Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n3-020 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7305 |
Resumo: | Neste estudo, um jogo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar o aprendizado de conceitos elementares de matemática em estudantes com deficiência intelectual. Este trabalho é um estudo experimental que contou com uma amostra de 10 estudantes de uma escola pública com diagnóstico clínico de deficiência intelectual. O grupo experimental utilizou o jogo educacional baseado em modelo cliente servidor da Web utilizando um tablet em três ta- refas (reconhecimento de forma geométrica, contagem de forma geométrica e aritmética). O grupo controle realizou as mesmas tarefas de forma tradicional utilizando lápis e papel. Com base nas tarefas propostas em duas condições experimentais (jogo educacional e atividades escrita) os resultados das respectivas análises estatísticas sugerem que o jogo educativo é tarefas de identificação de formas geométricas e aritmética. |
id |
VERACRUZ-0_820d8f26b34c7afdacfbf6f4eb4dd861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7305 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital gameDeficiência IntelectualJogo EducativoEnsino-aprendizadoMatemáticaExperimento.Neste estudo, um jogo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar o aprendizado de conceitos elementares de matemática em estudantes com deficiência intelectual. Este trabalho é um estudo experimental que contou com uma amostra de 10 estudantes de uma escola pública com diagnóstico clínico de deficiência intelectual. O grupo experimental utilizou o jogo educacional baseado em modelo cliente servidor da Web utilizando um tablet em três ta- refas (reconhecimento de forma geométrica, contagem de forma geométrica e aritmética). O grupo controle realizou as mesmas tarefas de forma tradicional utilizando lápis e papel. Com base nas tarefas propostas em duas condições experimentais (jogo educacional e atividades escrita) os resultados das respectivas análises estatísticas sugerem que o jogo educativo é tarefas de identificação de formas geométricas e aritmética.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/730510.34117/bjdv6n3-020Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 9822-9839Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 9822-9839Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 9822-98392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7305/6394Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Álisson de OliveiraMorya, EdgardSignoretti, AlbertoOliveira, Felipe Denis Mendonça deParadeda, Raul Benites2020-05-27T17:55:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7305Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:18.081815Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game |
title |
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game |
spellingShingle |
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game Alves, Álisson de Oliveira Deficiência Intelectual Jogo Educativo Ensino-aprendizado Matemática Experimento. Alves, Álisson de Oliveira Deficiência Intelectual Jogo Educativo Ensino-aprendizado Matemática Experimento. |
title_short |
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game |
title_full |
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game |
title_fullStr |
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game |
title_full_unstemmed |
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game |
title_sort |
Aprendendo matemática através de um jogo digital / Learning math through a digital game |
author |
Alves, Álisson de Oliveira |
author_facet |
Alves, Álisson de Oliveira Alves, Álisson de Oliveira Morya, Edgard Signoretti, Alberto Oliveira, Felipe Denis Mendonça de Paradeda, Raul Benites Morya, Edgard Signoretti, Alberto Oliveira, Felipe Denis Mendonça de Paradeda, Raul Benites |
author_role |
author |
author2 |
Morya, Edgard Signoretti, Alberto Oliveira, Felipe Denis Mendonça de Paradeda, Raul Benites |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Álisson de Oliveira Morya, Edgard Signoretti, Alberto Oliveira, Felipe Denis Mendonça de Paradeda, Raul Benites |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Intelectual Jogo Educativo Ensino-aprendizado Matemática Experimento. |
topic |
Deficiência Intelectual Jogo Educativo Ensino-aprendizado Matemática Experimento. |
description |
Neste estudo, um jogo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar o aprendizado de conceitos elementares de matemática em estudantes com deficiência intelectual. Este trabalho é um estudo experimental que contou com uma amostra de 10 estudantes de uma escola pública com diagnóstico clínico de deficiência intelectual. O grupo experimental utilizou o jogo educacional baseado em modelo cliente servidor da Web utilizando um tablet em três ta- refas (reconhecimento de forma geométrica, contagem de forma geométrica e aritmética). O grupo controle realizou as mesmas tarefas de forma tradicional utilizando lápis e papel. Com base nas tarefas propostas em duas condições experimentais (jogo educacional e atividades escrita) os resultados das respectivas análises estatísticas sugerem que o jogo educativo é tarefas de identificação de formas geométricas e aritmética. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7305 10.34117/bjdv6n3-020 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7305 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7305/6394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 9822-9839 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 9822-9839 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 9822-9839 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183600129310720 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-020 |