Utilização da realidade virtual para ensino de informática através de um museu virtual sobre a evolução dos computadores / Using virtual reality to teach computer science through a virtual museum about the evolution of computers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Adrielle Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azevedo, Allafy de Paula, Oliveira, Lucas Sobreira, Fiirst, Wilian Geovani, de Souza, Simone Silva Frutuoso, Lima, Fernando Parra dos Anjos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48523
Resumo: Neste artigo tem-se como proposta o desenvolvimento e aplicação da Realidade Virtual (RV) como Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para auxiliar no processo de ensino-aprendizado de disciplinas do Ensino Médio. A RV permite a interação e navegação de usuários em ambientes 3D mantidos por computador, utilizando de canais de mapeamento e análise do comportamento dos usuários, possibilitando a troca de informação entre o ambiente virtual e o usuário, afetando um ou vários sentidos humanos. É uma tecnologia de interação e entretenimento que pode ser aplicada com êxito para auxiliar nas estratégias de ensino em disciplinas do ensino médio. Com a evolução da educação, isto é, o aperfeiçoamento dos processos de exploração, descoberta, observação e construção de conhecimento, novas ferramentas de ensino vêm surgindo, de onde destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem por permitirem de uma maneira nova e diferente que pessoas possam fazer e realizar experimentos ou tarefas que elas não poderiam fazer no mundo físico/real, como voar, visitar lugares que não existem ou de difícil acesso através da manipulação e análise do próprio objeto de estudo. Assim a RV será fundamental nesse processo de evolução educacional, onde busca-se cada vez mais o uso de ferramentas digitais como TICs para a aplicação bem-sucedida de metodologias ativas de ensino em sala de aula, e principalmente neste momento de pandemia. Por conseguinte, o objetivo deste artigo refere-se ao desenvolvimento de um sistema interativo de RV por óculos, projetado, modelado e renderizado usando o software livre Blender, para auxiliar no ensino de disciplinas do ensino médio, especificamente nas aulas de introdução a informática, podendo ser estendido a outras disciplinas.
id VERACRUZ-0_cc22697a84997b5ec13fe10ff5d6a3aa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48523
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Utilização da realidade virtual para ensino de informática através de um museu virtual sobre a evolução dos computadores / Using virtual reality to teach computer science through a virtual museum about the evolution of computersrealidade virtualtecnologia de informação e comunicaçãoblenderensinometodologias ativas.Neste artigo tem-se como proposta o desenvolvimento e aplicação da Realidade Virtual (RV) como Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para auxiliar no processo de ensino-aprendizado de disciplinas do Ensino Médio. A RV permite a interação e navegação de usuários em ambientes 3D mantidos por computador, utilizando de canais de mapeamento e análise do comportamento dos usuários, possibilitando a troca de informação entre o ambiente virtual e o usuário, afetando um ou vários sentidos humanos. É uma tecnologia de interação e entretenimento que pode ser aplicada com êxito para auxiliar nas estratégias de ensino em disciplinas do ensino médio. Com a evolução da educação, isto é, o aperfeiçoamento dos processos de exploração, descoberta, observação e construção de conhecimento, novas ferramentas de ensino vêm surgindo, de onde destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem por permitirem de uma maneira nova e diferente que pessoas possam fazer e realizar experimentos ou tarefas que elas não poderiam fazer no mundo físico/real, como voar, visitar lugares que não existem ou de difícil acesso através da manipulação e análise do próprio objeto de estudo. Assim a RV será fundamental nesse processo de evolução educacional, onde busca-se cada vez mais o uso de ferramentas digitais como TICs para a aplicação bem-sucedida de metodologias ativas de ensino em sala de aula, e principalmente neste momento de pandemia. Por conseguinte, o objetivo deste artigo refere-se ao desenvolvimento de um sistema interativo de RV por óculos, projetado, modelado e renderizado usando o software livre Blender, para auxiliar no ensino de disciplinas do ensino médio, especificamente nas aulas de introdução a informática, podendo ser estendido a outras disciplinas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4852310.34117/bjdv8n5-510Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 40598-40614Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 40598-40614Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 40598-406142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48523/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Adrielle SousaAzevedo, Allafy de PaulaOliveira, Lucas SobreiraFiirst, Wilian Geovanide Souza, Simone Silva FrutuosoLima, Fernando Parra dos Anjos2022-06-01T11:50:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48523Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:20.778204Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da realidade virtual para ensino de informática através de um museu virtual sobre a evolução dos computadores / Using virtual reality to teach computer science through a virtual museum about the evolution of computers
title Utilização da realidade virtual para ensino de informática através de um museu virtual sobre a evolução dos computadores / Using virtual reality to teach computer science through a virtual museum about the evolution of computers
spellingShingle Utilização da realidade virtual para ensino de informática através de um museu virtual sobre a evolução dos computadores / Using virtual reality to teach computer science through a virtual museum about the evolution of computers
Martins, Adrielle Sousa
realidade virtual
tecnologia de informação e comunicação
blender
ensino
metodologias ativas.
title_short Utilização da realidade virtual para ensino de informática através de um museu virtual sobre a evolução dos computadores / Using virtual reality to teach computer science through a virtual museum about the evolution of computers
title_full Utilização da realidade virtual para ensino de informática através de um museu virtual sobre a evolução dos computadores / Using virtual reality to teach computer science through a virtual museum about the evolution of computers
title_fullStr Utilização da realidade virtual para ensino de informática através de um museu virtual sobre a evolução dos computadores / Using virtual reality to teach computer science through a virtual museum about the evolution of computers
title_full_unstemmed Utilização da realidade virtual para ensino de informática através de um museu virtual sobre a evolução dos computadores / Using virtual reality to teach computer science through a virtual museum about the evolution of computers
title_sort Utilização da realidade virtual para ensino de informática através de um museu virtual sobre a evolução dos computadores / Using virtual reality to teach computer science through a virtual museum about the evolution of computers
author Martins, Adrielle Sousa
author_facet Martins, Adrielle Sousa
Azevedo, Allafy de Paula
Oliveira, Lucas Sobreira
Fiirst, Wilian Geovani
de Souza, Simone Silva Frutuoso
Lima, Fernando Parra dos Anjos
author_role author
author2 Azevedo, Allafy de Paula
Oliveira, Lucas Sobreira
Fiirst, Wilian Geovani
de Souza, Simone Silva Frutuoso
Lima, Fernando Parra dos Anjos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Adrielle Sousa
Azevedo, Allafy de Paula
Oliveira, Lucas Sobreira
Fiirst, Wilian Geovani
de Souza, Simone Silva Frutuoso
Lima, Fernando Parra dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv realidade virtual
tecnologia de informação e comunicação
blender
ensino
metodologias ativas.
topic realidade virtual
tecnologia de informação e comunicação
blender
ensino
metodologias ativas.
description Neste artigo tem-se como proposta o desenvolvimento e aplicação da Realidade Virtual (RV) como Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para auxiliar no processo de ensino-aprendizado de disciplinas do Ensino Médio. A RV permite a interação e navegação de usuários em ambientes 3D mantidos por computador, utilizando de canais de mapeamento e análise do comportamento dos usuários, possibilitando a troca de informação entre o ambiente virtual e o usuário, afetando um ou vários sentidos humanos. É uma tecnologia de interação e entretenimento que pode ser aplicada com êxito para auxiliar nas estratégias de ensino em disciplinas do ensino médio. Com a evolução da educação, isto é, o aperfeiçoamento dos processos de exploração, descoberta, observação e construção de conhecimento, novas ferramentas de ensino vêm surgindo, de onde destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem por permitirem de uma maneira nova e diferente que pessoas possam fazer e realizar experimentos ou tarefas que elas não poderiam fazer no mundo físico/real, como voar, visitar lugares que não existem ou de difícil acesso através da manipulação e análise do próprio objeto de estudo. Assim a RV será fundamental nesse processo de evolução educacional, onde busca-se cada vez mais o uso de ferramentas digitais como TICs para a aplicação bem-sucedida de metodologias ativas de ensino em sala de aula, e principalmente neste momento de pandemia. Por conseguinte, o objetivo deste artigo refere-se ao desenvolvimento de um sistema interativo de RV por óculos, projetado, modelado e renderizado usando o software livre Blender, para auxiliar no ensino de disciplinas do ensino médio, especificamente nas aulas de introdução a informática, podendo ser estendido a outras disciplinas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48523
10.34117/bjdv8n5-510
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48523
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48523/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 40598-40614
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 40598-40614
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 40598-40614
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645598876762112