Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Luana Gabriele Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mazzuco, Neiva Gallina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62950
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender as dificuldades e os desafios que permeiam a formação do professor no Curso de Pedagogia com relação à Educação Matemática, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, focalizando-se os discentes do quarto ano noturno que cursaram a disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática. Este trabalho foi fundamentado, principalmente, em Brum (2013), Curi (2004) e Fiorentini (2008). Metodologicamente, desenvolveu-se  uma pesquisa quali-quantitativa, que recorreu ao método da pesquisa bibliográfica. Para gerar os dados, aplicou-se um questionário a 25  acadêmicos, a fim de compreender se eles se sentem preparados para ministrar a disciplina de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de verificar se há algumas lacunas em sua formação e de proporem sugestões de encaminhamentos de como amenizar as possíveis defasagens em sua formação após a conclusão do referido curso. Os resultados evidenciaram que muitos discentes têm algumas experiências malsucedidas com a aprendizagem da Matemática  desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, revelaram que a carga horária da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática, no Curso de Pedagogia, é insuficiente para prepará-los, efetivamente, tanto nos aspectos teóricos quanto metodológicos. A necessidade de elevação da carga horária foi a sugestão mais marcante nas respostas dadas pelos discentes no instrumento de coleta de dados.
id VERACRUZ-0_8bb49c5963167785cf4545b769a7ea27
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62950
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascaveleducação infantilensino fundamentalmatemáticaUNIOESTEpedagogiaEste artigo tem como objetivo compreender as dificuldades e os desafios que permeiam a formação do professor no Curso de Pedagogia com relação à Educação Matemática, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, focalizando-se os discentes do quarto ano noturno que cursaram a disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática. Este trabalho foi fundamentado, principalmente, em Brum (2013), Curi (2004) e Fiorentini (2008). Metodologicamente, desenvolveu-se  uma pesquisa quali-quantitativa, que recorreu ao método da pesquisa bibliográfica. Para gerar os dados, aplicou-se um questionário a 25  acadêmicos, a fim de compreender se eles se sentem preparados para ministrar a disciplina de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de verificar se há algumas lacunas em sua formação e de proporem sugestões de encaminhamentos de como amenizar as possíveis defasagens em sua formação após a conclusão do referido curso. Os resultados evidenciaram que muitos discentes têm algumas experiências malsucedidas com a aprendizagem da Matemática  desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, revelaram que a carga horária da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática, no Curso de Pedagogia, é insuficiente para prepará-los, efetivamente, tanto nos aspectos teóricos quanto metodológicos. A necessidade de elevação da carga horária foi a sugestão mais marcante nas respostas dadas pelos discentes no instrumento de coleta de dados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6295010.34117/bjdv9n9-048Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 9 (2023); 26281-26307Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 9 (2023); 26281-26307Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 9 (2023); 26281-263072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62950/45271de Oliveira, Luana Gabriele LimaMazzuco, Neiva Gallinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T13:16:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62950Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:28.281277Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
title Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
spellingShingle Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
de Oliveira, Luana Gabriele Lima
educação infantil
ensino fundamental
matemática
UNIOESTE
pedagogia
title_short Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
title_full Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
title_fullStr Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
title_full_unstemmed Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
title_sort Os desafios da aprendizagem na formação do pedagogo e o ensino da matemática: uma análise na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel
author de Oliveira, Luana Gabriele Lima
author_facet de Oliveira, Luana Gabriele Lima
Mazzuco, Neiva Gallina
author_role author
author2 Mazzuco, Neiva Gallina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Luana Gabriele Lima
Mazzuco, Neiva Gallina
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
ensino fundamental
matemática
UNIOESTE
pedagogia
topic educação infantil
ensino fundamental
matemática
UNIOESTE
pedagogia
description Este artigo tem como objetivo compreender as dificuldades e os desafios que permeiam a formação do professor no Curso de Pedagogia com relação à Educação Matemática, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, focalizando-se os discentes do quarto ano noturno que cursaram a disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática. Este trabalho foi fundamentado, principalmente, em Brum (2013), Curi (2004) e Fiorentini (2008). Metodologicamente, desenvolveu-se  uma pesquisa quali-quantitativa, que recorreu ao método da pesquisa bibliográfica. Para gerar os dados, aplicou-se um questionário a 25  acadêmicos, a fim de compreender se eles se sentem preparados para ministrar a disciplina de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de verificar se há algumas lacunas em sua formação e de proporem sugestões de encaminhamentos de como amenizar as possíveis defasagens em sua formação após a conclusão do referido curso. Os resultados evidenciaram que muitos discentes têm algumas experiências malsucedidas com a aprendizagem da Matemática  desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, revelaram que a carga horária da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática, no Curso de Pedagogia, é insuficiente para prepará-los, efetivamente, tanto nos aspectos teóricos quanto metodológicos. A necessidade de elevação da carga horária foi a sugestão mais marcante nas respostas dadas pelos discentes no instrumento de coleta de dados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62950
10.34117/bjdv9n9-048
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62950
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n9-048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62950/45271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 9 (2023); 26281-26307
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 9 (2023); 26281-26307
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 9 (2023); 26281-26307
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645637796757504