Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of Salgueiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Melissa Rayanne Bezerra de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barros, Maria Patrícia Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3312
Resumo: Resumo: A inclusão é uma conquista do movimento das pessoas com deficiência para terem direito de acesso à escola assim como as demais pessoas. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o processo de inclusão do estudante surdo no ensino fundamental na rede municipal de Salgueiro- PE. Assim, buscando entender qual o verdadeiro processo de inclusão do aluno surdo no ensino fundamental no município de Salgueiro- PE? Como isso visou-se identificar a inclusão do estudante Surdo do Ensino Regular, compreender o processo de inclusão a partir da legislação, identificar o processo de inclusão tendo como referência a educação como principal meio de favorecimento a uma convivência humana saudável, pautada no respeito pela diversidade que constitui a sociedade e ainda refletir a luz da importância da Libras/interprete para facilitação da aprendizagem do surdo na sala de aula numa experiência de escola regular na cidade de Salgueiro- PE. A presente pesquisa foi de base qualitativa, sendo parte reflexiva aos diálogos de autores citados no mesmo e de uma pesquisa semiestruturada com a secretaria de educação da rede municipal de Salgueiro- PE. Onde verificou-se que através desses questionamentos existe uma barreira desafiante que precisa ser urgente resolvida no processo de inclusão do aluno surdo nas escolas da rede. Faz-se necessário o reconhecimento da língua de sinais como importante para os alunos surdos, formação continuada e especifica para os profissionais da educação na perspectiva de qualifica-los, entendendo que a formação constitui elemento fundamental para se atingir os objetivos visados pela educação.       Palavras chave: Aluno surdo. Educação. Inclusão. Libras. Professor.  Abstract: Inclusion is an achievement of the movement of people with disabilities to have the right to access school just like other people. The main objective of this study was to analyze the process of inclusion of deaf students in elementary education in the municipal network of Salgueiro-PE. So, trying to understand what is the real process of inclusion of deaf students in elementary school in the city of Salgueiro-PE? As such, the aim was to identify the inclusion of Deaf students in Regular Education, understand the inclusion process from the legislation, identify the inclusion process with reference to education as the main means of favoring a healthy human coexistence, based on respect for diversity that constitutes society and still reflect the light of the importance of Libras/interpreter to facilitate the learning of the deaf in the classroom in a regular school experience in the city of Salgueiro-PE. The present research was qualitatively based, being a reflexive part of the dialogues of authors mentioned in the same and of a semi-structured research with the education department of the municipal network of Salgueiro-PE. Where it was found that through these questions there is a challenging barrier that needs to be urgently resolved in the process of inclusion of deaf students in schools in the network. It is necessary to recognize sign language as important for deaf students, continuing and specific training for education professionals with a view to qualifying them, understanding that training is a fundamental element to achieve the goals pursued by education. Keywords: Deaf student. Education. Inclusion. LIBRAS. Teacher. 
id IPES_c6bb17009134f0b8878e13cc9238882d
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3312
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of SalgueiroAluno surdo; Educação; Inclusão; Libras; Professor.Resumo: A inclusão é uma conquista do movimento das pessoas com deficiência para terem direito de acesso à escola assim como as demais pessoas. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o processo de inclusão do estudante surdo no ensino fundamental na rede municipal de Salgueiro- PE. Assim, buscando entender qual o verdadeiro processo de inclusão do aluno surdo no ensino fundamental no município de Salgueiro- PE? Como isso visou-se identificar a inclusão do estudante Surdo do Ensino Regular, compreender o processo de inclusão a partir da legislação, identificar o processo de inclusão tendo como referência a educação como principal meio de favorecimento a uma convivência humana saudável, pautada no respeito pela diversidade que constitui a sociedade e ainda refletir a luz da importância da Libras/interprete para facilitação da aprendizagem do surdo na sala de aula numa experiência de escola regular na cidade de Salgueiro- PE. A presente pesquisa foi de base qualitativa, sendo parte reflexiva aos diálogos de autores citados no mesmo e de uma pesquisa semiestruturada com a secretaria de educação da rede municipal de Salgueiro- PE. Onde verificou-se que através desses questionamentos existe uma barreira desafiante que precisa ser urgente resolvida no processo de inclusão do aluno surdo nas escolas da rede. Faz-se necessário o reconhecimento da língua de sinais como importante para os alunos surdos, formação continuada e especifica para os profissionais da educação na perspectiva de qualifica-los, entendendo que a formação constitui elemento fundamental para se atingir os objetivos visados pela educação.       Palavras chave: Aluno surdo. Educação. Inclusão. Libras. Professor.  Abstract: Inclusion is an achievement of the movement of people with disabilities to have the right to access school just like other people. The main objective of this study was to analyze the process of inclusion of deaf students in elementary education in the municipal network of Salgueiro-PE. So, trying to understand what is the real process of inclusion of deaf students in elementary school in the city of Salgueiro-PE? As such, the aim was to identify the inclusion of Deaf students in Regular Education, understand the inclusion process from the legislation, identify the inclusion process with reference to education as the main means of favoring a healthy human coexistence, based on respect for diversity that constitutes society and still reflect the light of the importance of Libras/interpreter to facilitate the learning of the deaf in the classroom in a regular school experience in the city of Salgueiro-PE. The present research was qualitatively based, being a reflexive part of the dialogues of authors mentioned in the same and of a semi-structured research with the education department of the municipal network of Salgueiro-PE. Where it was found that through these questions there is a challenging barrier that needs to be urgently resolved in the process of inclusion of deaf students in schools in the network. It is necessary to recognize sign language as important for deaf students, continuing and specific training for education professionals with a view to qualifying them, understanding that training is a fundamental element to achieve the goals pursued by education. Keywords: Deaf student. Education. Inclusion. LIBRAS. Teacher. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Melissa Rayanne Bezerra deBarros, Maria Patrícia Lourenço2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/331210.14295/idonline.v15i58.3312ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 122-1381981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3312/5182Direitos autorais 2021 Melissa Rayanne Bezerra de Oliveira, Maria Patrícia Lourenço Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:27Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of Salgueiro
title Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of Salgueiro
spellingShingle Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of Salgueiro
Oliveira, Melissa Rayanne Bezerra de
Aluno surdo; Educação; Inclusão; Libras; Professor.
title_short Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of Salgueiro
title_full Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of Salgueiro
title_fullStr Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of Salgueiro
title_full_unstemmed Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of Salgueiro
title_sort Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of Salgueiro
author Oliveira, Melissa Rayanne Bezerra de
author_facet Oliveira, Melissa Rayanne Bezerra de
Barros, Maria Patrícia Lourenço
author_role author
author2 Barros, Maria Patrícia Lourenço
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Melissa Rayanne Bezerra de
Barros, Maria Patrícia Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno surdo; Educação; Inclusão; Libras; Professor.
topic Aluno surdo; Educação; Inclusão; Libras; Professor.
description Resumo: A inclusão é uma conquista do movimento das pessoas com deficiência para terem direito de acesso à escola assim como as demais pessoas. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o processo de inclusão do estudante surdo no ensino fundamental na rede municipal de Salgueiro- PE. Assim, buscando entender qual o verdadeiro processo de inclusão do aluno surdo no ensino fundamental no município de Salgueiro- PE? Como isso visou-se identificar a inclusão do estudante Surdo do Ensino Regular, compreender o processo de inclusão a partir da legislação, identificar o processo de inclusão tendo como referência a educação como principal meio de favorecimento a uma convivência humana saudável, pautada no respeito pela diversidade que constitui a sociedade e ainda refletir a luz da importância da Libras/interprete para facilitação da aprendizagem do surdo na sala de aula numa experiência de escola regular na cidade de Salgueiro- PE. A presente pesquisa foi de base qualitativa, sendo parte reflexiva aos diálogos de autores citados no mesmo e de uma pesquisa semiestruturada com a secretaria de educação da rede municipal de Salgueiro- PE. Onde verificou-se que através desses questionamentos existe uma barreira desafiante que precisa ser urgente resolvida no processo de inclusão do aluno surdo nas escolas da rede. Faz-se necessário o reconhecimento da língua de sinais como importante para os alunos surdos, formação continuada e especifica para os profissionais da educação na perspectiva de qualifica-los, entendendo que a formação constitui elemento fundamental para se atingir os objetivos visados pela educação.       Palavras chave: Aluno surdo. Educação. Inclusão. Libras. Professor.  Abstract: Inclusion is an achievement of the movement of people with disabilities to have the right to access school just like other people. The main objective of this study was to analyze the process of inclusion of deaf students in elementary education in the municipal network of Salgueiro-PE. So, trying to understand what is the real process of inclusion of deaf students in elementary school in the city of Salgueiro-PE? As such, the aim was to identify the inclusion of Deaf students in Regular Education, understand the inclusion process from the legislation, identify the inclusion process with reference to education as the main means of favoring a healthy human coexistence, based on respect for diversity that constitutes society and still reflect the light of the importance of Libras/interpreter to facilitate the learning of the deaf in the classroom in a regular school experience in the city of Salgueiro-PE. The present research was qualitatively based, being a reflexive part of the dialogues of authors mentioned in the same and of a semi-structured research with the education department of the municipal network of Salgueiro-PE. Where it was found that through these questions there is a challenging barrier that needs to be urgently resolved in the process of inclusion of deaf students in schools in the network. It is necessary to recognize sign language as important for deaf students, continuing and specific training for education professionals with a view to qualifying them, understanding that training is a fundamental element to achieve the goals pursued by education. Keywords: Deaf student. Education. Inclusion. LIBRAS. Teacher. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3312
10.14295/idonline.v15i58.3312
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3312
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3312/5182
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Melissa Rayanne Bezerra de Oliveira, Maria Patrícia Lourenço Barros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Melissa Rayanne Bezerra de Oliveira, Maria Patrícia Lourenço Barros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 122-138
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053955777232896