Análise da percepção da qualidade em uma rede varejista de artigos de óptica / Analysis of quality perceptions in a retailer network optical articles
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/193 |
Resumo: | Avaliar a qualidade na prestação dos serviços é uma importante estratégia empresarial, uma vez que conhecer as percepções dos clientes possibilita melhorias e facilita o processo de tomada de decisão. Nesse sentido, a ferramenta SERVQUAL é uma das mais utilizadas para a avaliação da qualidade em serviços e seu objetivo é identificar lacunas (gaps) entre as expectativas e percepções dos clientes. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção da qualidade dos serviços prestados por uma rede de artigos de óptica nas cidades de Itabira e João Monlevade (MG). Para tanto, foi adotado o estudo de caso como método de pesquisa, por meio da aplicação de questionários a clientes e colaboradores da empresa. Os dados obtidos indicaram que a unidade matriz apresenta apenas 2 gaps negativos relativos a entregas no prazo prometido e segurança nas transações, já a unidade filial apresenta 9 gaps negativos divididos igualmente entre as dimensões Confiabilidade, Segurança e Empatia. Os pontos críticos comuns entre as unidades são as entregas no prazo e a segurança nas transações, os colaboradores acreditam que a terceirização de lentes é a causa para o efeito insatisfatório tanto com relação às entregas quanto à segurança nas transações. Analisando a diferença de percepções entre clientes e colaboradores, apenas o aspecto “equipamentos com aparência moderna” apresentou divergência. |
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Análise da percepção da qualidade em uma rede varejista de artigos de óptica / Analysis of quality perceptions in a retailer network optical articlesAvaliação da qualidade em serviçosSERVQUALComércio varejistaAvaliar a qualidade na prestação dos serviços é uma importante estratégia empresarial, uma vez que conhecer as percepções dos clientes possibilita melhorias e facilita o processo de tomada de decisão. Nesse sentido, a ferramenta SERVQUAL é uma das mais utilizadas para a avaliação da qualidade em serviços e seu objetivo é identificar lacunas (gaps) entre as expectativas e percepções dos clientes. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção da qualidade dos serviços prestados por uma rede de artigos de óptica nas cidades de Itabira e João Monlevade (MG). Para tanto, foi adotado o estudo de caso como método de pesquisa, por meio da aplicação de questionários a clientes e colaboradores da empresa. Os dados obtidos indicaram que a unidade matriz apresenta apenas 2 gaps negativos relativos a entregas no prazo prometido e segurança nas transações, já a unidade filial apresenta 9 gaps negativos divididos igualmente entre as dimensões Confiabilidade, Segurança e Empatia. Os pontos críticos comuns entre as unidades são as entregas no prazo e a segurança nas transações, os colaboradores acreditam que a terceirização de lentes é a causa para o efeito insatisfatório tanto com relação às entregas quanto à segurança nas transações. Analisando a diferença de percepções entre clientes e colaboradores, apenas o aspecto “equipamentos com aparência moderna” apresentou divergência. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19310.34117/bjdv4n4-193Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 4 (2018); 1492-1520Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 4 (2018); 1492-1520Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 4 (2018); 1492-15202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/193/163Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGualberto, Letícia Joana FerreiraNeves, Sandra MirandaCarvalho, Henrique DuarteOliveira, Carlos Henrique de2018-08-15T23:59:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/193Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:01:57.389074Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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