A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54284 |
Resumo: | O presente artigo teve como propósito, considerando o atual contexto de crisea Covid-19, caracterizar as competências socioemocionais de professores do ensino profissional e técnico, tendo em vista a prática docente decorrente de aulas virtuais. Foram utilizadas as abordagens qualitativas e quantitativas, método descritivo conjugado ao método exploratório, além da pesquisa bibliográfica para explanação e conhecimento sobre a temática: competências socioemocionais e prática docente em tempos de crise. O procedimento utilizado foi um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual de Francisco Morato, situada na região metropolitana da cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa: professores, coordenadores e diretor. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado no google forms encaminhado aos respondentes. O estudo demonstrou que os professores, no âmbito das aulas virtuais, sentiram dificuldades no ensino remoto, porém, desenvolveram competências socioemocionais importantes no período de isolamento, assim como, a adaptação às novas tecnologias e metodologias propostas, sendo capazes de mobilizar tais competências em sua prática docente. |
id |
VERACRUZ-0_81cf2c082cf9d5f3ee5bc95f30825800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54284 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teacherspandemiaensino técnico profissional remotocompetênciascompetências socioemocionaisO presente artigo teve como propósito, considerando o atual contexto de crisea Covid-19, caracterizar as competências socioemocionais de professores do ensino profissional e técnico, tendo em vista a prática docente decorrente de aulas virtuais. Foram utilizadas as abordagens qualitativas e quantitativas, método descritivo conjugado ao método exploratório, além da pesquisa bibliográfica para explanação e conhecimento sobre a temática: competências socioemocionais e prática docente em tempos de crise. O procedimento utilizado foi um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual de Francisco Morato, situada na região metropolitana da cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa: professores, coordenadores e diretor. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado no google forms encaminhado aos respondentes. O estudo demonstrou que os professores, no âmbito das aulas virtuais, sentiram dificuldades no ensino remoto, porém, desenvolveram competências socioemocionais importantes no período de isolamento, assim como, a adaptação às novas tecnologias e metodologias propostas, sendo capazes de mobilizar tais competências em sua prática docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5428410.34117/bjdv8n11-189Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 73622-73639Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 73622-73639Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 73622-736392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54284/40191Copyright (c) 2022 Rose Aparecida de França, Roberto Kanaaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Rose Aparecida deKanaane, Roberto2022-11-30T19:25:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54284Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:21.483337Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers |
title |
A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers |
spellingShingle |
A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers França, Rose Aparecida de pandemia ensino técnico profissional remoto competências competências socioemocionais |
title_short |
A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers |
title_full |
A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers |
title_fullStr |
A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers |
title_full_unstemmed |
A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers |
title_sort |
A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers |
author |
França, Rose Aparecida de |
author_facet |
França, Rose Aparecida de Kanaane, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Kanaane, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Rose Aparecida de Kanaane, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pandemia ensino técnico profissional remoto competências competências socioemocionais |
topic |
pandemia ensino técnico profissional remoto competências competências socioemocionais |
description |
O presente artigo teve como propósito, considerando o atual contexto de crisea Covid-19, caracterizar as competências socioemocionais de professores do ensino profissional e técnico, tendo em vista a prática docente decorrente de aulas virtuais. Foram utilizadas as abordagens qualitativas e quantitativas, método descritivo conjugado ao método exploratório, além da pesquisa bibliográfica para explanação e conhecimento sobre a temática: competências socioemocionais e prática docente em tempos de crise. O procedimento utilizado foi um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual de Francisco Morato, situada na região metropolitana da cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa: professores, coordenadores e diretor. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado no google forms encaminhado aos respondentes. O estudo demonstrou que os professores, no âmbito das aulas virtuais, sentiram dificuldades no ensino remoto, porém, desenvolveram competências socioemocionais importantes no período de isolamento, assim como, a adaptação às novas tecnologias e metodologias propostas, sendo capazes de mobilizar tais competências em sua prática docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54284 10.34117/bjdv8n11-189 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54284 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n11-189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54284/40191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rose Aparecida de França, Roberto Kanaane info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rose Aparecida de França, Roberto Kanaane |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 73622-73639 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 73622-73639 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 73622-73639 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645618902466560 |