A utilização de realidade virtual como tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino médio / The use of virtual reality as information and communication technology (ICT) in high school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernando Parra dos Anjos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Correia, Everton Welter, Falcão, Gabrielly Chiquezi, Silva, Leonardo Plaster, Pacheco, Érica Baleroni, Chavarette, Fábio Roberto, de Souza, Simone Silva Frutuoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31728
Resumo: Neste artigo tem-se como proposta o desenvolvimento e aplicação da Realidade Virtual (RV) como Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para auxiliar no processo de ensino-aprendizado de disciplinas do Ensino Médio. A RV permite a interação e navegação de usuários em ambientes 3D mantidos por computador, utilizando de canais de mapeamento e análise do comportamento dos usuários, possibilitando a troca de informação entre o ambiente virtual e o usuário, afetando um ou vários sentidos humanos. É uma tecnologia de interação e entretenimento que pode ser aplicada com êxito para auxiliar nas estratégias de ensino em disciplinas do ensino médio. Com a evolução da educação, isto é, o aperfeiçoamento dos processos de exploração, descoberta, observação e construção de conhecimento, novas ferramentas de ensino vêm surgindo, de onde destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem por permitirem de uma maneira nova e diferente que pessoas possam fazer e realizar experimentos ou tarefas que elas não poderiam fazer no mundo físico/real, como voar, visitar lugares que não existem ou de difícil acesso através da manipulação e análise do próprio objeto de estudo. Assim a RV será fundamental nesse processo de evolução educacional, onde busca-se cada vez mais o uso de ferramentas digitais como TICs para a aplicação bem-sucedida de metodologias ativas de ensino em sala de aula, e principalmente neste momento de pandemia. Por conseguinte, o objetivo deste artigo refere-se ao desenvolvimento de um sistema interativo de RV por óculos, projetado, modelado e renderizado usando o software livre Blender, para auxiliar no ensino de disciplinas do ensino médio, especificamente nas aulas de biologia, podendo ser estendido a outras disciplinas.Realidade Virtual, Tecnologia de Informação e Comunicação, Blender, Ensino, Metodologias Ativas.
id VERACRUZ-0_b3460057d8c7b2e89632baeccf134756
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31728
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A utilização de realidade virtual como tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino médio / The use of virtual reality as information and communication technology (ICT) in high schoolRealidade VirtualTecnologia de Informação e ComunicaçãoBlenderEnsinoMetodologias Ativas.Neste artigo tem-se como proposta o desenvolvimento e aplicação da Realidade Virtual (RV) como Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para auxiliar no processo de ensino-aprendizado de disciplinas do Ensino Médio. A RV permite a interação e navegação de usuários em ambientes 3D mantidos por computador, utilizando de canais de mapeamento e análise do comportamento dos usuários, possibilitando a troca de informação entre o ambiente virtual e o usuário, afetando um ou vários sentidos humanos. É uma tecnologia de interação e entretenimento que pode ser aplicada com êxito para auxiliar nas estratégias de ensino em disciplinas do ensino médio. Com a evolução da educação, isto é, o aperfeiçoamento dos processos de exploração, descoberta, observação e construção de conhecimento, novas ferramentas de ensino vêm surgindo, de onde destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem por permitirem de uma maneira nova e diferente que pessoas possam fazer e realizar experimentos ou tarefas que elas não poderiam fazer no mundo físico/real, como voar, visitar lugares que não existem ou de difícil acesso através da manipulação e análise do próprio objeto de estudo. Assim a RV será fundamental nesse processo de evolução educacional, onde busca-se cada vez mais o uso de ferramentas digitais como TICs para a aplicação bem-sucedida de metodologias ativas de ensino em sala de aula, e principalmente neste momento de pandemia. Por conseguinte, o objetivo deste artigo refere-se ao desenvolvimento de um sistema interativo de RV por óculos, projetado, modelado e renderizado usando o software livre Blender, para auxiliar no ensino de disciplinas do ensino médio, especificamente nas aulas de biologia, podendo ser estendido a outras disciplinas.Realidade Virtual, Tecnologia de Informação e Comunicação, Blender, Ensino, Metodologias Ativas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3172810.34117/bjdv7n6-515Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61722-61738Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61722-61738Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61722-617382525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31728/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Fernando Parra dos AnjosCorreia, Everton WelterFalcão, Gabrielly ChiqueziSilva, Leonardo PlasterPacheco, Érica BaleroniChavarette, Fábio Robertode Souza, Simone Silva Frutuoso2021-09-21T11:05:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31728Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:47.427817Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de realidade virtual como tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino médio / The use of virtual reality as information and communication technology (ICT) in high school
title A utilização de realidade virtual como tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino médio / The use of virtual reality as information and communication technology (ICT) in high school
spellingShingle A utilização de realidade virtual como tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino médio / The use of virtual reality as information and communication technology (ICT) in high school
Lima, Fernando Parra dos Anjos
Realidade Virtual
Tecnologia de Informação e Comunicação
Blender
Ensino
Metodologias Ativas.
title_short A utilização de realidade virtual como tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino médio / The use of virtual reality as information and communication technology (ICT) in high school
title_full A utilização de realidade virtual como tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino médio / The use of virtual reality as information and communication technology (ICT) in high school
title_fullStr A utilização de realidade virtual como tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino médio / The use of virtual reality as information and communication technology (ICT) in high school
title_full_unstemmed A utilização de realidade virtual como tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino médio / The use of virtual reality as information and communication technology (ICT) in high school
title_sort A utilização de realidade virtual como tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino médio / The use of virtual reality as information and communication technology (ICT) in high school
author Lima, Fernando Parra dos Anjos
author_facet Lima, Fernando Parra dos Anjos
Correia, Everton Welter
Falcão, Gabrielly Chiquezi
Silva, Leonardo Plaster
Pacheco, Érica Baleroni
Chavarette, Fábio Roberto
de Souza, Simone Silva Frutuoso
author_role author
author2 Correia, Everton Welter
Falcão, Gabrielly Chiquezi
Silva, Leonardo Plaster
Pacheco, Érica Baleroni
Chavarette, Fábio Roberto
de Souza, Simone Silva Frutuoso
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernando Parra dos Anjos
Correia, Everton Welter
Falcão, Gabrielly Chiquezi
Silva, Leonardo Plaster
Pacheco, Érica Baleroni
Chavarette, Fábio Roberto
de Souza, Simone Silva Frutuoso
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Virtual
Tecnologia de Informação e Comunicação
Blender
Ensino
Metodologias Ativas.
topic Realidade Virtual
Tecnologia de Informação e Comunicação
Blender
Ensino
Metodologias Ativas.
description Neste artigo tem-se como proposta o desenvolvimento e aplicação da Realidade Virtual (RV) como Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para auxiliar no processo de ensino-aprendizado de disciplinas do Ensino Médio. A RV permite a interação e navegação de usuários em ambientes 3D mantidos por computador, utilizando de canais de mapeamento e análise do comportamento dos usuários, possibilitando a troca de informação entre o ambiente virtual e o usuário, afetando um ou vários sentidos humanos. É uma tecnologia de interação e entretenimento que pode ser aplicada com êxito para auxiliar nas estratégias de ensino em disciplinas do ensino médio. Com a evolução da educação, isto é, o aperfeiçoamento dos processos de exploração, descoberta, observação e construção de conhecimento, novas ferramentas de ensino vêm surgindo, de onde destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem por permitirem de uma maneira nova e diferente que pessoas possam fazer e realizar experimentos ou tarefas que elas não poderiam fazer no mundo físico/real, como voar, visitar lugares que não existem ou de difícil acesso através da manipulação e análise do próprio objeto de estudo. Assim a RV será fundamental nesse processo de evolução educacional, onde busca-se cada vez mais o uso de ferramentas digitais como TICs para a aplicação bem-sucedida de metodologias ativas de ensino em sala de aula, e principalmente neste momento de pandemia. Por conseguinte, o objetivo deste artigo refere-se ao desenvolvimento de um sistema interativo de RV por óculos, projetado, modelado e renderizado usando o software livre Blender, para auxiliar no ensino de disciplinas do ensino médio, especificamente nas aulas de biologia, podendo ser estendido a outras disciplinas.Realidade Virtual, Tecnologia de Informação e Comunicação, Blender, Ensino, Metodologias Ativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31728
10.34117/bjdv7n6-515
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31728
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31728/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61722-61738
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61722-61738
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61722-61738
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645541080301568