Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Maria Neuraildes Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vituriano, Hercília Maria de Moura, Marques, Walter Rodrigues, Frazão, Aline Aparecida Nascimento, Sá, Raimunda Maria Barbosa, Soares, Hérbia Araújo, Sousa, Domingos Mafra, Lobato, José João Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17891
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar criticamente o processo de aprendizagem e a qualidade do ensino, de forma que contribua com um planejamento adequado para o aprendizado do discente. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa, com duas professoras do ensino Fundamental, efetuado por meio de um questionário com questões fechadas. Procurou-se identificar as possíveis limitações das professoras nas metodologias do ensinar os conteúdos programáticos. Com intuito de fundamentar a pesquisa, procurou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica com respaldo teórico para encontrar possíveis respostas nas hipóteses. Desta forma, entende-se que a pesquisa venha contribuir de maneira positiva para as professoras que se preocupam com o desempenho na educação das crianças. Este trabalho traz uma reflexão sobre os aspectos referentes aos problemas de aprendizagem como o desafio de repensar a prática pedagógica dos professores, inscrevendo a possibilidade de novas metodologias. Considerando que a preocupação com a qualidade do ensino e a formação dos professores tem crescido bastante nas últimas décadas, devido os resultados obtidos nas avaliações internas e externas realizadas nas escolas, ficou claro que as dificuldades de aprendizagem são causadas por diversos fatores, entretanto, entende-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem poderiam seguir sem maiores conflitos desde que encontrassem um ambiente de sala de aula organizada para tal situação e professores com vivências de superação de suas limitações.
id VERACRUZ-0_74848394ce7e46c61e1bc9d5ccfce6aa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17891
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de SousaDificuldades de aprendizagemEducação InclusivaEnsino/AprendizagemDiscente.O estudo teve como objetivo analisar criticamente o processo de aprendizagem e a qualidade do ensino, de forma que contribua com um planejamento adequado para o aprendizado do discente. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa, com duas professoras do ensino Fundamental, efetuado por meio de um questionário com questões fechadas. Procurou-se identificar as possíveis limitações das professoras nas metodologias do ensinar os conteúdos programáticos. Com intuito de fundamentar a pesquisa, procurou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica com respaldo teórico para encontrar possíveis respostas nas hipóteses. Desta forma, entende-se que a pesquisa venha contribuir de maneira positiva para as professoras que se preocupam com o desempenho na educação das crianças. Este trabalho traz uma reflexão sobre os aspectos referentes aos problemas de aprendizagem como o desafio de repensar a prática pedagógica dos professores, inscrevendo a possibilidade de novas metodologias. Considerando que a preocupação com a qualidade do ensino e a formação dos professores tem crescido bastante nas últimas décadas, devido os resultados obtidos nas avaliações internas e externas realizadas nas escolas, ficou claro que as dificuldades de aprendizagem são causadas por diversos fatores, entretanto, entende-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem poderiam seguir sem maiores conflitos desde que encontrassem um ambiente de sala de aula organizada para tal situação e professores com vivências de superação de suas limitações.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1789110.34117/bjdv6n10-136Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75960-75978Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75960-75978Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75960-759782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17891/16269Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Maria Neuraildes GomesVituriano, Hercília Maria de MouraMarques, Walter RodriguesFrazão, Aline Aparecida NascimentoSá, Raimunda Maria BarbosaSoares, Hérbia AraújoSousa, Domingos MafraLobato, José João Santos2021-02-04T12:50:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17891Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:17.363245Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa
title Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa
Viana, Maria Neuraildes Gomes
Dificuldades de aprendizagem
Educação Inclusiva
Ensino/Aprendizagem
Discente.
title_short Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa
title_full Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa
title_sort Dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa / Learning difficulties: a case study at the Municipal School Osvaldino José de Sousa
author Viana, Maria Neuraildes Gomes
author_facet Viana, Maria Neuraildes Gomes
Vituriano, Hercília Maria de Moura
Marques, Walter Rodrigues
Frazão, Aline Aparecida Nascimento
Sá, Raimunda Maria Barbosa
Soares, Hérbia Araújo
Sousa, Domingos Mafra
Lobato, José João Santos
author_role author
author2 Vituriano, Hercília Maria de Moura
Marques, Walter Rodrigues
Frazão, Aline Aparecida Nascimento
Sá, Raimunda Maria Barbosa
Soares, Hérbia Araújo
Sousa, Domingos Mafra
Lobato, José João Santos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Maria Neuraildes Gomes
Vituriano, Hercília Maria de Moura
Marques, Walter Rodrigues
Frazão, Aline Aparecida Nascimento
Sá, Raimunda Maria Barbosa
Soares, Hérbia Araújo
Sousa, Domingos Mafra
Lobato, José João Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Educação Inclusiva
Ensino/Aprendizagem
Discente.
topic Dificuldades de aprendizagem
Educação Inclusiva
Ensino/Aprendizagem
Discente.
description O estudo teve como objetivo analisar criticamente o processo de aprendizagem e a qualidade do ensino, de forma que contribua com um planejamento adequado para o aprendizado do discente. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Osvaldino José de Sousa, com duas professoras do ensino Fundamental, efetuado por meio de um questionário com questões fechadas. Procurou-se identificar as possíveis limitações das professoras nas metodologias do ensinar os conteúdos programáticos. Com intuito de fundamentar a pesquisa, procurou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica com respaldo teórico para encontrar possíveis respostas nas hipóteses. Desta forma, entende-se que a pesquisa venha contribuir de maneira positiva para as professoras que se preocupam com o desempenho na educação das crianças. Este trabalho traz uma reflexão sobre os aspectos referentes aos problemas de aprendizagem como o desafio de repensar a prática pedagógica dos professores, inscrevendo a possibilidade de novas metodologias. Considerando que a preocupação com a qualidade do ensino e a formação dos professores tem crescido bastante nas últimas décadas, devido os resultados obtidos nas avaliações internas e externas realizadas nas escolas, ficou claro que as dificuldades de aprendizagem são causadas por diversos fatores, entretanto, entende-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem poderiam seguir sem maiores conflitos desde que encontrassem um ambiente de sala de aula organizada para tal situação e professores com vivências de superação de suas limitações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17891
10.34117/bjdv6n10-136
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17891
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17891/16269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75960-75978
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75960-75978
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75960-75978
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645483017502720