Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Álisson de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Morya, Edgard, Signoretti, Alberto, Oliveira, Felipe Denis Mendonça de, Paradeda, Raul Benites
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n3-020
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7305
Resumo: Neste estudo, um jogo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar o aprendizado de conceitos elementares de matemática em estudantes com deficiência intelectual.  Este trabalho é  um estudo experimental que contou com uma amostra de 10 estudantes de uma escola pública com diagnóstico clínico de deficiência intelectual. O grupo experimental utilizou o jogo educacional baseado em modelo cliente servidor da Web utilizando um tablet em três ta- refas (reconhecimento de forma geométrica, contagem de forma geométrica e aritmética). O grupo controle realizou as mesmas tarefas de forma tradicional utilizando lápis e papel. Com base nas tarefas propostas em duas condições experimentais (jogo educacional e atividades escrita) os resultados das respectivas  análises  estatísticas  sugerem  que  o  jogo  educativo  é  tarefas de identificação de formas geométricas e aritmética.
id VERACRUZ-0_820d8f26b34c7afdacfbf6f4eb4dd861
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7305
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital gameDeficiência IntelectualJogo EducativoEnsino-aprendizadoMatemáticaExperimento.Neste estudo, um jogo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar o aprendizado de conceitos elementares de matemática em estudantes com deficiência intelectual.  Este trabalho é  um estudo experimental que contou com uma amostra de 10 estudantes de uma escola pública com diagnóstico clínico de deficiência intelectual. O grupo experimental utilizou o jogo educacional baseado em modelo cliente servidor da Web utilizando um tablet em três ta- refas (reconhecimento de forma geométrica, contagem de forma geométrica e aritmética). O grupo controle realizou as mesmas tarefas de forma tradicional utilizando lápis e papel. Com base nas tarefas propostas em duas condições experimentais (jogo educacional e atividades escrita) os resultados das respectivas  análises  estatísticas  sugerem  que  o  jogo  educativo  é  tarefas de identificação de formas geométricas e aritmética.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/730510.34117/bjdv6n3-020Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 9822-9839Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 9822-9839Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 9822-98392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7305/6394Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Álisson de OliveiraMorya, EdgardSignoretti, AlbertoOliveira, Felipe Denis Mendonça deParadeda, Raul Benites2020-05-27T17:55:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7305Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:18.081815Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
title Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
spellingShingle Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
Alves, Álisson de Oliveira
Deficiência Intelectual
Jogo Educativo
Ensino-aprendizado
Matemática
Experimento.
Alves, Álisson de Oliveira
Deficiência Intelectual
Jogo Educativo
Ensino-aprendizado
Matemática
Experimento.
title_short Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
title_full Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
title_fullStr Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
title_full_unstemmed Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
title_sort Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
author Alves, Álisson de Oliveira
author_facet Alves, Álisson de Oliveira
Alves, Álisson de Oliveira
Morya, Edgard
Signoretti, Alberto
Oliveira, Felipe Denis Mendonça de
Paradeda, Raul Benites
Morya, Edgard
Signoretti, Alberto
Oliveira, Felipe Denis Mendonça de
Paradeda, Raul Benites
author_role author
author2 Morya, Edgard
Signoretti, Alberto
Oliveira, Felipe Denis Mendonça de
Paradeda, Raul Benites
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Álisson de Oliveira
Morya, Edgard
Signoretti, Alberto
Oliveira, Felipe Denis Mendonça de
Paradeda, Raul Benites
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Intelectual
Jogo Educativo
Ensino-aprendizado
Matemática
Experimento.
topic Deficiência Intelectual
Jogo Educativo
Ensino-aprendizado
Matemática
Experimento.
description Neste estudo, um jogo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar o aprendizado de conceitos elementares de matemática em estudantes com deficiência intelectual.  Este trabalho é  um estudo experimental que contou com uma amostra de 10 estudantes de uma escola pública com diagnóstico clínico de deficiência intelectual. O grupo experimental utilizou o jogo educacional baseado em modelo cliente servidor da Web utilizando um tablet em três ta- refas (reconhecimento de forma geométrica, contagem de forma geométrica e aritmética). O grupo controle realizou as mesmas tarefas de forma tradicional utilizando lápis e papel. Com base nas tarefas propostas em duas condições experimentais (jogo educacional e atividades escrita) os resultados das respectivas  análises  estatísticas  sugerem  que  o  jogo  educativo  é  tarefas de identificação de formas geométricas e aritmética.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7305
10.34117/bjdv6n3-020
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7305
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7305/6394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 9822-9839
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 9822-9839
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 9822-9839
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183600129310720
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n3-020