TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina dos Santos, Daniele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fialho, Lia Machado Fiuza, Andrade de Sousa, Francisca Genifer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003
Resumo: Objetivou-se analisar as percepções dos estudantes do curso de Letras Português ofertado pela Universidade Federal do Ceará em regime semipresencial sobre a atuação dos professores-tutores no processo educativo. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 08 estudantes desse curso, entre agosto e setembro de 2018, no polo Flávio Marcílio, Caucaia-CE, local no qual os estudantes têm aulas presenciais. As narrativas foram categorizadas por meio da análise de conteúdo, emergindo quatro categorias, que nortearam as discussões:  1. Conhecimentos sobre a tutoria presencial e a mediação pedagógica, que elucidou desconhecimento sobre o papel desse profissional, uma vez que ele se empenha mais em atividades burocráticas, do que na docência; 2. Conhecimentos sobre a tutoria à distância e sobre a mediação pedagógica, que averiguou que os alunos identificavam as atribuições desse professor; 3. Competências apresentadas pelos professores-tutores, que demonstrou haver saberes tecnológicos e sociais, mas no campo profissional faltava assistência ao aluno com feedbacks e retorno via e-mail; e 4. Desafios e possibilidades à prática docente dos professores-tutores, que destacou a necessidades desses profissionais firmar maior compromisso com a educação à distância. Conclui-se que os professores tutores da EaD são crucias nessa vertente educativa, conquanto, se faz necessário formação profissional e reformulação em suas práticas assistivas aos alunos.
id UNIVASF-1_814aa0db9dc5981d51430f48047cb9b1
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1003
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIAEducaçãoTutoriaEaDCurso de LetrasObjetivou-se analisar as percepções dos estudantes do curso de Letras Português ofertado pela Universidade Federal do Ceará em regime semipresencial sobre a atuação dos professores-tutores no processo educativo. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 08 estudantes desse curso, entre agosto e setembro de 2018, no polo Flávio Marcílio, Caucaia-CE, local no qual os estudantes têm aulas presenciais. As narrativas foram categorizadas por meio da análise de conteúdo, emergindo quatro categorias, que nortearam as discussões:  1. Conhecimentos sobre a tutoria presencial e a mediação pedagógica, que elucidou desconhecimento sobre o papel desse profissional, uma vez que ele se empenha mais em atividades burocráticas, do que na docência; 2. Conhecimentos sobre a tutoria à distância e sobre a mediação pedagógica, que averiguou que os alunos identificavam as atribuições desse professor; 3. Competências apresentadas pelos professores-tutores, que demonstrou haver saberes tecnológicos e sociais, mas no campo profissional faltava assistência ao aluno com feedbacks e retorno via e-mail; e 4. Desafios e possibilidades à prática docente dos professores-tutores, que destacou a necessidades desses profissionais firmar maior compromisso com a educação à distância. Conclui-se que os professores tutores da EaD são crucias nessa vertente educativa, conquanto, se faz necessário formação profissional e reformulação em suas práticas assistivas aos alunos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 397-4252177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003/797Cristina dos Santos, Daniele Fialho, Lia Machado FiuzaAndrade de Sousa, Francisca Genifer info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T18:04:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1003Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-12T18:04:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
title TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
spellingShingle TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Cristina dos Santos, Daniele
Educação
Tutoria
EaD
Curso de Letras
title_short TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
title_full TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
title_fullStr TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
title_full_unstemmed TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
title_sort TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
author Cristina dos Santos, Daniele
author_facet Cristina dos Santos, Daniele
Fialho, Lia Machado Fiuza
Andrade de Sousa, Francisca Genifer
author_role author
author2 Fialho, Lia Machado Fiuza
Andrade de Sousa, Francisca Genifer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina dos Santos, Daniele
Fialho, Lia Machado Fiuza
Andrade de Sousa, Francisca Genifer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tutoria
EaD
Curso de Letras
topic Educação
Tutoria
EaD
Curso de Letras
description Objetivou-se analisar as percepções dos estudantes do curso de Letras Português ofertado pela Universidade Federal do Ceará em regime semipresencial sobre a atuação dos professores-tutores no processo educativo. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 08 estudantes desse curso, entre agosto e setembro de 2018, no polo Flávio Marcílio, Caucaia-CE, local no qual os estudantes têm aulas presenciais. As narrativas foram categorizadas por meio da análise de conteúdo, emergindo quatro categorias, que nortearam as discussões:  1. Conhecimentos sobre a tutoria presencial e a mediação pedagógica, que elucidou desconhecimento sobre o papel desse profissional, uma vez que ele se empenha mais em atividades burocráticas, do que na docência; 2. Conhecimentos sobre a tutoria à distância e sobre a mediação pedagógica, que averiguou que os alunos identificavam as atribuições desse professor; 3. Competências apresentadas pelos professores-tutores, que demonstrou haver saberes tecnológicos e sociais, mas no campo profissional faltava assistência ao aluno com feedbacks e retorno via e-mail; e 4. Desafios e possibilidades à prática docente dos professores-tutores, que destacou a necessidades desses profissionais firmar maior compromisso com a educação à distância. Conclui-se que os professores tutores da EaD são crucias nessa vertente educativa, conquanto, se faz necessário formação profissional e reformulação em suas práticas assistivas aos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003/797
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 397-425
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488542191616