Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Maria Lúcia Castro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera, e Souza, Maud Rejane de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167
Resumo: Este artigo tem por objetivo discorrer sobre as contribuições das metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica das principais abordagens teóricas sobre o tema, embasadas nos estudos de Valente, Lima, Ausubel e demais teóricos que tratam da temática. Apresentamos algumas reflexões acerca das metodologias ativas da aprendizagem e aprendizagem significativa, com o intuito de aprofundar os debates sobre o processo de ensino aprendizagem no contexto atual. Concluímos que são necessários mais estudos sobre a temática Metodologias Ativas e Aprendizagem significativa, para que se possa vislumbrar um ensino mais condizente com a atualidade, onde todos estejam preparados para essa nova realidade, aptos a desempenhar suas funções alinhados ao novo perfil de aluno e às novas exigências para uma educação integral.
id VERACRUZ-0_7daf105b3bf9c95c88d3a8295eaf77bd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30167
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learningMetodologiasEnsinoAprendizagemEducaçãoSignificativaEste artigo tem por objetivo discorrer sobre as contribuições das metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica das principais abordagens teóricas sobre o tema, embasadas nos estudos de Valente, Lima, Ausubel e demais teóricos que tratam da temática. Apresentamos algumas reflexões acerca das metodologias ativas da aprendizagem e aprendizagem significativa, com o intuito de aprofundar os debates sobre o processo de ensino aprendizagem no contexto atual. Concluímos que são necessários mais estudos sobre a temática Metodologias Ativas e Aprendizagem significativa, para que se possa vislumbrar um ensino mais condizente com a atualidade, onde todos estejam preparados para essa nova realidade, aptos a desempenhar suas funções alinhados ao novo perfil de aluno e às novas exigências para uma educação integral.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3016710.34117/bjdv.v7i5.30167Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51280-51291Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51280-51291Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51280-512912525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167/23758Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Maria Lúcia CastroKalhil, Josefina Diosdada Barrerae Souza, Maud Rejane de Castro2022-02-25T21:45:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30167Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:03.270726Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning
title Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning
spellingShingle Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning
da Silva, Maria Lúcia Castro
Metodologias
Ensino
Aprendizagem
Educação
Significativa
title_short Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning
title_full Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning
title_fullStr Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning
title_full_unstemmed Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning
title_sort Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning
author da Silva, Maria Lúcia Castro
author_facet da Silva, Maria Lúcia Castro
Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
e Souza, Maud Rejane de Castro
author_role author
author2 Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
e Souza, Maud Rejane de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Maria Lúcia Castro
Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
e Souza, Maud Rejane de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias
Ensino
Aprendizagem
Educação
Significativa
topic Metodologias
Ensino
Aprendizagem
Educação
Significativa
description Este artigo tem por objetivo discorrer sobre as contribuições das metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica das principais abordagens teóricas sobre o tema, embasadas nos estudos de Valente, Lima, Ausubel e demais teóricos que tratam da temática. Apresentamos algumas reflexões acerca das metodologias ativas da aprendizagem e aprendizagem significativa, com o intuito de aprofundar os debates sobre o processo de ensino aprendizagem no contexto atual. Concluímos que são necessários mais estudos sobre a temática Metodologias Ativas e Aprendizagem significativa, para que se possa vislumbrar um ensino mais condizente com a atualidade, onde todos estejam preparados para essa nova realidade, aptos a desempenhar suas funções alinhados ao novo perfil de aluno e às novas exigências para uma educação integral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167
10.34117/bjdv.v7i5.30167
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167/23758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51280-51291
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51280-51291
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51280-51291
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645534069522432