A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Rose Aparecida de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Kanaane, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54284
Resumo: O presente artigo teve como propósito, considerando o atual contexto de crisea Covid-19, caracterizar as competências socioemocionais de professores do ensino profissional e técnico, tendo em vista a prática docente decorrente de aulas virtuais. Foram utilizadas as abordagens qualitativas e quantitativas, método descritivo conjugado ao método exploratório, além da pesquisa bibliográfica para explanação e conhecimento sobre a temática: competências socioemocionais e prática docente em tempos de crise. O procedimento utilizado foi um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual de Francisco Morato, situada na região metropolitana da cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa: professores, coordenadores e diretor. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado no google forms encaminhado aos respondentes. O estudo demonstrou que os professores, no âmbito das aulas virtuais, sentiram dificuldades no ensino remoto, porém, desenvolveram competências socioemocionais importantes no período de isolamento, assim como, a adaptação às novas tecnologias e metodologias propostas, sendo capazes de mobilizar tais competências em sua prática docente.
id VERACRUZ-0_81cf2c082cf9d5f3ee5bc95f30825800
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54284
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teacherspandemiaensino técnico profissional remotocompetênciascompetências socioemocionaisO presente artigo teve como propósito, considerando o atual contexto de crisea Covid-19, caracterizar as competências socioemocionais de professores do ensino profissional e técnico, tendo em vista a prática docente decorrente de aulas virtuais. Foram utilizadas as abordagens qualitativas e quantitativas, método descritivo conjugado ao método exploratório, além da pesquisa bibliográfica para explanação e conhecimento sobre a temática: competências socioemocionais e prática docente em tempos de crise. O procedimento utilizado foi um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual de Francisco Morato, situada na região metropolitana da cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa: professores, coordenadores e diretor. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado no google forms encaminhado aos respondentes. O estudo demonstrou que os professores, no âmbito das aulas virtuais, sentiram dificuldades no ensino remoto, porém, desenvolveram competências socioemocionais importantes no período de isolamento, assim como, a adaptação às novas tecnologias e metodologias propostas, sendo capazes de mobilizar tais competências em sua prática docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5428410.34117/bjdv8n11-189Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 73622-73639Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 73622-73639Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 73622-736392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54284/40191Copyright (c) 2022 Rose Aparecida de França, Roberto Kanaaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Rose Aparecida deKanaane, Roberto2022-11-30T19:25:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54284Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:21.483337Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers
title A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers
spellingShingle A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers
França, Rose Aparecida de
pandemia
ensino técnico profissional remoto
competências
competências socioemocionais
title_short A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers
title_full A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers
title_fullStr A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers
title_full_unstemmed A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers
title_sort A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers
author França, Rose Aparecida de
author_facet França, Rose Aparecida de
Kanaane, Roberto
author_role author
author2 Kanaane, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Rose Aparecida de
Kanaane, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv pandemia
ensino técnico profissional remoto
competências
competências socioemocionais
topic pandemia
ensino técnico profissional remoto
competências
competências socioemocionais
description O presente artigo teve como propósito, considerando o atual contexto de crisea Covid-19, caracterizar as competências socioemocionais de professores do ensino profissional e técnico, tendo em vista a prática docente decorrente de aulas virtuais. Foram utilizadas as abordagens qualitativas e quantitativas, método descritivo conjugado ao método exploratório, além da pesquisa bibliográfica para explanação e conhecimento sobre a temática: competências socioemocionais e prática docente em tempos de crise. O procedimento utilizado foi um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual de Francisco Morato, situada na região metropolitana da cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa: professores, coordenadores e diretor. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado no google forms encaminhado aos respondentes. O estudo demonstrou que os professores, no âmbito das aulas virtuais, sentiram dificuldades no ensino remoto, porém, desenvolveram competências socioemocionais importantes no período de isolamento, assim como, a adaptação às novas tecnologias e metodologias propostas, sendo capazes de mobilizar tais competências em sua prática docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54284
10.34117/bjdv8n11-189
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54284
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n11-189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54284/40191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rose Aparecida de França, Roberto Kanaane
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rose Aparecida de França, Roberto Kanaane
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 73622-73639
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 73622-73639
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 73622-73639
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645618902466560