A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n12-223 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584 |
Resumo: | Atualmente, a corrida pela implementação de tecnologia nas instituições de ensino superior (IES) é, sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de covid-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do BAONLINE de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou- se o protocolo Attrakdiff, que evidência quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma Augmentecture de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EaD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma Augmentecture, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização. |
id |
VERACRUZ-0_780b9cfe7b1c3e450126a1561ab27ece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55584 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation reporteducação a distância – EaDrealidade aumentadaarquitetura e urbanismoensino superiorAtualmente, a corrida pela implementação de tecnologia nas instituições de ensino superior (IES) é, sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de covid-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do BAONLINE de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou- se o protocolo Attrakdiff, que evidência quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma Augmentecture de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EaD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma Augmentecture, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5558410.34117/bjdv8n12-223Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80171-80184Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80171-80184Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80171-801842525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584/40950Copyright (c) 2022 Lavinya Pereira Batista, Gilberlândio Roseno Oliveira, Fabiana de Castro Ramos, Cristina de Sousa Dias, Xisto Sena Passos, Fernanda Dorneles de Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Aline CristinaPirró, Lúcia Fernanda de SouzaOliveira, Leila Rabello deRodrigues, Francisco Carlos Tadeu StarkeTangerino, Denise de Paiva Costa2022-12-28T18:58:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55584Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:47.159850Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
title |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
spellingShingle |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report Rocha, Aline Cristina educação a distância – EaD realidade aumentada arquitetura e urbanismo ensino superior Rocha, Aline Cristina educação a distância – EaD realidade aumentada arquitetura e urbanismo ensino superior |
title_short |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
title_full |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
title_fullStr |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
title_full_unstemmed |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
title_sort |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
author |
Rocha, Aline Cristina |
author_facet |
Rocha, Aline Cristina Rocha, Aline Cristina Pirró, Lúcia Fernanda de Souza Oliveira, Leila Rabello de Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke Tangerino, Denise de Paiva Costa Pirró, Lúcia Fernanda de Souza Oliveira, Leila Rabello de Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke Tangerino, Denise de Paiva Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pirró, Lúcia Fernanda de Souza Oliveira, Leila Rabello de Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke Tangerino, Denise de Paiva Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Aline Cristina Pirró, Lúcia Fernanda de Souza Oliveira, Leila Rabello de Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke Tangerino, Denise de Paiva Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação a distância – EaD realidade aumentada arquitetura e urbanismo ensino superior |
topic |
educação a distância – EaD realidade aumentada arquitetura e urbanismo ensino superior |
description |
Atualmente, a corrida pela implementação de tecnologia nas instituições de ensino superior (IES) é, sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de covid-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do BAONLINE de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou- se o protocolo Attrakdiff, que evidência quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma Augmentecture de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EaD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma Augmentecture, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584 10.34117/bjdv8n12-223 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n12-223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584/40950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80171-80184 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80171-80184 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80171-80184 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183704898830336 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n12-223 |