Consultoria colaborativa: a importância das parcerias na intervenção do aluno com deficiência / Collaborative consulting: the importance of partnerships in the intervention of students with disabilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraro, Alessandra Aparecida Dionisio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Felippe, Aline Cristina Totina, Alves, Janaina Gonçalves de Souza, de Farias, Naiara Maria, dos Santos, Rebeca Oliveira, Bonome-Vanzelli, Silvia Regina Cassan, Caetano, Simone Orlandi, Alves, Verônica Maria Gonçalves de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44908
Resumo: Na segunda metade do século XX, surge o modelo colaborativo, baseado no ensino em equipe, que, depois, transposto para a Educação Especial, passou a conjecturar a colaboração entre os diferentes profissionais responsáveis pelos estudantes com necessidades especiais. Durante muito tempo, o auxílio partiu de diferentes especialistas da saúde, o que continua sendo de extrema importância; todavia, é importante considerar que no âmbito escolar, a existência de ação colaborativa entre os docentes da classe comum e do atendimento especializado, é primordial. Tal dueto corresponde ao ensino colaborativo, que prevê dois modelos principais de colaboração: o co-ensino e a consultoria colaborativa. O presente estudo objetivou relatar a importância das parcerias na intervenção do aluno com deficiência, mais precisamente, por meio da consultoria colaborativa.  Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, contextualizada com experiências práticas das pesquisadoras. A partir disso, foi possível concluir que o ensino colaborativo, através da consultoria colaborativa, é um modelo que possibilita criar estratégias e designar ações que promovam um processo de ensino e aprendizagem com qualidade e equidade a todos os estudantes.   
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