Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Lucas B.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Razera, Daniel E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1125
Resumo: A utilização de ambientes virtuais 3D em contextos educativos proporciona novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, ao programar um dispositivo de controle industrial o aluno tem apenas uma imagem abstrata do sistema para o qual deve gerar o controle. Imaginar uma esteira separadora de peças, uma empacotadora ou outra máquina industrial requer um conhecimento prévio do funcionamento da maquina. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e uso de uma interface 3D que permita ao aluno a visualização e interação com um Ambiente Industrial Virtual, simulando e testando a interface programável sem a necessidade de uma planta industrial instalada na escola. O processo é muito semelhante a jogos 3D, criando interesse e eliminando a subjetividade da abstração em aulas técnicas de sistemas industriais programáveis. Tais ambientes virtuais já são aplicados em diversas áreas como medicina, mecânica, biologia, física, matemática, etc. No desenvolvimento da interface gráfica utilizou-se o Blender. Estas ferramentas permitiram um rápido desenvolvimento do Ambiente Industrial Virtual. Para o desenvolvimento do Dispositivo de Interface de Simulação, usamos o microcontrolador 18F4550 com circuitos anexos que permitem interação através da USB com o computador onde o Ambiente Virtual esta instalado. 
id VERACRUZ-0_895ea1ffbafbcf3032c7bac54eff30de
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1125
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical educationrealidade virtualmicrocontroladorsimulaçãoBlender.A utilização de ambientes virtuais 3D em contextos educativos proporciona novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, ao programar um dispositivo de controle industrial o aluno tem apenas uma imagem abstrata do sistema para o qual deve gerar o controle. Imaginar uma esteira separadora de peças, uma empacotadora ou outra máquina industrial requer um conhecimento prévio do funcionamento da maquina. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e uso de uma interface 3D que permita ao aluno a visualização e interação com um Ambiente Industrial Virtual, simulando e testando a interface programável sem a necessidade de uma planta industrial instalada na escola. O processo é muito semelhante a jogos 3D, criando interesse e eliminando a subjetividade da abstração em aulas técnicas de sistemas industriais programáveis. Tais ambientes virtuais já são aplicados em diversas áreas como medicina, mecânica, biologia, física, matemática, etc. No desenvolvimento da interface gráfica utilizou-se o Blender. Estas ferramentas permitiram um rápido desenvolvimento do Ambiente Industrial Virtual. Para o desenvolvimento do Dispositivo de Interface de Simulação, usamos o microcontrolador 18F4550 com circuitos anexos que permitem interação através da USB com o computador onde o Ambiente Virtual esta instalado. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/112510.34117/bjdv5n2-1125Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1445-1449Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1445-1449Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1445-14492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1125/97210.34117/%Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerez, Lucas B.Razera, Daniel E.2019-03-18T20:15:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1125Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:14.653850Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education
title Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education
spellingShingle Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education
Perez, Lucas B.
realidade virtual
microcontrolador
simulação
Blender.
title_short Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education
title_full Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education
title_fullStr Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education
title_full_unstemmed Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education
title_sort Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education
author Perez, Lucas B.
author_facet Perez, Lucas B.
Razera, Daniel E.
author_role author
author2 Razera, Daniel E.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Lucas B.
Razera, Daniel E.
dc.subject.por.fl_str_mv realidade virtual
microcontrolador
simulação
Blender.
topic realidade virtual
microcontrolador
simulação
Blender.
description A utilização de ambientes virtuais 3D em contextos educativos proporciona novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, ao programar um dispositivo de controle industrial o aluno tem apenas uma imagem abstrata do sistema para o qual deve gerar o controle. Imaginar uma esteira separadora de peças, uma empacotadora ou outra máquina industrial requer um conhecimento prévio do funcionamento da maquina. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e uso de uma interface 3D que permita ao aluno a visualização e interação com um Ambiente Industrial Virtual, simulando e testando a interface programável sem a necessidade de uma planta industrial instalada na escola. O processo é muito semelhante a jogos 3D, criando interesse e eliminando a subjetividade da abstração em aulas técnicas de sistemas industriais programáveis. Tais ambientes virtuais já são aplicados em diversas áreas como medicina, mecânica, biologia, física, matemática, etc. No desenvolvimento da interface gráfica utilizou-se o Blender. Estas ferramentas permitiram um rápido desenvolvimento do Ambiente Industrial Virtual. Para o desenvolvimento do Dispositivo de Interface de Simulação, usamos o microcontrolador 18F4550 com circuitos anexos que permitem interação através da USB com o computador onde o Ambiente Virtual esta instalado. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1125
10.34117/bjdv5n2-1125
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1125
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n2-1125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1125/972
10.34117/%
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 2 (2019); 1445-1449
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 1445-1449
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 2 (2019); 1445-1449
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645415709409280