Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discorrer sobre as contribuições das metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica das principais abordagens teóricas sobre o tema, embasadas nos estudos de Valente, Lima, Ausubel e demais teóricos que tratam da temática. Apresentamos algumas reflexões acerca das metodologias ativas da aprendizagem e aprendizagem significativa, com o intuito de aprofundar os debates sobre o processo de ensino aprendizagem no contexto atual. Concluímos que são necessários mais estudos sobre a temática Metodologias Ativas e Aprendizagem significativa, para que se possa vislumbrar um ensino mais condizente com a atualidade, onde todos estejam preparados para essa nova realidade, aptos a desempenhar suas funções alinhados ao novo perfil de aluno e às novas exigências para uma educação integral. |
id |
VERACRUZ-0_7daf105b3bf9c95c88d3a8295eaf77bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30167 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learningMetodologiasEnsinoAprendizagemEducaçãoSignificativaEste artigo tem por objetivo discorrer sobre as contribuições das metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica das principais abordagens teóricas sobre o tema, embasadas nos estudos de Valente, Lima, Ausubel e demais teóricos que tratam da temática. Apresentamos algumas reflexões acerca das metodologias ativas da aprendizagem e aprendizagem significativa, com o intuito de aprofundar os debates sobre o processo de ensino aprendizagem no contexto atual. Concluímos que são necessários mais estudos sobre a temática Metodologias Ativas e Aprendizagem significativa, para que se possa vislumbrar um ensino mais condizente com a atualidade, onde todos estejam preparados para essa nova realidade, aptos a desempenhar suas funções alinhados ao novo perfil de aluno e às novas exigências para uma educação integral.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3016710.34117/bjdv.v7i5.30167Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51280-51291Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51280-51291Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51280-512912525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167/23758Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Maria Lúcia CastroKalhil, Josefina Diosdada Barrerae Souza, Maud Rejane de Castro2022-02-25T21:45:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30167Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:03.270726Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning |
title |
Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning |
spellingShingle |
Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning da Silva, Maria Lúcia Castro Metodologias Ensino Aprendizagem Educação Significativa |
title_short |
Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning |
title_full |
Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning |
title_fullStr |
Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning |
title_sort |
Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning |
author |
da Silva, Maria Lúcia Castro |
author_facet |
da Silva, Maria Lúcia Castro Kalhil, Josefina Diosdada Barrera e Souza, Maud Rejane de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Kalhil, Josefina Diosdada Barrera e Souza, Maud Rejane de Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Maria Lúcia Castro Kalhil, Josefina Diosdada Barrera e Souza, Maud Rejane de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ensino Aprendizagem Educação Significativa |
topic |
Metodologias Ensino Aprendizagem Educação Significativa |
description |
Este artigo tem por objetivo discorrer sobre as contribuições das metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica das principais abordagens teóricas sobre o tema, embasadas nos estudos de Valente, Lima, Ausubel e demais teóricos que tratam da temática. Apresentamos algumas reflexões acerca das metodologias ativas da aprendizagem e aprendizagem significativa, com o intuito de aprofundar os debates sobre o processo de ensino aprendizagem no contexto atual. Concluímos que são necessários mais estudos sobre a temática Metodologias Ativas e Aprendizagem significativa, para que se possa vislumbrar um ensino mais condizente com a atualidade, onde todos estejam preparados para essa nova realidade, aptos a desempenhar suas funções alinhados ao novo perfil de aluno e às novas exigências para uma educação integral. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167 10.34117/bjdv.v7i5.30167 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167/23758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51280-51291 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51280-51291 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51280-51291 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534069522432 |