Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dayanna Pereira dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Nelson Miguel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481
Resumo: A utilização de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no espaço escolar tornou-se essencial na elaboração e desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem interativo e contextualizado para docentes e alunos. Sob esse prisma, o presente trabalho propõe uma reflexão acerca do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta didática para o ensino de Química na modalidade EJA, no curso técnico de nível médio integrado em Secretaria Escolar no IFG- Campus Anápolis.  A “Sala Virtual de Química” foi elaborada na plataforma Moodle IFG, de forma a disponibilizar diferentes recursos midiáticos, elaborar diversas atividades didáticas e acompanhar o desempenho escolar dos alunos como meio de apoiar o ensino presencial. Com efeito, a utilização do ambiente virtual é discutida e os resultados da avaliação do ambiente pelos discentes são apresentados, evidenciando que a proposta favoreceu o processo educativo dos alunos da EJA e que atuou realmente como apoio ao ensino presencial, sobretudo nos momentos de estudo para as avaliações em classe.
id VERACRUZ-0_8f86fd62a4be14cee8220cd149bef06b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/481
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)Ensino. Aprendizagem. TIC. Química. EJA.A utilização de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no espaço escolar tornou-se essencial na elaboração e desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem interativo e contextualizado para docentes e alunos. Sob esse prisma, o presente trabalho propõe uma reflexão acerca do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta didática para o ensino de Química na modalidade EJA, no curso técnico de nível médio integrado em Secretaria Escolar no IFG- Campus Anápolis.  A “Sala Virtual de Química” foi elaborada na plataforma Moodle IFG, de forma a disponibilizar diferentes recursos midiáticos, elaborar diversas atividades didáticas e acompanhar o desempenho escolar dos alunos como meio de apoiar o ensino presencial. Com efeito, a utilização do ambiente virtual é discutida e os resultados da avaliação do ambiente pelos discentes são apresentados, evidenciando que a proposta favoreceu o processo educativo dos alunos da EJA e que atuou realmente como apoio ao ensino presencial, sobretudo nos momentos de estudo para as avaliações em classe.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48110.34117/bjdv4n7-481Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 7 (2018); 4128-4146Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 7 (2018); 4128-4146Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 7 (2018); 4128-41462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481/414Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Dayanna Pereira dosSouza, Nelson Miguel de2020-11-12T13:20:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/481Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:07.438003Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)
title Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)
spellingShingle Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)
Santos, Dayanna Pereira dos
Ensino. Aprendizagem. TIC. Química. EJA.
title_short Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)
title_full Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)
title_fullStr Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)
title_full_unstemmed Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)
title_sort Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)
author Santos, Dayanna Pereira dos
author_facet Santos, Dayanna Pereira dos
Souza, Nelson Miguel de
author_role author
author2 Souza, Nelson Miguel de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dayanna Pereira dos
Souza, Nelson Miguel de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Aprendizagem. TIC. Química. EJA.
topic Ensino. Aprendizagem. TIC. Química. EJA.
description A utilização de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no espaço escolar tornou-se essencial na elaboração e desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem interativo e contextualizado para docentes e alunos. Sob esse prisma, o presente trabalho propõe uma reflexão acerca do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta didática para o ensino de Química na modalidade EJA, no curso técnico de nível médio integrado em Secretaria Escolar no IFG- Campus Anápolis.  A “Sala Virtual de Química” foi elaborada na plataforma Moodle IFG, de forma a disponibilizar diferentes recursos midiáticos, elaborar diversas atividades didáticas e acompanhar o desempenho escolar dos alunos como meio de apoiar o ensino presencial. Com efeito, a utilização do ambiente virtual é discutida e os resultados da avaliação do ambiente pelos discentes são apresentados, evidenciando que a proposta favoreceu o processo educativo dos alunos da EJA e que atuou realmente como apoio ao ensino presencial, sobretudo nos momentos de estudo para as avaliações em classe.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481
10.34117/bjdv4n7-481
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481
identifier_str_mv 10.34117/bjdv4n7-481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481/414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 7 (2018); 4128-4146
Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 7 (2018); 4128-4146
Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 7 (2018); 4128-4146
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645414777225216