Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33472 |
Resumo: | A formação de professores está ainda muito distante da sala de aula. Os professores continuam recebendo uma formação muito teórica e distante das tecnologias as quais estão imersos seus futuros alunos, e trabalhos interdisciplinares, na maioria dos cursos e universidades, ainda são apenas temas de debates e simulações. Os alunos de hoje são diferentes daqueles que a escola recebia a dez anos atrás. Porém, a formação docente não conseguiu acompanhar essa mudança. Professores precisam estar sempre em profunda transformação e aventurando-se em experiências e práticas pedagógicas e está a formação na profissão, não acadêmica, onde o docente, já em exercício, se propõe a preencher as lacunas deixadas pela formação formal. Nóvoa propõe cinco itens para que se reflita e forme um bom professor. A partir destas propostas o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre uma estratégia de ensino desenvolvida pelas autoras, em um curso binacional (inédito no Brasil), no qual atende-se alunos brasileiros e uruguaios no mesmo ambiente escolar, compartilhando saberes, cultura e idioma. Bem como se esta estratégia atende as recomendações de Nóvoa. Os resultados foram favoráveis no sentido que a prática inovadora atende as propostas de formação sugeridas por Novoa e contribuiu tanto na formação docente quanto na discente, no que tange a apropriação de conhecimentos por parte desses últimos. |
id |
VERACRUZ-0_8d5ce55732ec41082742220a67a8f0e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33472 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practicePrática Pedagógica Inovadora. Formação docente. Interdisciplinaridade.A formação de professores está ainda muito distante da sala de aula. Os professores continuam recebendo uma formação muito teórica e distante das tecnologias as quais estão imersos seus futuros alunos, e trabalhos interdisciplinares, na maioria dos cursos e universidades, ainda são apenas temas de debates e simulações. Os alunos de hoje são diferentes daqueles que a escola recebia a dez anos atrás. Porém, a formação docente não conseguiu acompanhar essa mudança. Professores precisam estar sempre em profunda transformação e aventurando-se em experiências e práticas pedagógicas e está a formação na profissão, não acadêmica, onde o docente, já em exercício, se propõe a preencher as lacunas deixadas pela formação formal. Nóvoa propõe cinco itens para que se reflita e forme um bom professor. A partir destas propostas o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre uma estratégia de ensino desenvolvida pelas autoras, em um curso binacional (inédito no Brasil), no qual atende-se alunos brasileiros e uruguaios no mesmo ambiente escolar, compartilhando saberes, cultura e idioma. Bem como se esta estratégia atende as recomendações de Nóvoa. Os resultados foram favoráveis no sentido que a prática inovadora atende as propostas de formação sugeridas por Novoa e contribuiu tanto na formação docente quanto na discente, no que tange a apropriação de conhecimentos por parte desses últimos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3347210.34117/bjdv7n7-553Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74267-74283Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74267-74283Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74267-742832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33472/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordenonzi, Walkiria HelenaPino, José Claudio DelCardoso, Vanessa Mattoso2021-09-14T13:00:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33472Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:36.579824Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice |
title |
Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice |
spellingShingle |
Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice Cordenonzi, Walkiria Helena Prática Pedagógica Inovadora. Formação docente. Interdisciplinaridade. |
title_short |
Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice |
title_full |
Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice |
title_fullStr |
Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice |
title_sort |
Refletindo sobre uma prática pedagógica/ Reflecting on a pedagogical practice |
author |
Cordenonzi, Walkiria Helena |
author_facet |
Cordenonzi, Walkiria Helena Pino, José Claudio Del Cardoso, Vanessa Mattoso |
author_role |
author |
author2 |
Pino, José Claudio Del Cardoso, Vanessa Mattoso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordenonzi, Walkiria Helena Pino, José Claudio Del Cardoso, Vanessa Mattoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Pedagógica Inovadora. Formação docente. Interdisciplinaridade. |
topic |
Prática Pedagógica Inovadora. Formação docente. Interdisciplinaridade. |
description |
A formação de professores está ainda muito distante da sala de aula. Os professores continuam recebendo uma formação muito teórica e distante das tecnologias as quais estão imersos seus futuros alunos, e trabalhos interdisciplinares, na maioria dos cursos e universidades, ainda são apenas temas de debates e simulações. Os alunos de hoje são diferentes daqueles que a escola recebia a dez anos atrás. Porém, a formação docente não conseguiu acompanhar essa mudança. Professores precisam estar sempre em profunda transformação e aventurando-se em experiências e práticas pedagógicas e está a formação na profissão, não acadêmica, onde o docente, já em exercício, se propõe a preencher as lacunas deixadas pela formação formal. Nóvoa propõe cinco itens para que se reflita e forme um bom professor. A partir destas propostas o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre uma estratégia de ensino desenvolvida pelas autoras, em um curso binacional (inédito no Brasil), no qual atende-se alunos brasileiros e uruguaios no mesmo ambiente escolar, compartilhando saberes, cultura e idioma. Bem como se esta estratégia atende as recomendações de Nóvoa. Os resultados foram favoráveis no sentido que a prática inovadora atende as propostas de formação sugeridas por Novoa e contribuiu tanto na formação docente quanto na discente, no que tange a apropriação de conhecimentos por parte desses últimos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33472 10.34117/bjdv7n7-553 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33472 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33472/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 74267-74283 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 74267-74283 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 74267-74283 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645548315475968 |