Desafios e Possibilidades na Atuação do Neuropsicopedagogo nas Instituições de Nível Superior / Challenges and Possibilities in the Performance of the Neuropsychopedagogue in Higher Level Institutions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luciana Maria Vilar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Francisco Renato Silva, Ifadireó, Miguel Melo, Gomes, Antônia Edna Belém, Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo, Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3445
Resumo: Resumo:A Neuropsicopedagogia é uma área que contribui efetivamente para com as demandas do ensino superior quanto às dificuldades de aprendizagem e também de outras demandas que vão desde afetividade, autoestima, bloqueios, emoção, sexualidade, traumas, entre outros. Mas, qual é a relevância do neuropsicopedagogo na instituição de ensino superior? Para responder a esse problema, objetivou-se refletir sobre a relevância do neuropsicopedagogo na instituição de ensino superior como assessoria na superação dos problemas ali encontrados. Como objetivos específicos traçaram-se: Conhecer o papel da neuropiscopedagogia. Compreender como é a atuação desse profissional no espaço escolar. Entender algumas peculiaridades dos alunos de ensino superior. O estudo foi fundamentado em Beauclair (2014); Fernandez (2010); Fonseca (2014); Hennemann (2012); Libaneo, Oliveira e Toschi (2012); Maluf (2005); Migliori (2013); Lima (2017); Mello (2015); Moreira (2011); Relvas (2012); SBNPp (2016); Pimenta e Lima (2012); Teixeira et al (2008); Tomás et al (2014) e Universidade Federal de Pernambuco (2016). Essa pesquisa foi bibliográfica de cunho qualitativo com análise de dados a partir do método indutivo. Através da intervenção, os neuropsicopedagogos desenvolvem estratégias que permitem uma práxis educativa diferenciada e em parceria. Esse processo tem potencial para originar novos procedimentos educacionais que são capazes de superar paradigmas e entender a forma como o indivíduo aprende. A relevância desse profissional é de proporcionar condições de desenvolvimento, formação, aprendizagem e autonomia, pois o autoconhecimento e os métodos de desenvolvimento motivam o ser humano a desenvolver sua capacidade adaptativa que, por consequência, ajudam na independência e em favor do desenvolvimento da aprendizagem. Os maiores desafios a serem encontrados apresentados foram planejamento, organização da atuação desse profissional e desenvolvimento de parcerias funcionáveis.Palavras-chave: Neuropsicopedagogia. Ensino Superior. Possibilidades. Desafios.Abstract: Neuropsychopedagogy is an area that effectively contributes to the demands of higher education regarding learning difficulties and also other demands that range from affectivity, self-esteem, blocks, emotion, sexuality, trauma, among others. So, what is the relevance of the neuropsychopedagogue in the institution of higher education? To answer this problem, the objective was to reflect on the relevance of the neuropsychopedagogue in the higher education institution as an adviser in overcoming the problems found there. As specific objectives were outlined: To know the role of neuropiscopedagogy. Understand how this professional works in the school environment. Understand some peculiarities of higher education students. The study was based on Beauclair (2014); Fernandez (2010); Fonseca (2014); Hennemann (2012); Libaneo, Oliveira and Toschi (2012); Maluf (2005); Migliori (2013); Lima (2017); Mello (2015); Moreira (2011); Relvas (2012); SBNPp (2016); Pimenta and Lima (2012); Teixeira et al (2008); Tomás et al (2014) and Universidade Federal de Pernambuco (2016). This research was a qualitative bibliography with data analysis using the inductive method. Through the intervention, neuropsychopedagogues develop strategies that allow a differentiated and partnership educational praxis. This process has the potential to originate new educational procedures that are able to overcome paradigms and understand the way the individual learns. The relevance of this professional is to provide conditions for development, training, learning and autonomy, as self-knowledge and development methods motivate human beings to develop their adaptive capacity, which, consequently, help in independence and in favor of the development of learning. The biggest challenges to be faced were planning, organizing the work of this professional and developing working partnerships.Keywords: Neuropsychopedagogy. University education. Possibilities. Challenges. 
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Entender algumas peculiaridades dos alunos de ensino superior. O estudo foi fundamentado em Beauclair (2014); Fernandez (2010); Fonseca (2014); Hennemann (2012); Libaneo, Oliveira e Toschi (2012); Maluf (2005); Migliori (2013); Lima (2017); Mello (2015); Moreira (2011); Relvas (2012); SBNPp (2016); Pimenta e Lima (2012); Teixeira et al (2008); Tomás et al (2014) e Universidade Federal de Pernambuco (2016). Essa pesquisa foi bibliográfica de cunho qualitativo com análise de dados a partir do método indutivo. Através da intervenção, os neuropsicopedagogos desenvolvem estratégias que permitem uma práxis educativa diferenciada e em parceria. Esse processo tem potencial para originar novos procedimentos educacionais que são capazes de superar paradigmas e entender a forma como o indivíduo aprende. A relevância desse profissional é de proporcionar condições de desenvolvimento, formação, aprendizagem e autonomia, pois o autoconhecimento e os métodos de desenvolvimento motivam o ser humano a desenvolver sua capacidade adaptativa que, por consequência, ajudam na independência e em favor do desenvolvimento da aprendizagem. Os maiores desafios a serem encontrados apresentados foram planejamento, organização da atuação desse profissional e desenvolvimento de parcerias funcionáveis.Palavras-chave: Neuropsicopedagogia. Ensino Superior. Possibilidades. Desafios.Abstract: Neuropsychopedagogy is an area that effectively contributes to the demands of higher education regarding learning difficulties and also other demands that range from affectivity, self-esteem, blocks, emotion, sexuality, trauma, among others. So, what is the relevance of the neuropsychopedagogue in the institution of higher education? To answer this problem, the objective was to reflect on the relevance of the neuropsychopedagogue in the higher education institution as an adviser in overcoming the problems found there. As specific objectives were outlined: To know the role of neuropiscopedagogy. Understand how this professional works in the school environment. Understand some peculiarities of higher education students. The study was based on Beauclair (2014); Fernandez (2010); Fonseca (2014); Hennemann (2012); Libaneo, Oliveira and Toschi (2012); Maluf (2005); Migliori (2013); Lima (2017); Mello (2015); Moreira (2011); Relvas (2012); SBNPp (2016); Pimenta and Lima (2012); Teixeira et al (2008); Tomás et al (2014) and Universidade Federal de Pernambuco (2016). This research was a qualitative bibliography with data analysis using the inductive method. Through the intervention, neuropsychopedagogues develop strategies that allow a differentiated and partnership educational praxis. This process has the potential to originate new educational procedures that are able to overcome paradigms and understand the way the individual learns. The relevance of this professional is to provide conditions for development, training, learning and autonomy, as self-knowledge and development methods motivate human beings to develop their adaptive capacity, which, consequently, help in independence and in favor of the development of learning. The biggest challenges to be faced were planning, organizing the work of this professional and developing working partnerships.Keywords: Neuropsychopedagogy. University education. Possibilities. Challenges. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/344510.14295/idonline.v16i60.3445ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 571-5821981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3445/5486Copyright (c) 2022 Luciana Maria Vilar Alves, Francisco Renato Silva Ferreira, Miguel Melo Ifadireó, Antônia Edna Belém Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Luciana Maria VilarFerreira, Francisco Renato SilvaIfadireó, Miguel MeloGomes, Antônia Edna BelémBitu, Vanessa de Carvalho NiloTeixeira, Marlene Menezes de Souza2022-06-09T14:32:23Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3445Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-06-09T14:32:23ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
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