Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45793 |
Resumo: | A monitoria de Física Experimental tem como objetivo auxiliar os discentes nas diversas dúvidas que podem surgir nas atividades das disciplinas de Física Experimental I e II. Neste trabalho, é realizado um relato de experiência e análise crítica das diversas atividades realizadas pela monitoria durante o período letivo de ensino remoto no ano de 2021, como a criação do site https://labfisvirtual.wixsite.com/labfisuesc/ contendo diversos materiais importantes para o melhor desempenho dos alunos nestas disciplinas. Através de um questionário, totalmente voluntário e anônimo, enviado aos discentes das respectivas disciplinas abrangidas pela monitoria, foi possível realizar uma análise qualitativa e quantitativa, através da análise do coeficiente Alfa de Cronbach e das médias dos valores obtidos das questões em escala linear. Os formulários foram respondidos em dois períodos distintos, pelos discentes das turmas das disciplinas atendidas em cada semestre, final do 1º e 2º semestre letivo de 2021, por 11 e 20 discentes, respectivamente, das disciplinas de Física Experimental I e II. Foi analisada a efetividade das ações da monitoria, onde 50% dos discentes relataram terem acessado o site pelo menos uma vez a cada experimento. No quesito onde inquiriu-se sobre a indicação do site e material disponibilizado no mesmo pelos docentes das disciplinas atendidas, obteve-se que mais de 80% dos alunos foram encaminhados para o site pelos professores das disciplinas. A funcionalidade dos materiais disponibilizados, receberam avaliação maior que 3,7 em todas as variáveis analisadas, observando que a nota máxima em cada item é 5, nesse quesito a pior avaliação foi nas instruções de montagem dos experimentos. Quanto aos recursos digitais utilizados para comunicação entre monitores e discentes, a preferência pelos discentes foram o WhatsApp e o Google Meet, sendo o e-mail a ferramenta de menor preferência. A avaliação do atendimento da monitoria e a capacidade dos monitores em sanarem as dúvidas obtiveram médias de 4,64 no 1º/2021 e 4,15 no 2º/2021. Portanto, é notória a importância da monitoria das disciplinas de Física Experimental I e II, em especial, nesse momento que houve uma transição forçada do ensino presencial para o ensino remoto das disciplinas práticas atendidas pelo projeto de iniciação à docência relatado neste trabalho. |
id |
VERACRUZ-0_77b6ab68717fd678c9c2a12f8d503016 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45793 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case studymonitoria remotafísica experimentalensino remotoiniciação à docência.A monitoria de Física Experimental tem como objetivo auxiliar os discentes nas diversas dúvidas que podem surgir nas atividades das disciplinas de Física Experimental I e II. Neste trabalho, é realizado um relato de experiência e análise crítica das diversas atividades realizadas pela monitoria durante o período letivo de ensino remoto no ano de 2021, como a criação do site https://labfisvirtual.wixsite.com/labfisuesc/ contendo diversos materiais importantes para o melhor desempenho dos alunos nestas disciplinas. Através de um questionário, totalmente voluntário e anônimo, enviado aos discentes das respectivas disciplinas abrangidas pela monitoria, foi possível realizar uma análise qualitativa e quantitativa, através da análise do coeficiente Alfa de Cronbach e das médias dos valores obtidos das questões em escala linear. Os formulários foram respondidos em dois períodos distintos, pelos discentes das turmas das disciplinas atendidas em cada semestre, final do 1º e 2º semestre letivo de 2021, por 11 e 20 discentes, respectivamente, das disciplinas de Física Experimental I e II. Foi analisada a efetividade das ações da monitoria, onde 50% dos discentes relataram terem acessado o site pelo menos uma vez a cada experimento. No quesito onde inquiriu-se sobre a indicação do site e material disponibilizado no mesmo pelos docentes das disciplinas atendidas, obteve-se que mais de 80% dos alunos foram encaminhados para o site pelos professores das disciplinas. A funcionalidade dos materiais disponibilizados, receberam avaliação maior que 3,7 em todas as variáveis analisadas, observando que a nota máxima em cada item é 5, nesse quesito a pior avaliação foi nas instruções de montagem dos experimentos. Quanto aos recursos digitais utilizados para comunicação entre monitores e discentes, a preferência pelos discentes foram o WhatsApp e o Google Meet, sendo o e-mail a ferramenta de menor preferência. A avaliação do atendimento da monitoria e a capacidade dos monitores em sanarem as dúvidas obtiveram médias de 4,64 no 1º/2021 e 4,15 no 2º/2021. Portanto, é notória a importância da monitoria das disciplinas de Física Experimental I e II, em especial, nesse momento que houve uma transição forçada do ensino presencial para o ensino remoto das disciplinas práticas atendidas pelo projeto de iniciação à docência relatado neste trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4579310.34117/bjdv8n3-405Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21896-21909Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21896-21909Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21896-219092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45793/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Matheus da Silvade Souza, Felipe Lamarca Santosde Jesus, Fabiane Alexsandra AndradeMorégula, Andréa de Azevedo2022-05-12T18:40:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45793Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:12.222084Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study |
title |
Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study |
spellingShingle |
Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study Queiroz, Matheus da Silva monitoria remota física experimental ensino remoto iniciação à docência. |
title_short |
Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study |
title_full |
Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study |
title_fullStr |
Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study |
title_full_unstemmed |
Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study |
title_sort |
Avaliação da implementação da monitoria remota em física experimental no período de pandemia de Covid-19: estudo de caso / Evaluation of the implementation of remote peer tutoring in experimental physics in the Covid-19 pandemic period: case study |
author |
Queiroz, Matheus da Silva |
author_facet |
Queiroz, Matheus da Silva de Souza, Felipe Lamarca Santos de Jesus, Fabiane Alexsandra Andrade Morégula, Andréa de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Felipe Lamarca Santos de Jesus, Fabiane Alexsandra Andrade Morégula, Andréa de Azevedo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Matheus da Silva de Souza, Felipe Lamarca Santos de Jesus, Fabiane Alexsandra Andrade Morégula, Andréa de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
monitoria remota física experimental ensino remoto iniciação à docência. |
topic |
monitoria remota física experimental ensino remoto iniciação à docência. |
description |
A monitoria de Física Experimental tem como objetivo auxiliar os discentes nas diversas dúvidas que podem surgir nas atividades das disciplinas de Física Experimental I e II. Neste trabalho, é realizado um relato de experiência e análise crítica das diversas atividades realizadas pela monitoria durante o período letivo de ensino remoto no ano de 2021, como a criação do site https://labfisvirtual.wixsite.com/labfisuesc/ contendo diversos materiais importantes para o melhor desempenho dos alunos nestas disciplinas. Através de um questionário, totalmente voluntário e anônimo, enviado aos discentes das respectivas disciplinas abrangidas pela monitoria, foi possível realizar uma análise qualitativa e quantitativa, através da análise do coeficiente Alfa de Cronbach e das médias dos valores obtidos das questões em escala linear. Os formulários foram respondidos em dois períodos distintos, pelos discentes das turmas das disciplinas atendidas em cada semestre, final do 1º e 2º semestre letivo de 2021, por 11 e 20 discentes, respectivamente, das disciplinas de Física Experimental I e II. Foi analisada a efetividade das ações da monitoria, onde 50% dos discentes relataram terem acessado o site pelo menos uma vez a cada experimento. No quesito onde inquiriu-se sobre a indicação do site e material disponibilizado no mesmo pelos docentes das disciplinas atendidas, obteve-se que mais de 80% dos alunos foram encaminhados para o site pelos professores das disciplinas. A funcionalidade dos materiais disponibilizados, receberam avaliação maior que 3,7 em todas as variáveis analisadas, observando que a nota máxima em cada item é 5, nesse quesito a pior avaliação foi nas instruções de montagem dos experimentos. Quanto aos recursos digitais utilizados para comunicação entre monitores e discentes, a preferência pelos discentes foram o WhatsApp e o Google Meet, sendo o e-mail a ferramenta de menor preferência. A avaliação do atendimento da monitoria e a capacidade dos monitores em sanarem as dúvidas obtiveram médias de 4,64 no 1º/2021 e 4,15 no 2º/2021. Portanto, é notória a importância da monitoria das disciplinas de Física Experimental I e II, em especial, nesse momento que houve uma transição forçada do ensino presencial para o ensino remoto das disciplinas práticas atendidas pelo projeto de iniciação à docência relatado neste trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45793 10.34117/bjdv8n3-405 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45793 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45793/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21896-21909 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21896-21909 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21896-21909 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645588735983616 |