Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Shaiala Aquino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gama, Aline Dourado Sena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24315
Resumo: O presente artigo aborda o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) como ferramenta auxiliar da educação científica em tempos no qual o mundo, e especialmente o Brasil está vivenciando a pandemia do corona vírus provocada pelo SARS COV – 2. Neste contexto, seguindo as competências gerais do BNCC no que se refere ao uso das TICs às lives interdisciplinares, foram desenvolvidas com objetivo de fazer uso da ferramenta na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, assim como manter os estudantes conectados com a escola através de atividades remotas. Além disso, o presente estudo partiu do pressuposto que ensinar os conteúdos de ciências de maneira interdisciplinar e contextualizada através de meios visuais, dinâmicos e inovadores pode despertar o interesse do aluno tornando-os sujeitos ativos na construção do conhecimento.
id VERACRUZ-0_6e9ce4841f71ffc67cc35011b8557a82
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24315
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teachingEnsino de ciências da naturezaconteúdo transversalinterdisciplinaridade.O presente artigo aborda o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) como ferramenta auxiliar da educação científica em tempos no qual o mundo, e especialmente o Brasil está vivenciando a pandemia do corona vírus provocada pelo SARS COV – 2. Neste contexto, seguindo as competências gerais do BNCC no que se refere ao uso das TICs às lives interdisciplinares, foram desenvolvidas com objetivo de fazer uso da ferramenta na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, assim como manter os estudantes conectados com a escola através de atividades remotas. Além disso, o presente estudo partiu do pressuposto que ensinar os conteúdos de ciências de maneira interdisciplinar e contextualizada através de meios visuais, dinâmicos e inovadores pode despertar o interesse do aluno tornando-os sujeitos ativos na construção do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2431510.34117/bjdv7n2-103Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 13245-13249Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 13245-13249Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 13245-132492525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24315/19436Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Shaiala AquinoGama, Aline Dourado Sena2022-06-24T19:06:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24315Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:22.407166Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching
title Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching
spellingShingle Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching
dos Santos, Shaiala Aquino
Ensino de ciências da natureza
conteúdo transversal
interdisciplinaridade.
title_short Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching
title_full Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching
title_fullStr Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching
title_full_unstemmed Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching
title_sort Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching
author dos Santos, Shaiala Aquino
author_facet dos Santos, Shaiala Aquino
Gama, Aline Dourado Sena
author_role author
author2 Gama, Aline Dourado Sena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Shaiala Aquino
Gama, Aline Dourado Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências da natureza
conteúdo transversal
interdisciplinaridade.
topic Ensino de ciências da natureza
conteúdo transversal
interdisciplinaridade.
description O presente artigo aborda o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) como ferramenta auxiliar da educação científica em tempos no qual o mundo, e especialmente o Brasil está vivenciando a pandemia do corona vírus provocada pelo SARS COV – 2. Neste contexto, seguindo as competências gerais do BNCC no que se refere ao uso das TICs às lives interdisciplinares, foram desenvolvidas com objetivo de fazer uso da ferramenta na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, assim como manter os estudantes conectados com a escola através de atividades remotas. Além disso, o presente estudo partiu do pressuposto que ensinar os conteúdos de ciências de maneira interdisciplinar e contextualizada através de meios visuais, dinâmicos e inovadores pode despertar o interesse do aluno tornando-os sujeitos ativos na construção do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24315
10.34117/bjdv7n2-103
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24315
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24315/19436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 13245-13249
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 13245-13249
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 13245-13249
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645510277332992