Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gabriel Cordeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Félix Kaique Bernardo, Souza, Ana Beatriz Tenório Ferreira de, Gonçalves, Daniel Nazário, Araruna, Maria Ruth Tavares, Alves, Ada Maria Tavares, Lima, Carolina de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15465
Resumo: INTRODUÇÃO: A literatura infantil, quando desenvolvida com a função do lúdico, interage na formação do indivíduo por si própria ao realizar o processo de transformação no interior do indivíduo, assim como age na função de equilibrar os conceitos que aleatoriamente ele vai adquirindo pela leitura do ambiente em que vive. intervenções lúdicas eficazes para a educação em saúde devem promover a aprendizagem (evidenciada pelo aumento do nível de conhecimento) e aspectos mais abrangentes, como a mudança de comportamentos e melhora na qualidade de vida OBJETIVO: Promover ações de educação lúdica em saúde com temas centrados em hábitos de higiene e alimentação saudável para escolares da educação infantil da rede municipal de Garanhuns – PE. MÉTODOS: Trata-se de uma intervenção realizada com alunos da educação infantil matriculados em 1 escola pública da rede municipal de educação de Garanhuns – PE. As ações foram divididas em 3 etapas, sendo elas: 1: visita ao campo de atuação, 2: estudo bibliográfico, 3: aplicação da intervenção.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na etapa 1 foi possível fazer o reconhecimento do local da ação e qual seria o público da intervenção. A etapa dois foi fundamental para elencar os matérias que seriam utilizados para a ação, tais como: livros, fantoches, aparelhos audiovisuais e fantasias. Na etapa 3 a ação foi efetuada seguindo o cronograma. CONCLUSÃO: Foi possível oferecer um embasamento teórico e prático acerca da saúde infantil, fazendo com que desperte nos acadêmicos um olhar mais humanizado para o público infantil. Tais experiências vêm contribuir para a formação do profissional médico, inclusive para sua atuação em diferentes ambientes, nos quais será importante a visão da intersetorialidade e interdisciplinaridade, propiciada neste contexto de formação.  
id VERACRUZ-0_62b0846b381667bd9cafe2e89baef2c4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15465
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's healthEducação InfantilBiblioteca e Literatura.INTRODUÇÃO: A literatura infantil, quando desenvolvida com a função do lúdico, interage na formação do indivíduo por si própria ao realizar o processo de transformação no interior do indivíduo, assim como age na função de equilibrar os conceitos que aleatoriamente ele vai adquirindo pela leitura do ambiente em que vive. intervenções lúdicas eficazes para a educação em saúde devem promover a aprendizagem (evidenciada pelo aumento do nível de conhecimento) e aspectos mais abrangentes, como a mudança de comportamentos e melhora na qualidade de vida OBJETIVO: Promover ações de educação lúdica em saúde com temas centrados em hábitos de higiene e alimentação saudável para escolares da educação infantil da rede municipal de Garanhuns – PE. MÉTODOS: Trata-se de uma intervenção realizada com alunos da educação infantil matriculados em 1 escola pública da rede municipal de educação de Garanhuns – PE. As ações foram divididas em 3 etapas, sendo elas: 1: visita ao campo de atuação, 2: estudo bibliográfico, 3: aplicação da intervenção.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na etapa 1 foi possível fazer o reconhecimento do local da ação e qual seria o público da intervenção. A etapa dois foi fundamental para elencar os matérias que seriam utilizados para a ação, tais como: livros, fantoches, aparelhos audiovisuais e fantasias. Na etapa 3 a ação foi efetuada seguindo o cronograma. CONCLUSÃO: Foi possível oferecer um embasamento teórico e prático acerca da saúde infantil, fazendo com que desperte nos acadêmicos um olhar mais humanizado para o público infantil. Tais experiências vêm contribuir para a formação do profissional médico, inclusive para sua atuação em diferentes ambientes, nos quais será importante a visão da intersetorialidade e interdisciplinaridade, propiciada neste contexto de formação.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1546510.34117/bjdv6n8-511Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61197-61203Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61197-61203Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61197-612032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15465/12731Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Gabriel CordeiroBorges, Félix Kaique BernardoSouza, Ana Beatriz Tenório Ferreira deGonçalves, Daniel NazárioAraruna, Maria Ruth TavaresAlves, Ada Maria TavaresLima, Carolina de Albuquerque2021-02-18T19:52:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15465Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:07.789279Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health
title Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health
spellingShingle Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health
Gomes, Gabriel Cordeiro
Educação Infantil
Biblioteca e Literatura.
title_short Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health
title_full Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health
title_fullStr Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health
title_full_unstemmed Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health
title_sort Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health
author Gomes, Gabriel Cordeiro
author_facet Gomes, Gabriel Cordeiro
Borges, Félix Kaique Bernardo
Souza, Ana Beatriz Tenório Ferreira de
Gonçalves, Daniel Nazário
Araruna, Maria Ruth Tavares
Alves, Ada Maria Tavares
Lima, Carolina de Albuquerque
author_role author
author2 Borges, Félix Kaique Bernardo
Souza, Ana Beatriz Tenório Ferreira de
Gonçalves, Daniel Nazário
Araruna, Maria Ruth Tavares
Alves, Ada Maria Tavares
Lima, Carolina de Albuquerque
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gabriel Cordeiro
Borges, Félix Kaique Bernardo
Souza, Ana Beatriz Tenório Ferreira de
Gonçalves, Daniel Nazário
Araruna, Maria Ruth Tavares
Alves, Ada Maria Tavares
Lima, Carolina de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Biblioteca e Literatura.
topic Educação Infantil
Biblioteca e Literatura.
description INTRODUÇÃO: A literatura infantil, quando desenvolvida com a função do lúdico, interage na formação do indivíduo por si própria ao realizar o processo de transformação no interior do indivíduo, assim como age na função de equilibrar os conceitos que aleatoriamente ele vai adquirindo pela leitura do ambiente em que vive. intervenções lúdicas eficazes para a educação em saúde devem promover a aprendizagem (evidenciada pelo aumento do nível de conhecimento) e aspectos mais abrangentes, como a mudança de comportamentos e melhora na qualidade de vida OBJETIVO: Promover ações de educação lúdica em saúde com temas centrados em hábitos de higiene e alimentação saudável para escolares da educação infantil da rede municipal de Garanhuns – PE. MÉTODOS: Trata-se de uma intervenção realizada com alunos da educação infantil matriculados em 1 escola pública da rede municipal de educação de Garanhuns – PE. As ações foram divididas em 3 etapas, sendo elas: 1: visita ao campo de atuação, 2: estudo bibliográfico, 3: aplicação da intervenção.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na etapa 1 foi possível fazer o reconhecimento do local da ação e qual seria o público da intervenção. A etapa dois foi fundamental para elencar os matérias que seriam utilizados para a ação, tais como: livros, fantoches, aparelhos audiovisuais e fantasias. Na etapa 3 a ação foi efetuada seguindo o cronograma. CONCLUSÃO: Foi possível oferecer um embasamento teórico e prático acerca da saúde infantil, fazendo com que desperte nos acadêmicos um olhar mais humanizado para o público infantil. Tais experiências vêm contribuir para a formação do profissional médico, inclusive para sua atuação em diferentes ambientes, nos quais será importante a visão da intersetorialidade e interdisciplinaridade, propiciada neste contexto de formação.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15465
10.34117/bjdv6n8-511
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15465
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15465/12731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61197-61203
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61197-61203
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61197-61203
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645473257357312