Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Figueirêdo, Maria de Fátima Caldas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/361
Resumo: Este trabalho discute resultados de atividades lúdicomatemáticas provenientes da realização de uma oficina pedagógica com jogos educativos com mulheres idosas frequentadoras de um Grupo de Convivência Clube de Mães (Campina Grande-PB). A proposta é baseada em reivindicações próprias evidenciadas ao participarem de ações socioeducativas desenvolvidas no Projeto de Extensão “Práticas de letramentos de pessoas idosas no cotidiano: traçando letras, esculpindo textos” (UEPB-PB), como o uso da Matemática para estimular a memória. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Os jogos matemáticos (“Jogo da velha”, “Caça números”, “Hexágono mágico” e “Corrida aos trinta”) estimulam as funções cognitivas das participantes? Essa discussão funda-se nas contribuições da Educação Gerontológica (KACHAR, 2001; CACHIONI, 2003) e da Educação Inclusiva (CARVALHO, 2004), ao considerar saberes da Matemática que, usado em jogos, estimulam a memória e compartilham aprendizagens. A discussão norteia-se pela abordagem qualitativa interpretativa ao analisar a participação lúdica das idosas quanto ao desempenho individual e avaliação coletiva. Os encontros revelaram expectativas em relação ao exercício da memória, com atividades lúdico-matemáticas e a reelaboração de saberes matemáticos compartilhados na interação.
id VERACRUZ-0_751e105c88833522859e7d1269e1b10f
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/361
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagensMulheres idosas. Jogos matemáticos. Memória. AprendizagensEste trabalho discute resultados de atividades lúdicomatemáticas provenientes da realização de uma oficina pedagógica com jogos educativos com mulheres idosas frequentadoras de um Grupo de Convivência Clube de Mães (Campina Grande-PB). A proposta é baseada em reivindicações próprias evidenciadas ao participarem de ações socioeducativas desenvolvidas no Projeto de Extensão “Práticas de letramentos de pessoas idosas no cotidiano: traçando letras, esculpindo textos” (UEPB-PB), como o uso da Matemática para estimular a memória. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Os jogos matemáticos (“Jogo da velha”, “Caça números”, “Hexágono mágico” e “Corrida aos trinta”) estimulam as funções cognitivas das participantes? Essa discussão funda-se nas contribuições da Educação Gerontológica (KACHAR, 2001; CACHIONI, 2003) e da Educação Inclusiva (CARVALHO, 2004), ao considerar saberes da Matemática que, usado em jogos, estimulam a memória e compartilham aprendizagens. A discussão norteia-se pela abordagem qualitativa interpretativa ao analisar a participação lúdica das idosas quanto ao desempenho individual e avaliação coletiva. Os encontros revelaram expectativas em relação ao exercício da memória, com atividades lúdico-matemáticas e a reelaboração de saberes matemáticos compartilhados na interação.Vera Cruzde Figueirêdo, Maria de Fátima CaldasSantiago, Zélia Maria de Arruda2020-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/36110.14212/veras.vol9.n2.ano2019.art361Veras; v. 9, n. 2 (2019); 134 - 1532236-572910.14212/veras.vol9.n2.ano2019reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/361/pdfDireitos autorais 2020 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-08T18:46:32ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagens
title Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagens
spellingShingle Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagens
de Figueirêdo, Maria de Fátima Caldas
Mulheres idosas. Jogos matemáticos. Memória. Aprendizagens
title_short Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagens
title_full Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagens
title_fullStr Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagens
title_full_unstemmed Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagens
title_sort Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagens
author de Figueirêdo, Maria de Fátima Caldas
author_facet de Figueirêdo, Maria de Fátima Caldas
Santiago, Zélia Maria de Arruda
author_role author
author2 Santiago, Zélia Maria de Arruda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Figueirêdo, Maria de Fátima Caldas
Santiago, Zélia Maria de Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres idosas. Jogos matemáticos. Memória. Aprendizagens
topic Mulheres idosas. Jogos matemáticos. Memória. Aprendizagens
description Este trabalho discute resultados de atividades lúdicomatemáticas provenientes da realização de uma oficina pedagógica com jogos educativos com mulheres idosas frequentadoras de um Grupo de Convivência Clube de Mães (Campina Grande-PB). A proposta é baseada em reivindicações próprias evidenciadas ao participarem de ações socioeducativas desenvolvidas no Projeto de Extensão “Práticas de letramentos de pessoas idosas no cotidiano: traçando letras, esculpindo textos” (UEPB-PB), como o uso da Matemática para estimular a memória. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Os jogos matemáticos (“Jogo da velha”, “Caça números”, “Hexágono mágico” e “Corrida aos trinta”) estimulam as funções cognitivas das participantes? Essa discussão funda-se nas contribuições da Educação Gerontológica (KACHAR, 2001; CACHIONI, 2003) e da Educação Inclusiva (CARVALHO, 2004), ao considerar saberes da Matemática que, usado em jogos, estimulam a memória e compartilham aprendizagens. A discussão norteia-se pela abordagem qualitativa interpretativa ao analisar a participação lúdica das idosas quanto ao desempenho individual e avaliação coletiva. Os encontros revelaram expectativas em relação ao exercício da memória, com atividades lúdico-matemáticas e a reelaboração de saberes matemáticos compartilhados na interação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/361
10.14212/veras.vol9.n2.ano2019.art361
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/361
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol9.n2.ano2019.art361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/361/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 9, n. 2 (2019); 134 - 153
2236-5729
10.14212/veras.vol9.n2.ano2019
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792132624384