Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordenonzi, Walkiria Helena
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pino, José Claudio Del, Cardoso, Vanessa Mattoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33472
Resumo: A formação de professores está ainda muito distante da sala de aula. Os professores continuam recebendo uma formação muito teórica e distante das tecnologias as quais estão imersos seus futuros alunos, e trabalhos interdisciplinares, na maioria dos cursos e universidades, ainda são apenas temas de debates e simulações. Os alunos de hoje são diferentes daqueles que a escola recebia a dez anos atrás. Porém, a formação docente não conseguiu acompanhar essa mudança. Professores precisam estar sempre em profunda transformação e aventurando-se em experiências e práticas pedagógicas e está a formação na profissão, não acadêmica, onde o docente, já em exercício, se propõe a preencher as lacunas deixadas pela formação formal. Nóvoa propõe cinco itens para que se reflita e forme um bom professor. A partir destas propostas o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre uma estratégia de ensino desenvolvida pelas autoras, em um curso binacional (inédito no Brasil), no qual atende-se alunos brasileiros e uruguaios no mesmo ambiente escolar, compartilhando saberes, cultura e idioma. Bem como se esta estratégia atende as recomendações de Nóvoa. Os resultados foram favoráveis no sentido que a prática inovadora atende as propostas de formação sugeridas por Novoa e contribuiu tanto na formação docente quanto na discente, no que tange a apropriação de conhecimentos por parte desses últimos.
id VERACRUZ-0_8d5ce55732ec41082742220a67a8f0e7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33472
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practicePrática Pedagógica Inovadora. Formação docente. Interdisciplinaridade.A formação de professores está ainda muito distante da sala de aula. Os professores continuam recebendo uma formação muito teórica e distante das tecnologias as quais estão imersos seus futuros alunos, e trabalhos interdisciplinares, na maioria dos cursos e universidades, ainda são apenas temas de debates e simulações. Os alunos de hoje são diferentes daqueles que a escola recebia a dez anos atrás. Porém, a formação docente não conseguiu acompanhar essa mudança. Professores precisam estar sempre em profunda transformação e aventurando-se em experiências e práticas pedagógicas e está a formação na profissão, não acadêmica, onde o docente, já em exercício, se propõe a preencher as lacunas deixadas pela formação formal. Nóvoa propõe cinco itens para que se reflita e forme um bom professor. A partir destas propostas o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre uma estratégia de ensino desenvolvida pelas autoras, em um curso binacional (inédito no Brasil), no qual atende-se alunos brasileiros e uruguaios no mesmo ambiente escolar, compartilhando saberes, cultura e idioma. Bem como se esta estratégia atende as recomendações de Nóvoa. Os resultados foram favoráveis no sentido que a prática inovadora atende as propostas de formação sugeridas por Novoa e contribuiu tanto na formação docente quanto na discente, no que tange a apropriação de conhecimentos por parte desses últimos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3347210.34117/bjdv7n7-553Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74267-74283Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74267-74283Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74267-742832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33472/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordenonzi, Walkiria HelenaPino, José Claudio DelCardoso, Vanessa Mattoso2021-09-14T13:00:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33472Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:36.579824Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice
title Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice
spellingShingle Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice
Cordenonzi, Walkiria Helena
Prática Pedagógica Inovadora. Formação docente. Interdisciplinaridade.
title_short Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice
title_full Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice
title_fullStr Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice
title_full_unstemmed Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice
title_sort Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice
author Cordenonzi, Walkiria Helena
author_facet Cordenonzi, Walkiria Helena
Pino, José Claudio Del
Cardoso, Vanessa Mattoso
author_role author
author2 Pino, José Claudio Del
Cardoso, Vanessa Mattoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordenonzi, Walkiria Helena
Pino, José Claudio Del
Cardoso, Vanessa Mattoso
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica Inovadora. Formação docente. Interdisciplinaridade.
topic Prática Pedagógica Inovadora. Formação docente. Interdisciplinaridade.
description A formação de professores está ainda muito distante da sala de aula. Os professores continuam recebendo uma formação muito teórica e distante das tecnologias as quais estão imersos seus futuros alunos, e trabalhos interdisciplinares, na maioria dos cursos e universidades, ainda são apenas temas de debates e simulações. Os alunos de hoje são diferentes daqueles que a escola recebia a dez anos atrás. Porém, a formação docente não conseguiu acompanhar essa mudança. Professores precisam estar sempre em profunda transformação e aventurando-se em experiências e práticas pedagógicas e está a formação na profissão, não acadêmica, onde o docente, já em exercício, se propõe a preencher as lacunas deixadas pela formação formal. Nóvoa propõe cinco itens para que se reflita e forme um bom professor. A partir destas propostas o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre uma estratégia de ensino desenvolvida pelas autoras, em um curso binacional (inédito no Brasil), no qual atende-se alunos brasileiros e uruguaios no mesmo ambiente escolar, compartilhando saberes, cultura e idioma. Bem como se esta estratégia atende as recomendações de Nóvoa. Os resultados foram favoráveis no sentido que a prática inovadora atende as propostas de formação sugeridas por Novoa e contribuiu tanto na formação docente quanto na discente, no que tange a apropriação de conhecimentos por parte desses últimos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33472
10.34117/bjdv7n7-553
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33472
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33472/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74267-74283
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74267-74283
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74267-74283
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645548315475968