Aspectos conceituais sobre gestão escolar democrática / Conceptual aspects of democratic school management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Jorge Luiz Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Alvaro Carvalho Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43576
Resumo: Com as recentes transformações ocorridas na sociedade, o trabalho do gestor escolar teve a sua relevância estratégica ampliada nas instituições educacionais. O presente estudo tem como objetivo geral abordar sobre aspectos conceituais referentes a gestão escolar democrática. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva. Os resultados apontam que em sua gênese, a gestão é formada por quatro etapas: planejar, organizar, dirigir e controlar. No entanto, a prática da gestão no ambiente escolar possui algumas peculiaridades, dentre elas a mais representativa: a necessidade de se praticar uma gestão democrática. Isto significa dizer que a comunidade, os professores, pedagogos e demais partes interessadas precisam ter vez e voz na definição dos rumos que a escola pretende seguir. Esta participação é relevante para que as escolas consigam cumprir a missão institucional que lhes é inerente: a formação de cidadãos aptos a cooperar com a sociedade.
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