Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1125 |
Resumo: | A utilização de ambientes virtuais 3D em contextos educativos proporciona novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, ao programar um dispositivo de controle industrial o aluno tem apenas uma imagem abstrata do sistema para o qual deve gerar o controle. Imaginar uma esteira separadora de peças, uma empacotadora ou outra máquina industrial requer um conhecimento prévio do funcionamento da maquina. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e uso de uma interface 3D que permita ao aluno a visualização e interação com um Ambiente Industrial Virtual, simulando e testando a interface programável sem a necessidade de uma planta industrial instalada na escola. O processo é muito semelhante a jogos 3D, criando interesse e eliminando a subjetividade da abstração em aulas técnicas de sistemas industriais programáveis. Tais ambientes virtuais já são aplicados em diversas áreas como medicina, mecânica, biologia, física, matemática, etc. No desenvolvimento da interface gráfica utilizou-se o Blender. Estas ferramentas permitiram um rápido desenvolvimento do Ambiente Industrial Virtual. Para o desenvolvimento do Dispositivo de Interface de Simulação, usamos o microcontrolador 18F4550 com circuitos anexos que permitem interação através da USB com o computador onde o Ambiente Virtual esta instalado. |
id |
VERACRUZ-0_895ea1ffbafbcf3032c7bac54eff30de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1125 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical educationrealidade virtualmicrocontroladorsimulaçãoBlender.A utilização de ambientes virtuais 3D em contextos educativos proporciona novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, ao programar um dispositivo de controle industrial o aluno tem apenas uma imagem abstrata do sistema para o qual deve gerar o controle. Imaginar uma esteira separadora de peças, uma empacotadora ou outra máquina industrial requer um conhecimento prévio do funcionamento da maquina. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e uso de uma interface 3D que permita ao aluno a visualização e interação com um Ambiente Industrial Virtual, simulando e testando a interface programável sem a necessidade de uma planta industrial instalada na escola. O processo é muito semelhante a jogos 3D, criando interesse e eliminando a subjetividade da abstração em aulas técnicas de sistemas industriais programáveis. Tais ambientes virtuais já são aplicados em diversas áreas como medicina, mecânica, biologia, física, matemática, etc. No desenvolvimento da interface gráfica utilizou-se o Blender. Estas ferramentas permitiram um rápido desenvolvimento do Ambiente Industrial Virtual. Para o desenvolvimento do Dispositivo de Interface de Simulação, usamos o microcontrolador 18F4550 com circuitos anexos que permitem interação através da USB com o computador onde o Ambiente Virtual esta instalado. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/112510.34117/bjdv5n2-1125Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1445-1449Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1445-1449Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1445-14492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1125/97210.34117/%Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerez, Lucas B.Razera, Daniel E.2019-03-18T20:15:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1125Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:14.653850Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education |
title |
Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education |
spellingShingle |
Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education Perez, Lucas B. realidade virtual microcontrolador simulação Blender. |
title_short |
Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education |
title_full |
Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education |
title_fullStr |
Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education |
title_full_unstemmed |
Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education |
title_sort |
Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education |
author |
Perez, Lucas B. |
author_facet |
Perez, Lucas B. Razera, Daniel E. |
author_role |
author |
author2 |
Razera, Daniel E. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Lucas B. Razera, Daniel E. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
realidade virtual microcontrolador simulação Blender. |
topic |
realidade virtual microcontrolador simulação Blender. |
description |
A utilização de ambientes virtuais 3D em contextos educativos proporciona novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, ao programar um dispositivo de controle industrial o aluno tem apenas uma imagem abstrata do sistema para o qual deve gerar o controle. Imaginar uma esteira separadora de peças, uma empacotadora ou outra máquina industrial requer um conhecimento prévio do funcionamento da maquina. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e uso de uma interface 3D que permita ao aluno a visualização e interação com um Ambiente Industrial Virtual, simulando e testando a interface programável sem a necessidade de uma planta industrial instalada na escola. O processo é muito semelhante a jogos 3D, criando interesse e eliminando a subjetividade da abstração em aulas técnicas de sistemas industriais programáveis. Tais ambientes virtuais já são aplicados em diversas áreas como medicina, mecânica, biologia, física, matemática, etc. No desenvolvimento da interface gráfica utilizou-se o Blender. Estas ferramentas permitiram um rápido desenvolvimento do Ambiente Industrial Virtual. Para o desenvolvimento do Dispositivo de Interface de Simulação, usamos o microcontrolador 18F4550 com circuitos anexos que permitem interação através da USB com o computador onde o Ambiente Virtual esta instalado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1125 10.34117/bjdv5n2-1125 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1125 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n2-1125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1125/972 10.34117/% |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1445-1449 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1445-1449 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1445-1449 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645415709409280 |