Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24315 |
Resumo: | O presente artigo aborda o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) como ferramenta auxiliar da educação científica em tempos no qual o mundo, e especialmente o Brasil está vivenciando a pandemia do corona vírus provocada pelo SARS COV – 2. Neste contexto, seguindo as competências gerais do BNCC no que se refere ao uso das TICs às lives interdisciplinares, foram desenvolvidas com objetivo de fazer uso da ferramenta na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, assim como manter os estudantes conectados com a escola através de atividades remotas. Além disso, o presente estudo partiu do pressuposto que ensinar os conteúdos de ciências de maneira interdisciplinar e contextualizada através de meios visuais, dinâmicos e inovadores pode despertar o interesse do aluno tornando-os sujeitos ativos na construção do conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_6e9ce4841f71ffc67cc35011b8557a82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24315 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teachingEnsino de ciências da naturezaconteúdo transversalinterdisciplinaridade.O presente artigo aborda o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) como ferramenta auxiliar da educação científica em tempos no qual o mundo, e especialmente o Brasil está vivenciando a pandemia do corona vírus provocada pelo SARS COV – 2. Neste contexto, seguindo as competências gerais do BNCC no que se refere ao uso das TICs às lives interdisciplinares, foram desenvolvidas com objetivo de fazer uso da ferramenta na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, assim como manter os estudantes conectados com a escola através de atividades remotas. Além disso, o presente estudo partiu do pressuposto que ensinar os conteúdos de ciências de maneira interdisciplinar e contextualizada através de meios visuais, dinâmicos e inovadores pode despertar o interesse do aluno tornando-os sujeitos ativos na construção do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2431510.34117/bjdv7n2-103Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 13245-13249Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 13245-13249Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 13245-132492525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24315/19436Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Shaiala AquinoGama, Aline Dourado Sena2022-06-24T19:06:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24315Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:22.407166Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching |
title |
Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching |
spellingShingle |
Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching dos Santos, Shaiala Aquino Ensino de ciências da natureza conteúdo transversal interdisciplinaridade. |
title_short |
Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching |
title_full |
Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching |
title_fullStr |
Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching |
title_full_unstemmed |
Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching |
title_sort |
Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching |
author |
dos Santos, Shaiala Aquino |
author_facet |
dos Santos, Shaiala Aquino Gama, Aline Dourado Sena |
author_role |
author |
author2 |
Gama, Aline Dourado Sena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Shaiala Aquino Gama, Aline Dourado Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências da natureza conteúdo transversal interdisciplinaridade. |
topic |
Ensino de ciências da natureza conteúdo transversal interdisciplinaridade. |
description |
O presente artigo aborda o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) como ferramenta auxiliar da educação científica em tempos no qual o mundo, e especialmente o Brasil está vivenciando a pandemia do corona vírus provocada pelo SARS COV – 2. Neste contexto, seguindo as competências gerais do BNCC no que se refere ao uso das TICs às lives interdisciplinares, foram desenvolvidas com objetivo de fazer uso da ferramenta na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, assim como manter os estudantes conectados com a escola através de atividades remotas. Além disso, o presente estudo partiu do pressuposto que ensinar os conteúdos de ciências de maneira interdisciplinar e contextualizada através de meios visuais, dinâmicos e inovadores pode despertar o interesse do aluno tornando-os sujeitos ativos na construção do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24315 10.34117/bjdv7n2-103 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24315 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24315/19436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 13245-13249 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 13245-13249 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 13245-13249 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645510277332992 |