Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school management
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43576 |
Resumo: | Com as recentes transformações ocorridas na sociedade, o trabalho do gestor escolar teve a sua relevância estratégica ampliada nas instituições educacionais. O presente estudo tem como objetivo geral abordar sobre aspectos conceituais referentes a gestão escolar democrática. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva. Os resultados apontam que em sua gênese, a gestão é formada por quatro etapas: planejar, organizar, dirigir e controlar. No entanto, a prática da gestão no ambiente escolar possui algumas peculiaridades, dentre elas a mais representativa: a necessidade de se praticar uma gestão democrática. Isto significa dizer que a comunidade, os professores, pedagogos e demais partes interessadas precisam ter vez e voz na definição dos rumos que a escola pretende seguir. Esta participação é relevante para que as escolas consigam cumprir a missão institucional que lhes é inerente: a formação de cidadãos aptos a cooperar com a sociedade. |
id |
VERACRUZ-0_6f79ced2670ad64ce39e5da8a93b5365 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43576 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school managementParticipaçãoGestão DemocráticaComunidadeGestor Escolar.Com as recentes transformações ocorridas na sociedade, o trabalho do gestor escolar teve a sua relevância estratégica ampliada nas instituições educacionais. O presente estudo tem como objetivo geral abordar sobre aspectos conceituais referentes a gestão escolar democrática. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva. Os resultados apontam que em sua gênese, a gestão é formada por quatro etapas: planejar, organizar, dirigir e controlar. No entanto, a prática da gestão no ambiente escolar possui algumas peculiaridades, dentre elas a mais representativa: a necessidade de se praticar uma gestão democrática. Isto significa dizer que a comunidade, os professores, pedagogos e demais partes interessadas precisam ter vez e voz na definição dos rumos que a escola pretende seguir. Esta participação é relevante para que as escolas consigam cumprir a missão institucional que lhes é inerente: a formação de cidadãos aptos a cooperar com a sociedade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4357610.34117/bjdv8n2-003Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 8432-8446Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 8432-8446Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 8432-84462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43576/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Jorge Luiz PereiraSilva, Alvaro Carvalho Dias da2022-03-02T14:26:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43576Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:22.522223Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school management |
title |
Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school management |
spellingShingle |
Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school management Correia, Jorge Luiz Pereira Participação Gestão Democrática Comunidade Gestor Escolar. |
title_short |
Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school management |
title_full |
Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school management |
title_fullStr |
Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school management |
title_full_unstemmed |
Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school management |
title_sort |
Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school management |
author |
Correia, Jorge Luiz Pereira |
author_facet |
Correia, Jorge Luiz Pereira Silva, Alvaro Carvalho Dias da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Alvaro Carvalho Dias da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Jorge Luiz Pereira Silva, Alvaro Carvalho Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Gestão Democrática Comunidade Gestor Escolar. |
topic |
Participação Gestão Democrática Comunidade Gestor Escolar. |
description |
Com as recentes transformações ocorridas na sociedade, o trabalho do gestor escolar teve a sua relevância estratégica ampliada nas instituições educacionais. O presente estudo tem como objetivo geral abordar sobre aspectos conceituais referentes a gestão escolar democrática. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva. Os resultados apontam que em sua gênese, a gestão é formada por quatro etapas: planejar, organizar, dirigir e controlar. No entanto, a prática da gestão no ambiente escolar possui algumas peculiaridades, dentre elas a mais representativa: a necessidade de se praticar uma gestão democrática. Isto significa dizer que a comunidade, os professores, pedagogos e demais partes interessadas precisam ter vez e voz na definição dos rumos que a escola pretende seguir. Esta participação é relevante para que as escolas consigam cumprir a missão institucional que lhes é inerente: a formação de cidadãos aptos a cooperar com a sociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43576 10.34117/bjdv8n2-003 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43576 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43576/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 8432-8446 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 8432-8446 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 8432-8446 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645581489274880 |