Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17891 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo analisar criticamente o processo de aprendizagem e a qualidade do ensino, de forma que contribua com um planejamento adequado para o aprendizado do discente. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa, com duas professoras do ensino Fundamental, efetuado por meio de um questionário com questões fechadas. Procurou-se identificar as possíveis limitações das professoras nas metodologias do ensinar os conteúdos programáticos. Com intuito de fundamentar a pesquisa, procurou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica com respaldo teórico para encontrar possíveis respostas nas hipóteses. Desta forma, entende-se que a pesquisa venha contribuir de maneira positiva para as professoras que se preocupam com o desempenho na educação das crianças. Este trabalho traz uma reflexão sobre os aspectos referentes aos problemas de aprendizagem como o desafio de repensar a prática pedagógica dos professores, inscrevendo a possibilidade de novas metodologias. Considerando que a preocupação com a qualidade do ensino e a formação dos professores tem crescido bastante nas últimas décadas, devido os resultados obtidos nas avaliações internas e externas realizadas nas escolas, ficou claro que as dificuldades de aprendizagem são causadas por diversos fatores, entretanto, entende-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem poderiam seguir sem maiores conflitos desde que encontrassem um ambiente de sala de aula organizada para tal situação e professores com vivências de superação de suas limitações. |
id |
VERACRUZ-0_74848394ce7e46c61e1bc9d5ccfce6aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17891 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de SousaDificuldades de aprendizagemEducação InclusivaEnsino/AprendizagemDiscente.O estudo teve como objetivo analisar criticamente o processo de aprendizagem e a qualidade do ensino, de forma que contribua com um planejamento adequado para o aprendizado do discente. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa, com duas professoras do ensino Fundamental, efetuado por meio de um questionário com questões fechadas. Procurou-se identificar as possíveis limitações das professoras nas metodologias do ensinar os conteúdos programáticos. Com intuito de fundamentar a pesquisa, procurou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica com respaldo teórico para encontrar possíveis respostas nas hipóteses. Desta forma, entende-se que a pesquisa venha contribuir de maneira positiva para as professoras que se preocupam com o desempenho na educação das crianças. Este trabalho traz uma reflexão sobre os aspectos referentes aos problemas de aprendizagem como o desafio de repensar a prática pedagógica dos professores, inscrevendo a possibilidade de novas metodologias. Considerando que a preocupação com a qualidade do ensino e a formação dos professores tem crescido bastante nas últimas décadas, devido os resultados obtidos nas avaliações internas e externas realizadas nas escolas, ficou claro que as dificuldades de aprendizagem são causadas por diversos fatores, entretanto, entende-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem poderiam seguir sem maiores conflitos desde que encontrassem um ambiente de sala de aula organizada para tal situação e professores com vivências de superação de suas limitações.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1789110.34117/bjdv6n10-136Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75960-75978Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75960-75978Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75960-759782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17891/16269Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Maria Neuraildes GomesVituriano, Hercília Maria de MouraMarques, Walter RodriguesFrazão, Aline Aparecida NascimentoSá, Raimunda Maria BarbosaSoares, Hérbia AraújoSousa, Domingos MafraLobato, José João Santos2021-02-04T12:50:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17891Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:17.363245Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa |
title |
Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa Viana, Maria Neuraildes Gomes Dificuldades de aprendizagem Educação Inclusiva Ensino/Aprendizagem Discente. |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa |
author |
Viana, Maria Neuraildes Gomes |
author_facet |
Viana, Maria Neuraildes Gomes Vituriano, Hercília Maria de Moura Marques, Walter Rodrigues Frazão, Aline Aparecida Nascimento Sá, Raimunda Maria Barbosa Soares, Hérbia Araújo Sousa, Domingos Mafra Lobato, José João Santos |
author_role |
author |
author2 |
Vituriano, Hercília Maria de Moura Marques, Walter Rodrigues Frazão, Aline Aparecida Nascimento Sá, Raimunda Maria Barbosa Soares, Hérbia Araújo Sousa, Domingos Mafra Lobato, José João Santos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Maria Neuraildes Gomes Vituriano, Hercília Maria de Moura Marques, Walter Rodrigues Frazão, Aline Aparecida Nascimento Sá, Raimunda Maria Barbosa Soares, Hérbia Araújo Sousa, Domingos Mafra Lobato, José João Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Educação Inclusiva Ensino/Aprendizagem Discente. |
topic |
Dificuldades de aprendizagem Educação Inclusiva Ensino/Aprendizagem Discente. |
description |
O estudo teve como objetivo analisar criticamente o processo de aprendizagem e a qualidade do ensino, de forma que contribua com um planejamento adequado para o aprendizado do discente. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa, com duas professoras do ensino Fundamental, efetuado por meio de um questionário com questões fechadas. Procurou-se identificar as possíveis limitações das professoras nas metodologias do ensinar os conteúdos programáticos. Com intuito de fundamentar a pesquisa, procurou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica com respaldo teórico para encontrar possíveis respostas nas hipóteses. Desta forma, entende-se que a pesquisa venha contribuir de maneira positiva para as professoras que se preocupam com o desempenho na educação das crianças. Este trabalho traz uma reflexão sobre os aspectos referentes aos problemas de aprendizagem como o desafio de repensar a prática pedagógica dos professores, inscrevendo a possibilidade de novas metodologias. Considerando que a preocupação com a qualidade do ensino e a formação dos professores tem crescido bastante nas últimas décadas, devido os resultados obtidos nas avaliações internas e externas realizadas nas escolas, ficou claro que as dificuldades de aprendizagem são causadas por diversos fatores, entretanto, entende-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem poderiam seguir sem maiores conflitos desde que encontrassem um ambiente de sala de aula organizada para tal situação e professores com vivências de superação de suas limitações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17891 10.34117/bjdv6n10-136 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17891 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17891/16269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75960-75978 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75960-75978 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75960-75978 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645483017502720 |