Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62950 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender as dificuldades e os desafios que permeiam a formação do professor no Curso de Pedagogia com relação à Educação Matemática, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, focalizando-se os discentes do quarto ano noturno que cursaram a disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática. Este trabalho foi fundamentado, principalmente, em Brum (2013), Curi (2004) e Fiorentini (2008). Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa quali-quantitativa, que recorreu ao método da pesquisa bibliográfica. Para gerar os dados, aplicou-se um questionário a 25 acadêmicos, a fim de compreender se eles se sentem preparados para ministrar a disciplina de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de verificar se há algumas lacunas em sua formação e de proporem sugestões de encaminhamentos de como amenizar as possíveis defasagens em sua formação após a conclusão do referido curso. Os resultados evidenciaram que muitos discentes têm algumas experiências malsucedidas com a aprendizagem da Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, revelaram que a carga horária da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática, no Curso de Pedagogia, é insuficiente para prepará-los, efetivamente, tanto nos aspectos teóricos quanto metodológicos. A necessidade de elevação da carga horária foi a sugestão mais marcante nas respostas dadas pelos discentes no instrumento de coleta de dados. |
id |
VERACRUZ-0_8bb49c5963167785cf4545b769a7ea27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62950 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascaveleducação infantilensino fundamentalmatemáticaUNIOESTEpedagogiaEste artigo tem como objetivo compreender as dificuldades e os desafios que permeiam a formação do professor no Curso de Pedagogia com relação à Educação Matemática, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, focalizando-se os discentes do quarto ano noturno que cursaram a disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática. Este trabalho foi fundamentado, principalmente, em Brum (2013), Curi (2004) e Fiorentini (2008). Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa quali-quantitativa, que recorreu ao método da pesquisa bibliográfica. Para gerar os dados, aplicou-se um questionário a 25 acadêmicos, a fim de compreender se eles se sentem preparados para ministrar a disciplina de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de verificar se há algumas lacunas em sua formação e de proporem sugestões de encaminhamentos de como amenizar as possíveis defasagens em sua formação após a conclusão do referido curso. Os resultados evidenciaram que muitos discentes têm algumas experiências malsucedidas com a aprendizagem da Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, revelaram que a carga horária da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática, no Curso de Pedagogia, é insuficiente para prepará-los, efetivamente, tanto nos aspectos teóricos quanto metodológicos. A necessidade de elevação da carga horária foi a sugestão mais marcante nas respostas dadas pelos discentes no instrumento de coleta de dados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6295010.34117/bjdv9n9-048Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 9 (2023); 26281-26307Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 9 (2023); 26281-26307Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 9 (2023); 26281-263072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62950/45271de Oliveira, Luana Gabriele LimaMazzuco, Neiva Gallinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T13:16:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62950Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:28.281277Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel |
title |
Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel |
spellingShingle |
Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel de Oliveira, Luana Gabriele Lima educação infantil ensino fundamental matemática UNIOESTE pedagogia |
title_short |
Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel |
title_full |
Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel |
title_fullStr |
Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel |
title_full_unstemmed |
Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel |
title_sort |
Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel |
author |
de Oliveira, Luana Gabriele Lima |
author_facet |
de Oliveira, Luana Gabriele Lima Mazzuco, Neiva Gallina |
author_role |
author |
author2 |
Mazzuco, Neiva Gallina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Luana Gabriele Lima Mazzuco, Neiva Gallina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil ensino fundamental matemática UNIOESTE pedagogia |
topic |
educação infantil ensino fundamental matemática UNIOESTE pedagogia |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender as dificuldades e os desafios que permeiam a formação do professor no Curso de Pedagogia com relação à Educação Matemática, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, focalizando-se os discentes do quarto ano noturno que cursaram a disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática. Este trabalho foi fundamentado, principalmente, em Brum (2013), Curi (2004) e Fiorentini (2008). Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa quali-quantitativa, que recorreu ao método da pesquisa bibliográfica. Para gerar os dados, aplicou-se um questionário a 25 acadêmicos, a fim de compreender se eles se sentem preparados para ministrar a disciplina de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de verificar se há algumas lacunas em sua formação e de proporem sugestões de encaminhamentos de como amenizar as possíveis defasagens em sua formação após a conclusão do referido curso. Os resultados evidenciaram que muitos discentes têm algumas experiências malsucedidas com a aprendizagem da Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, revelaram que a carga horária da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática, no Curso de Pedagogia, é insuficiente para prepará-los, efetivamente, tanto nos aspectos teóricos quanto metodológicos. A necessidade de elevação da carga horária foi a sugestão mais marcante nas respostas dadas pelos discentes no instrumento de coleta de dados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62950 10.34117/bjdv9n9-048 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62950 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n9-048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62950/45271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 9 (2023); 26281-26307 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 9 (2023); 26281-26307 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 9 (2023); 26281-26307 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645637796757504 |