As escrevivências de jovens escritoras oriundas do Ensino Médio: um olhar sobre as práticas de letramento em um contexto de escola pública
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/490 |
Resumo: | Este referido artigo tem por finalidade compreender as práticas de letramento co-mo marcas identitárias nas produções de jovens estudantes do Ensino Médio da escola pública estadual. Para tanto, há uma necessária contribuição teórica de pensadores que discutem práticas sociais de letramento Brian Street (1970); O papel da escola no reflexo dessas práticas, Theodoro da Silva (1992); e Stuart Hall (1973) que contribuem com as discussões sobre marcas identitárias; e Conceição Evaristo (2016) com a noção de “escrevivências”. O percurso metodológico para se chegar aos resultados é de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, tendo como objeto de estudo uma produção desenvolvida por estudantes do Ensino médio de escola pública cujo título é: Conversa Afiada: um lugar de criação estudantil. Os resultados obtidos levam a uma reflexão de ampliar investigação de produções que potencializam as produções de estudantes que escrevem com engajamento. |
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As escrevivências de jovens escritoras oriundas do Ensino Médio: um olhar sobre as práticas de letramento em um contexto de escola públicaPráticas de letramento. Marcas identitárias. Jovens escritoras. Ensino Médio. Es-cola Pública.Este referido artigo tem por finalidade compreender as práticas de letramento co-mo marcas identitárias nas produções de jovens estudantes do Ensino Médio da escola pública estadual. Para tanto, há uma necessária contribuição teórica de pensadores que discutem práticas sociais de letramento Brian Street (1970); O papel da escola no reflexo dessas práticas, Theodoro da Silva (1992); e Stuart Hall (1973) que contribuem com as discussões sobre marcas identitárias; e Conceição Evaristo (2016) com a noção de “escrevivências”. O percurso metodológico para se chegar aos resultados é de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, tendo como objeto de estudo uma produção desenvolvida por estudantes do Ensino médio de escola pública cujo título é: Conversa Afiada: um lugar de criação estudantil. Os resultados obtidos levam a uma reflexão de ampliar investigação de produções que potencializam as produções de estudantes que escrevem com engajamento.Vera Cruzda Silva, Franciane BarbosaMariano, Nazarete Andrade2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/49010.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art490Veras; v. 11, n. 1 (2021); 106 - 1292236-572910.14212/veras.vol11.n1.ano2021reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/490/pdfDireitos autorais 2021 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T14:40:25ZRevista |
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