Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481 |
Resumo: | A utilização de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no espaço escolar tornou-se essencial na elaboração e desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem interativo e contextualizado para docentes e alunos. Sob esse prisma, o presente trabalho propõe uma reflexão acerca do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta didática para o ensino de Química na modalidade EJA, no curso técnico de nível médio integrado em Secretaria Escolar no IFG- Campus Anápolis. A “Sala Virtual de Química” foi elaborada na plataforma Moodle IFG, de forma a disponibilizar diferentes recursos midiáticos, elaborar diversas atividades didáticas e acompanhar o desempenho escolar dos alunos como meio de apoiar o ensino presencial. Com efeito, a utilização do ambiente virtual é discutida e os resultados da avaliação do ambiente pelos discentes são apresentados, evidenciando que a proposta favoreceu o processo educativo dos alunos da EJA e que atuou realmente como apoio ao ensino presencial, sobretudo nos momentos de estudo para as avaliações em classe. |
id |
VERACRUZ-0_8f86fd62a4be14cee8220cd149bef06b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/481 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA)Ensino. Aprendizagem. TIC. Química. EJA.A utilização de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no espaço escolar tornou-se essencial na elaboração e desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem interativo e contextualizado para docentes e alunos. Sob esse prisma, o presente trabalho propõe uma reflexão acerca do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta didática para o ensino de Química na modalidade EJA, no curso técnico de nível médio integrado em Secretaria Escolar no IFG- Campus Anápolis. A “Sala Virtual de Química” foi elaborada na plataforma Moodle IFG, de forma a disponibilizar diferentes recursos midiáticos, elaborar diversas atividades didáticas e acompanhar o desempenho escolar dos alunos como meio de apoiar o ensino presencial. Com efeito, a utilização do ambiente virtual é discutida e os resultados da avaliação do ambiente pelos discentes são apresentados, evidenciando que a proposta favoreceu o processo educativo dos alunos da EJA e que atuou realmente como apoio ao ensino presencial, sobretudo nos momentos de estudo para as avaliações em classe.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48110.34117/bjdv4n7-481Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 7 (2018); 4128-4146Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 7 (2018); 4128-4146Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 7 (2018); 4128-41462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481/414Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Dayanna Pereira dosSouza, Nelson Miguel de2020-11-12T13:20:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/481Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:07.438003Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA) |
title |
Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA) |
spellingShingle |
Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA) Santos, Dayanna Pereira dos Ensino. Aprendizagem. TIC. Química. EJA. |
title_short |
Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA) |
title_full |
Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA) |
title_fullStr |
Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA) |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA) |
title_sort |
Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA) / A study on the use of ICT and chemistry in youth and adult education (EJA) |
author |
Santos, Dayanna Pereira dos |
author_facet |
Santos, Dayanna Pereira dos Souza, Nelson Miguel de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nelson Miguel de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Dayanna Pereira dos Souza, Nelson Miguel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Aprendizagem. TIC. Química. EJA. |
topic |
Ensino. Aprendizagem. TIC. Química. EJA. |
description |
A utilização de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no espaço escolar tornou-se essencial na elaboração e desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem interativo e contextualizado para docentes e alunos. Sob esse prisma, o presente trabalho propõe uma reflexão acerca do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta didática para o ensino de Química na modalidade EJA, no curso técnico de nível médio integrado em Secretaria Escolar no IFG- Campus Anápolis. A “Sala Virtual de Química” foi elaborada na plataforma Moodle IFG, de forma a disponibilizar diferentes recursos midiáticos, elaborar diversas atividades didáticas e acompanhar o desempenho escolar dos alunos como meio de apoiar o ensino presencial. Com efeito, a utilização do ambiente virtual é discutida e os resultados da avaliação do ambiente pelos discentes são apresentados, evidenciando que a proposta favoreceu o processo educativo dos alunos da EJA e que atuou realmente como apoio ao ensino presencial, sobretudo nos momentos de estudo para as avaliações em classe. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481 10.34117/bjdv4n7-481 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv4n7-481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481/414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 7 (2018); 4128-4146 Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 7 (2018); 4128-4146 Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 7 (2018); 4128-4146 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645414777225216 |