Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Matheus da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Souza, Felipe Lamarca Santos, de Jesus, Fabiane Alexsandra Andrade, Morégula, Andréa de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45793
Resumo: A monitoria de Física Experimental tem como objetivo auxiliar os discentes nas diversas dúvidas que podem surgir nas atividades das disciplinas de Física Experimental I e II. Neste trabalho, é realizado um relato de experiência e análise crítica das diversas atividades realizadas pela monitoria durante o período letivo de ensino remoto no ano de 2021, como a criação do site https://labfisvirtual.wixsite.com/labfisuesc/ contendo diversos materiais importantes para o melhor desempenho dos alunos nestas disciplinas. Através de um questionário, totalmente voluntário e anônimo, enviado aos discentes das respectivas disciplinas abrangidas pela monitoria, foi possível realizar uma análise qualitativa e quantitativa, através da análise do coeficiente Alfa de Cronbach e das médias dos valores obtidos das questões em escala linear. Os formulários foram respondidos em dois períodos distintos, pelos discentes das turmas das disciplinas atendidas em cada semestre, final do 1º e 2º semestre letivo de 2021, por 11 e 20 discentes, respectivamente, das disciplinas de Física Experimental I e II. Foi analisada a efetividade das ações da monitoria, onde 50% dos discentes relataram terem acessado o site pelo menos uma vez a cada experimento. No quesito onde inquiriu-se sobre a indicação do site e material disponibilizado no mesmo pelos docentes das disciplinas atendidas, obteve-se que mais de 80% dos alunos foram encaminhados para o site pelos professores das disciplinas. A funcionalidade dos materiais disponibilizados, receberam avaliação maior que 3,7 em todas as variáveis analisadas, observando que a nota máxima em cada item é 5, nesse quesito a pior avaliação foi nas instruções de montagem dos experimentos. Quanto aos recursos digitais utilizados para comunicação entre monitores e discentes, a preferência pelos discentes foram o WhatsApp e o Google Meet, sendo o e-mail a ferramenta de menor preferência. A avaliação do atendimento da monitoria e a capacidade dos monitores em sanarem as dúvidas obtiveram médias de 4,64 no 1º/2021 e 4,15 no 2º/2021. Portanto, é notória a importância da monitoria das disciplinas de Física Experimental I e II, em especial, nesse momento que houve uma transição forçada do ensino presencial para o ensino remoto das disciplinas práticas atendidas pelo projeto de iniciação à docência relatado neste trabalho.
id VERACRUZ-0_77b6ab68717fd678c9c2a12f8d503016
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45793
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case studymonitoria remotafísica experimentalensino remotoiniciação à docência.A monitoria de Física Experimental tem como objetivo auxiliar os discentes nas diversas dúvidas que podem surgir nas atividades das disciplinas de Física Experimental I e II. Neste trabalho, é realizado um relato de experiência e análise crítica das diversas atividades realizadas pela monitoria durante o período letivo de ensino remoto no ano de 2021, como a criação do site https://labfisvirtual.wixsite.com/labfisuesc/ contendo diversos materiais importantes para o melhor desempenho dos alunos nestas disciplinas. Através de um questionário, totalmente voluntário e anônimo, enviado aos discentes das respectivas disciplinas abrangidas pela monitoria, foi possível realizar uma análise qualitativa e quantitativa, através da análise do coeficiente Alfa de Cronbach e das médias dos valores obtidos das questões em escala linear. Os formulários foram respondidos em dois períodos distintos, pelos discentes das turmas das disciplinas atendidas em cada semestre, final do 1º e 2º semestre letivo de 2021, por 11 e 20 discentes, respectivamente, das disciplinas de Física Experimental I e II. Foi analisada a efetividade das ações da monitoria, onde 50% dos discentes relataram terem acessado o site pelo menos uma vez a cada experimento. No quesito onde inquiriu-se sobre a indicação do site e material disponibilizado no mesmo pelos docentes das disciplinas atendidas, obteve-se que mais de 80% dos alunos foram encaminhados para o site pelos professores das disciplinas. A funcionalidade dos materiais disponibilizados, receberam avaliação maior que 3,7 em todas as variáveis analisadas, observando que a nota máxima em cada item é 5, nesse quesito a pior avaliação foi nas instruções de montagem dos experimentos. Quanto aos recursos digitais utilizados para comunicação entre monitores e discentes, a preferência pelos discentes foram o WhatsApp e o Google Meet, sendo o e-mail a ferramenta de menor preferência. A avaliação do atendimento da monitoria e a capacidade dos monitores em sanarem as dúvidas obtiveram médias de 4,64 no 1º/2021 e 4,15 no 2º/2021. Portanto, é notória a importância da monitoria das disciplinas de Física Experimental I e II, em especial, nesse momento que houve uma transição forçada do ensino presencial para o ensino remoto das disciplinas práticas atendidas pelo projeto de iniciação à docência relatado neste trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4579310.34117/bjdv8n3-405Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21896-21909Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21896-21909Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21896-219092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45793/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Matheus da Silvade Souza, Felipe Lamarca Santosde Jesus, Fabiane Alexsandra AndradeMorégula, Andréa de Azevedo2022-05-12T18:40:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45793Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:12.222084Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study
title Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study
spellingShingle Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study
Queiroz, Matheus da Silva
monitoria remota
física experimental
ensino remoto
iniciação à docência.
title_short Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study
title_full Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study
title_fullStr Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study
title_full_unstemmed Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study
title_sort Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study
author Queiroz, Matheus da Silva
author_facet Queiroz, Matheus da Silva
de Souza, Felipe Lamarca Santos
de Jesus, Fabiane Alexsandra Andrade
Morégula, Andréa de Azevedo
author_role author
author2 de Souza, Felipe Lamarca Santos
de Jesus, Fabiane Alexsandra Andrade
Morégula, Andréa de Azevedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Matheus da Silva
de Souza, Felipe Lamarca Santos
de Jesus, Fabiane Alexsandra Andrade
Morégula, Andréa de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv monitoria remota
física experimental
ensino remoto
iniciação à docência.
topic monitoria remota
física experimental
ensino remoto
iniciação à docência.
description A monitoria de Física Experimental tem como objetivo auxiliar os discentes nas diversas dúvidas que podem surgir nas atividades das disciplinas de Física Experimental I e II. Neste trabalho, é realizado um relato de experiência e análise crítica das diversas atividades realizadas pela monitoria durante o período letivo de ensino remoto no ano de 2021, como a criação do site https://labfisvirtual.wixsite.com/labfisuesc/ contendo diversos materiais importantes para o melhor desempenho dos alunos nestas disciplinas. Através de um questionário, totalmente voluntário e anônimo, enviado aos discentes das respectivas disciplinas abrangidas pela monitoria, foi possível realizar uma análise qualitativa e quantitativa, através da análise do coeficiente Alfa de Cronbach e das médias dos valores obtidos das questões em escala linear. Os formulários foram respondidos em dois períodos distintos, pelos discentes das turmas das disciplinas atendidas em cada semestre, final do 1º e 2º semestre letivo de 2021, por 11 e 20 discentes, respectivamente, das disciplinas de Física Experimental I e II. Foi analisada a efetividade das ações da monitoria, onde 50% dos discentes relataram terem acessado o site pelo menos uma vez a cada experimento. No quesito onde inquiriu-se sobre a indicação do site e material disponibilizado no mesmo pelos docentes das disciplinas atendidas, obteve-se que mais de 80% dos alunos foram encaminhados para o site pelos professores das disciplinas. A funcionalidade dos materiais disponibilizados, receberam avaliação maior que 3,7 em todas as variáveis analisadas, observando que a nota máxima em cada item é 5, nesse quesito a pior avaliação foi nas instruções de montagem dos experimentos. Quanto aos recursos digitais utilizados para comunicação entre monitores e discentes, a preferência pelos discentes foram o WhatsApp e o Google Meet, sendo o e-mail a ferramenta de menor preferência. A avaliação do atendimento da monitoria e a capacidade dos monitores em sanarem as dúvidas obtiveram médias de 4,64 no 1º/2021 e 4,15 no 2º/2021. Portanto, é notória a importância da monitoria das disciplinas de Física Experimental I e II, em especial, nesse momento que houve uma transição forçada do ensino presencial para o ensino remoto das disciplinas práticas atendidas pelo projeto de iniciação à docência relatado neste trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45793
10.34117/bjdv8n3-405
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45793
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45793/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21896-21909
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21896-21909
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21896-21909
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645588735983616