que escrevem com engajamento. |
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“AS ESCREVIVÊNCIAS” DE JOVENS ESCRITORAS ORIUNDAS DO ENSINO MÉDIO: um olhar sobre as práticas de letramento em um contexto de Escola PúblicaPráticas de letramento. Marcas identitárias. Jovens escritoras. Ensino Médio. Escola Pública.Este referido artigo tem por finalidade compreender as práticas de letramento como marcas identitárias nas produções de jovens estudantes do Ensino Médio da Escola Pública Estadual. Para tanto, há uma necessária contribuição teórica de pensadores que discutem práticas sociais de letramento Brian Street (1970); O papel da escola no reflexo dessas práticas, Theodoro da Silva (1992); e Stuart Hall (1973) que contribuem com as discussões sobre marcas identitárias; e Conceição Evaristo (2016) com a noção de escrevivências. O percurso metodológico para se chegar aos resultados é de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, tendo como objeto de estudo uma produção desenvolvida por estudantes do Ensino médio de Escola Pública, cujo título é: CONVERSA AFIADA: um lugar de criação estudantil. Os resultados obtidos levam a uma reflexão de ampliar investigação de produções que potencializam as produções de estudantes que escrevem com engajamento.Vera CruzNazarete Andrade MarianoUniversidade de Pernambucoda Silva, Franciane Barbosa2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/47910.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art479Veras; v. 11, n. 1 (2021)2236-572910.14212/veras.vol11.n1.ano2021reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZDireitos autorais 2021 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-12T11:31:30ZRevista |
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