TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003 |
Resumo: | Objetivou-se analisar as percepções dos estudantes do curso de Letras Português ofertado pela Universidade Federal do Ceará em regime semipresencial sobre a atuação dos professores-tutores no processo educativo. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 08 estudantes desse curso, entre agosto e setembro de 2018, no polo Flávio Marcílio, Caucaia-CE, local no qual os estudantes têm aulas presenciais. As narrativas foram categorizadas por meio da análise de conteúdo, emergindo quatro categorias, que nortearam as discussões: 1. Conhecimentos sobre a tutoria presencial e a mediação pedagógica, que elucidou desconhecimento sobre o papel desse profissional, uma vez que ele se empenha mais em atividades burocráticas, do que na docência; 2. Conhecimentos sobre a tutoria à distância e sobre a mediação pedagógica, que averiguou que os alunos identificavam as atribuições desse professor; 3. Competências apresentadas pelos professores-tutores, que demonstrou haver saberes tecnológicos e sociais, mas no campo profissional faltava assistência ao aluno com feedbacks e retorno via e-mail; e 4. Desafios e possibilidades à prática docente dos professores-tutores, que destacou a necessidades desses profissionais firmar maior compromisso com a educação à distância. Conclui-se que os professores tutores da EaD são crucias nessa vertente educativa, conquanto, se faz necessário formação profissional e reformulação em suas práticas assistivas aos alunos. |
id |
UNIVASF-1_814aa0db9dc5981d51430f48047cb9b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1003 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIAEducaçãoTutoriaEaDCurso de LetrasObjetivou-se analisar as percepções dos estudantes do curso de Letras Português ofertado pela Universidade Federal do Ceará em regime semipresencial sobre a atuação dos professores-tutores no processo educativo. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 08 estudantes desse curso, entre agosto e setembro de 2018, no polo Flávio Marcílio, Caucaia-CE, local no qual os estudantes têm aulas presenciais. As narrativas foram categorizadas por meio da análise de conteúdo, emergindo quatro categorias, que nortearam as discussões: 1. Conhecimentos sobre a tutoria presencial e a mediação pedagógica, que elucidou desconhecimento sobre o papel desse profissional, uma vez que ele se empenha mais em atividades burocráticas, do que na docência; 2. Conhecimentos sobre a tutoria à distância e sobre a mediação pedagógica, que averiguou que os alunos identificavam as atribuições desse professor; 3. Competências apresentadas pelos professores-tutores, que demonstrou haver saberes tecnológicos e sociais, mas no campo profissional faltava assistência ao aluno com feedbacks e retorno via e-mail; e 4. Desafios e possibilidades à prática docente dos professores-tutores, que destacou a necessidades desses profissionais firmar maior compromisso com a educação à distância. Conclui-se que os professores tutores da EaD são crucias nessa vertente educativa, conquanto, se faz necessário formação profissional e reformulação em suas práticas assistivas aos alunos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 397-4252177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003/797Cristina dos Santos, Daniele Fialho, Lia Machado FiuzaAndrade de Sousa, Francisca Genifer info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T18:04:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1003Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-12T18:04:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title |
TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
spellingShingle |
TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Cristina dos Santos, Daniele Educação Tutoria EaD Curso de Letras |
title_short |
TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_full |
TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_fullStr |
TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_sort |
TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
author |
Cristina dos Santos, Daniele |
author_facet |
Cristina dos Santos, Daniele Fialho, Lia Machado Fiuza Andrade de Sousa, Francisca Genifer |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Lia Machado Fiuza Andrade de Sousa, Francisca Genifer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina dos Santos, Daniele Fialho, Lia Machado Fiuza Andrade de Sousa, Francisca Genifer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tutoria EaD Curso de Letras |
topic |
Educação Tutoria EaD Curso de Letras |
description |
Objetivou-se analisar as percepções dos estudantes do curso de Letras Português ofertado pela Universidade Federal do Ceará em regime semipresencial sobre a atuação dos professores-tutores no processo educativo. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 08 estudantes desse curso, entre agosto e setembro de 2018, no polo Flávio Marcílio, Caucaia-CE, local no qual os estudantes têm aulas presenciais. As narrativas foram categorizadas por meio da análise de conteúdo, emergindo quatro categorias, que nortearam as discussões: 1. Conhecimentos sobre a tutoria presencial e a mediação pedagógica, que elucidou desconhecimento sobre o papel desse profissional, uma vez que ele se empenha mais em atividades burocráticas, do que na docência; 2. Conhecimentos sobre a tutoria à distância e sobre a mediação pedagógica, que averiguou que os alunos identificavam as atribuições desse professor; 3. Competências apresentadas pelos professores-tutores, que demonstrou haver saberes tecnológicos e sociais, mas no campo profissional faltava assistência ao aluno com feedbacks e retorno via e-mail; e 4. Desafios e possibilidades à prática docente dos professores-tutores, que destacou a necessidades desses profissionais firmar maior compromisso com a educação à distância. Conclui-se que os professores tutores da EaD são crucias nessa vertente educativa, conquanto, se faz necessário formação profissional e reformulação em suas práticas assistivas aos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003/797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 397-425 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488542191616 |