Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Amanda Roberta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Buchinger, Carolina Arceles, Bandeira, Larissa de Queiroz, Marques, Natalia Anzolin, Mazzuco, Neiva Gallina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62951
Resumo: Este artigo originou-se das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, sob a forma de Prática de Ensino II direcionada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central é relatar e refletir a respeito das ações de observação e de regência em classe.  Para tanto, aplicou-se um projeto didático na área da Literatura Infantil, voltado a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada em Cascavel - PR, explorando-se a história O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, e outras atividades a partir da narrativa. Durante as aulas ministradas, pudemos aprofundar os estudos acerca da história da Literatura Infantil, área do conhecimento relevante e que contribui para compreendermos nossas emoções ou a realidade em que estamos inseridos, além de nos tornar mais críticos, criativos e sensíveis (COELHO, 2000; ÁVILA; ALMEIDA, 2015). Na etapa da alfabetização, a Literatura Infantil é fundamental, principalmente pelo constante contato que a criança tem com o mundo da escrita, e isso deve ser aproveitado pelos professores, ao oportunizarem momentos que envolvem o lúdico, o imaginário, a criatividade e outros aspectos. Adquirimos, desse modo, muitas experiências e aprendizagens nesse período que, com certeza, agregarão em nossa futura atuação profissional.
id VERACRUZ-0_6736a8c0a94ab10b48ebf148bfa0995c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62951
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamentalliteratura infantilanos iniciais do ensino fundamentalarteleituraEste artigo originou-se das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, sob a forma de Prática de Ensino II direcionada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central é relatar e refletir a respeito das ações de observação e de regência em classe.  Para tanto, aplicou-se um projeto didático na área da Literatura Infantil, voltado a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada em Cascavel - PR, explorando-se a história O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, e outras atividades a partir da narrativa. Durante as aulas ministradas, pudemos aprofundar os estudos acerca da história da Literatura Infantil, área do conhecimento relevante e que contribui para compreendermos nossas emoções ou a realidade em que estamos inseridos, além de nos tornar mais críticos, criativos e sensíveis (COELHO, 2000; ÁVILA; ALMEIDA, 2015). Na etapa da alfabetização, a Literatura Infantil é fundamental, principalmente pelo constante contato que a criança tem com o mundo da escrita, e isso deve ser aproveitado pelos professores, ao oportunizarem momentos que envolvem o lúdico, o imaginário, a criatividade e outros aspectos. Adquirimos, desse modo, muitas experiências e aprendizagens nesse período que, com certeza, agregarão em nossa futura atuação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6295110.34117/bjdv9n9-049Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 9 (2023); 26308-26325Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 9 (2023); 26308-26325Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 9 (2023); 26308-263252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62951/45272Almeida, Amanda RobertaBuchinger, Carolina ArcelesBandeira, Larissa de QueirozMarques, Natalia AnzolinMazzuco, Neiva Gallinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T13:22:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62951Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:28.332473Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
title Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
Almeida, Amanda Roberta
literatura infantil
anos iniciais do ensino fundamental
arte
leitura
title_short Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
author Almeida, Amanda Roberta
author_facet Almeida, Amanda Roberta
Buchinger, Carolina Arceles
Bandeira, Larissa de Queiroz
Marques, Natalia Anzolin
Mazzuco, Neiva Gallina
author_role author
author2 Buchinger, Carolina Arceles
Bandeira, Larissa de Queiroz
Marques, Natalia Anzolin
Mazzuco, Neiva Gallina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Amanda Roberta
Buchinger, Carolina Arceles
Bandeira, Larissa de Queiroz
Marques, Natalia Anzolin
Mazzuco, Neiva Gallina
dc.subject.por.fl_str_mv literatura infantil
anos iniciais do ensino fundamental
arte
leitura
topic literatura infantil
anos iniciais do ensino fundamental
arte
leitura
description Este artigo originou-se das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, sob a forma de Prática de Ensino II direcionada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central é relatar e refletir a respeito das ações de observação e de regência em classe.  Para tanto, aplicou-se um projeto didático na área da Literatura Infantil, voltado a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada em Cascavel - PR, explorando-se a história O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, e outras atividades a partir da narrativa. Durante as aulas ministradas, pudemos aprofundar os estudos acerca da história da Literatura Infantil, área do conhecimento relevante e que contribui para compreendermos nossas emoções ou a realidade em que estamos inseridos, além de nos tornar mais críticos, criativos e sensíveis (COELHO, 2000; ÁVILA; ALMEIDA, 2015). Na etapa da alfabetização, a Literatura Infantil é fundamental, principalmente pelo constante contato que a criança tem com o mundo da escrita, e isso deve ser aproveitado pelos professores, ao oportunizarem momentos que envolvem o lúdico, o imaginário, a criatividade e outros aspectos. Adquirimos, desse modo, muitas experiências e aprendizagens nesse período que, com certeza, agregarão em nossa futura atuação profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62951
10.34117/bjdv9n9-049
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62951
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n9-049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62951/45272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 9 (2023); 26308-26325
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 9 (2023); 26308-26325
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 9 (2023); 26308-26325
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645637798854656