Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15465 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A literatura infantil, quando desenvolvida com a função do lúdico, interage na formação do indivíduo por si própria ao realizar o processo de transformação no interior do indivíduo, assim como age na função de equilibrar os conceitos que aleatoriamente ele vai adquirindo pela leitura do ambiente em que vive. intervenções lúdicas eficazes para a educação em saúde devem promover a aprendizagem (evidenciada pelo aumento do nível de conhecimento) e aspectos mais abrangentes, como a mudança de comportamentos e melhora na qualidade de vida OBJETIVO: Promover ações de educação lúdica em saúde com temas centrados em hábitos de higiene e alimentação saudável para escolares da educação infantil da rede municipal de Garanhuns – PE. MÉTODOS: Trata-se de uma intervenção realizada com alunos da educação infantil matriculados em 1 escola pública da rede municipal de educação de Garanhuns – PE. As ações foram divididas em 3 etapas, sendo elas: 1: visita ao campo de atuação, 2: estudo bibliográfico, 3: aplicação da intervenção. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na etapa 1 foi possível fazer o reconhecimento do local da ação e qual seria o público da intervenção. A etapa dois foi fundamental para elencar os matérias que seriam utilizados para a ação, tais como: livros, fantoches, aparelhos audiovisuais e fantasias. Na etapa 3 a ação foi efetuada seguindo o cronograma. CONCLUSÃO: Foi possível oferecer um embasamento teórico e prático acerca da saúde infantil, fazendo com que desperte nos acadêmicos um olhar mais humanizado para o público infantil. Tais experiências vêm contribuir para a formação do profissional médico, inclusive para sua atuação em diferentes ambientes, nos quais será importante a visão da intersetorialidade e interdisciplinaridade, propiciada neste contexto de formação. |
id |
VERACRUZ-0_62b0846b381667bd9cafe2e89baef2c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15465 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's healthEducação InfantilBiblioteca e Literatura.INTRODUÇÃO: A literatura infantil, quando desenvolvida com a função do lúdico, interage na formação do indivíduo por si própria ao realizar o processo de transformação no interior do indivíduo, assim como age na função de equilibrar os conceitos que aleatoriamente ele vai adquirindo pela leitura do ambiente em que vive. intervenções lúdicas eficazes para a educação em saúde devem promover a aprendizagem (evidenciada pelo aumento do nível de conhecimento) e aspectos mais abrangentes, como a mudança de comportamentos e melhora na qualidade de vida OBJETIVO: Promover ações de educação lúdica em saúde com temas centrados em hábitos de higiene e alimentação saudável para escolares da educação infantil da rede municipal de Garanhuns – PE. MÉTODOS: Trata-se de uma intervenção realizada com alunos da educação infantil matriculados em 1 escola pública da rede municipal de educação de Garanhuns – PE. As ações foram divididas em 3 etapas, sendo elas: 1: visita ao campo de atuação, 2: estudo bibliográfico, 3: aplicação da intervenção. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na etapa 1 foi possível fazer o reconhecimento do local da ação e qual seria o público da intervenção. A etapa dois foi fundamental para elencar os matérias que seriam utilizados para a ação, tais como: livros, fantoches, aparelhos audiovisuais e fantasias. Na etapa 3 a ação foi efetuada seguindo o cronograma. CONCLUSÃO: Foi possível oferecer um embasamento teórico e prático acerca da saúde infantil, fazendo com que desperte nos acadêmicos um olhar mais humanizado para o público infantil. Tais experiências vêm contribuir para a formação do profissional médico, inclusive para sua atuação em diferentes ambientes, nos quais será importante a visão da intersetorialidade e interdisciplinaridade, propiciada neste contexto de formação. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1546510.34117/bjdv6n8-511Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61197-61203Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61197-61203Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61197-612032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15465/12731Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Gabriel CordeiroBorges, Félix Kaique BernardoSouza, Ana Beatriz Tenório Ferreira deGonçalves, Daniel NazárioAraruna, Maria Ruth TavaresAlves, Ada Maria TavaresLima, Carolina de Albuquerque2021-02-18T19:52:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15465Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:07.789279Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health |
title |
Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health |
spellingShingle |
Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health Gomes, Gabriel Cordeiro Educação Infantil Biblioteca e Literatura. |
title_short |
Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health |
title_full |
Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health |
title_fullStr |
Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health |
title_full_unstemmed |
Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health |
title_sort |
Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health |
author |
Gomes, Gabriel Cordeiro |
author_facet |
Gomes, Gabriel Cordeiro Borges, Félix Kaique Bernardo Souza, Ana Beatriz Tenório Ferreira de Gonçalves, Daniel Nazário Araruna, Maria Ruth Tavares Alves, Ada Maria Tavares Lima, Carolina de Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Félix Kaique Bernardo Souza, Ana Beatriz Tenório Ferreira de Gonçalves, Daniel Nazário Araruna, Maria Ruth Tavares Alves, Ada Maria Tavares Lima, Carolina de Albuquerque |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Gabriel Cordeiro Borges, Félix Kaique Bernardo Souza, Ana Beatriz Tenório Ferreira de Gonçalves, Daniel Nazário Araruna, Maria Ruth Tavares Alves, Ada Maria Tavares Lima, Carolina de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Biblioteca e Literatura. |
topic |
Educação Infantil Biblioteca e Literatura. |
description |
INTRODUÇÃO: A literatura infantil, quando desenvolvida com a função do lúdico, interage na formação do indivíduo por si própria ao realizar o processo de transformação no interior do indivíduo, assim como age na função de equilibrar os conceitos que aleatoriamente ele vai adquirindo pela leitura do ambiente em que vive. intervenções lúdicas eficazes para a educação em saúde devem promover a aprendizagem (evidenciada pelo aumento do nível de conhecimento) e aspectos mais abrangentes, como a mudança de comportamentos e melhora na qualidade de vida OBJETIVO: Promover ações de educação lúdica em saúde com temas centrados em hábitos de higiene e alimentação saudável para escolares da educação infantil da rede municipal de Garanhuns – PE. MÉTODOS: Trata-se de uma intervenção realizada com alunos da educação infantil matriculados em 1 escola pública da rede municipal de educação de Garanhuns – PE. As ações foram divididas em 3 etapas, sendo elas: 1: visita ao campo de atuação, 2: estudo bibliográfico, 3: aplicação da intervenção. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na etapa 1 foi possível fazer o reconhecimento do local da ação e qual seria o público da intervenção. A etapa dois foi fundamental para elencar os matérias que seriam utilizados para a ação, tais como: livros, fantoches, aparelhos audiovisuais e fantasias. Na etapa 3 a ação foi efetuada seguindo o cronograma. CONCLUSÃO: Foi possível oferecer um embasamento teórico e prático acerca da saúde infantil, fazendo com que desperte nos acadêmicos um olhar mais humanizado para o público infantil. Tais experiências vêm contribuir para a formação do profissional médico, inclusive para sua atuação em diferentes ambientes, nos quais será importante a visão da intersetorialidade e interdisciplinaridade, propiciada neste contexto de formação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15465 10.34117/bjdv6n8-511 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15465 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15465/12731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61197-61203 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61197-61203 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61197-61203 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645473257357312 |