Metodologias ativas e usos: gamificação como estratégia de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Abreu, Ademir José
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Ademilson Pereira, da Silva, Anderson Ferreira, Junqueira, Francis de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65805
Resumo: O mundo moderno clama por soluções modernas e na educação não poderia ser diferente. Muitas metodologias ativas estão sendo propostas para que as aulas em particular de matemática possam ficar mais significativas para as crianças e jovens de modo geral. Então, os uso de metodologias ativas, em particular a gamificação se apresenta como uma boa resposta para aumento de rendimento escolar dos alunos. Objetivou-se com esse artigo verificar se houve ganho no rendimento dos alunos 5º e 6º anos, ensino fundamental do colégio Santa Luzia, na cidade de Campos Gerais/MG. Vinculado a rede Anglo/SOMOS. Tais observações foram realizadas durante o período de abril a outubro de 2023. Tamanho esforço se justifica por apresentar um uso eficaz das tecnologias a favor da escola e não gerar uma guerra entre alunos e métodos de ensino e aprendizagem utilizados pelos jovens, ou seja, falar a mesma língua que eles estão falando. Confirma-se (H0) em detrimento de (H1) quando no final do segundo bimestre verificou-se um ganho de 20 a 30%, em média, no aprendizado e rendimento quantitativos dos alunos. A metodologia utilizada na realização desse trabalho é predominantemente observacional e os resultados são apresentados de maneira descritiva. É, portanto, uma pesquisa de natureza qualitativa. Realizada junto aos alunos do 5º e 6º anos, ensino fundamental do colégio Santa Luzia, na cidade de Campos Gerais/MG. Vinculado a rede Anglo/SOMOS. Tais observações foram realizadas durante o período de abril a outubro de 2023. Por fim, deve-se ressaltar que a gamificação não 100% benefícios e que alguns cuidados devem ser tomados. Reforça-se o fato da rede possuir um material integrado e transversal, além de outros games que favorecem a diversificação e a progressão dos alunos, de modo que não fique uma atividade maçante e repetitiva.
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