Processo de compreensão da leitura através da autocorreção usando a interface gráfica digital Scratch/ Reading comprehension process through autocorrect using the Scratch digital graphic interface

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Fernandes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Delou, Cristina Maria Carvalho, Lima, Neuza Rejane Wille
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11423
Resumo: A permanência na escola é um fato cada vez infrequente no Brasil, pois têm sido crescentes os processos de abandono escolar e exclusão social. A inclusão digital pode ser vista como um caminho para reduzir o analfabetismo e a exclusão social. O desenvolvimento de ferramentas digitais úteis para aprender a ler e escrever pode promover uma melhor organização do pensamento por parte do alunado. O objetivo do estudo foi avaliar a organização mental básica de estudantes de uma turma de aceleração do Ensino Fundamental, utilizando a interface gráfica digital Scratch.  O grupo focal foi de três estudantes de uma escola municipal com idades entre 10 a 12 anos que estavam numa turma de aceleração do ensino. O método foi processado em seis etapas para que o estudante pudesse: 1) executar a ação de ler o texto na interface, procurando solucionar a questão proposta mentalmente; 2) fazer uma segunda leitura de forma a ouvir  sua própria voz; 3) registrar a solução em espaço específico indicado na tela pelo termo "Resposta"; 4) questionar sobre a solução dada e procurar explicá-la com suas próprias palavras ou como achasse melhor; 5) fazer uma nova leitura do texto, utilizando os objetos presentes na tela com o auxílio do mouse (técnica de clicar e arrastar), conforme necessidade; 6) exibir na tela do computador o seu raciocínio, demonstrando sua orientação, percebendo e corrigindo seus possíveis equívocos. Verificou-se que os três estudantes apresentaram sucesso no processo de leitura, conseguindo melhor coordenação intelectual, (re)organizar o próprio raciocínio no estudo e na resolução do problema proposto. Condições de ensino-aprendizagem similares aquela apresentada neste estudo pode favorecer a construção e/ou aperfeiçoamento de esquemas cognitivos, de forma progressiva, capacitando os estudantes no processo de leitura e raciocínio lógico.
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