A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Aline Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pirró, Lúcia Fernanda de Souza, Oliveira, Leila Rabello de, Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke, Tangerino, Denise de Paiva Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n12-223
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584
Resumo: Atualmente, a corrida pela implementação de tecnologia nas instituições de ensino superior (IES) é, sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de covid-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do BAONLINE de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou- se o protocolo Attrakdiff, que evidência quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma Augmentecture de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EaD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma Augmentecture, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização.
id VERACRUZ-0_780b9cfe7b1c3e450126a1561ab27ece
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55584
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation reporteducação a distância – EaDrealidade aumentadaarquitetura e urbanismoensino superiorAtualmente, a corrida pela implementação de tecnologia nas instituições de ensino superior (IES) é, sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de covid-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do BAONLINE de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou- se o protocolo Attrakdiff, que evidência quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma Augmentecture de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EaD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma Augmentecture, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5558410.34117/bjdv8n12-223Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80171-80184Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80171-80184Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80171-801842525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584/40950Copyright (c) 2022 Lavinya Pereira Batista, Gilberlândio Roseno Oliveira, Fabiana de Castro Ramos, Cristina de Sousa Dias, Xisto Sena Passos, Fernanda Dorneles de Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Aline CristinaPirró, Lúcia Fernanda de SouzaOliveira, Leila Rabello deRodrigues, Francisco Carlos Tadeu StarkeTangerino, Denise de Paiva Costa2022-12-28T18:58:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55584Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:47.159850Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
title A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
spellingShingle A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
Rocha, Aline Cristina
educação a distância – EaD
realidade aumentada
arquitetura e urbanismo
ensino superior
Rocha, Aline Cristina
educação a distância – EaD
realidade aumentada
arquitetura e urbanismo
ensino superior
title_short A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
title_full A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
title_fullStr A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
title_full_unstemmed A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
title_sort A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
author Rocha, Aline Cristina
author_facet Rocha, Aline Cristina
Rocha, Aline Cristina
Pirró, Lúcia Fernanda de Souza
Oliveira, Leila Rabello de
Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke
Tangerino, Denise de Paiva Costa
Pirró, Lúcia Fernanda de Souza
Oliveira, Leila Rabello de
Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke
Tangerino, Denise de Paiva Costa
author_role author
author2 Pirró, Lúcia Fernanda de Souza
Oliveira, Leila Rabello de
Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke
Tangerino, Denise de Paiva Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Aline Cristina
Pirró, Lúcia Fernanda de Souza
Oliveira, Leila Rabello de
Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke
Tangerino, Denise de Paiva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv educação a distância – EaD
realidade aumentada
arquitetura e urbanismo
ensino superior
topic educação a distância – EaD
realidade aumentada
arquitetura e urbanismo
ensino superior
description Atualmente, a corrida pela implementação de tecnologia nas instituições de ensino superior (IES) é, sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de covid-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do BAONLINE de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou- se o protocolo Attrakdiff, que evidência quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma Augmentecture de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EaD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma Augmentecture, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584
10.34117/bjdv8n12-223
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n12-223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584/40950
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80171-80184
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80171-80184
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80171-80184
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183704898830336
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n12-223