Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5507 |
Resumo: | Refletindo sobre a educação e como tem sido instrumento de reprodução ou de transformação, este estudo analisou o processo educacional contemporâneo que tem trazido a modalidade de ensino básico na modalidade à distância, verificamos de que forma ocorre o planejamento das aulas a partir do olhar docente do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica - EMMTEC de escolas públicas na educação do campo no Estado de Rondônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo descritivo com procedimentos de análise de relatos de experiência de uma professora que ministra aula via estúdio de TV. Os aportes teóricos foram com base em autores que fundamentam a educação à distância, semipresencial e com mediação tecnológica, análise de documentos de implantação do ensino mediado com tecnologia. Conclui-se que a educação por meio de mediação tecnológica para comunidades do campo exige o planejamento mais minucioso das aulas, bem como ações que estimulem os discentes aprender a aprender por meio da tecnologia digital. Cabe ao docente que ministra as aulas e o professor tutor presencial habilidade na organização curricular de forma que os conhecimentos veiculados seja elemento de transformação para a melhoria social e profissional dos estudantes. |
id |
VERACRUZ-0_90e72394f8fe323d31b0bcb9f5723747 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5507 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondoniaEnsino Médio. Tecnologia Digital. Educação do Campo.Refletindo sobre a educação e como tem sido instrumento de reprodução ou de transformação, este estudo analisou o processo educacional contemporâneo que tem trazido a modalidade de ensino básico na modalidade à distância, verificamos de que forma ocorre o planejamento das aulas a partir do olhar docente do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica - EMMTEC de escolas públicas na educação do campo no Estado de Rondônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo descritivo com procedimentos de análise de relatos de experiência de uma professora que ministra aula via estúdio de TV. Os aportes teóricos foram com base em autores que fundamentam a educação à distância, semipresencial e com mediação tecnológica, análise de documentos de implantação do ensino mediado com tecnologia. Conclui-se que a educação por meio de mediação tecnológica para comunidades do campo exige o planejamento mais minucioso das aulas, bem como ações que estimulem os discentes aprender a aprender por meio da tecnologia digital. Cabe ao docente que ministra as aulas e o professor tutor presencial habilidade na organização curricular de forma que os conhecimentos veiculados seja elemento de transformação para a melhoria social e profissional dos estudantes. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/550710.34117/bjdv5n12-237Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31411-31428Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31411-31428Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31411-314282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5507/5005Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarroso, Lidiana da Cruz PereiraJunio, Samuel dos SantosSouza, Lady Day Pereira deVelanga, Carmen TerezaGonçalves, Cíntia dos Santos Souza2021-07-15T20:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5507Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:22.001585Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia |
title |
Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia |
spellingShingle |
Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia Barroso, Lidiana da Cruz Pereira Ensino Médio. Tecnologia Digital. Educação do Campo. |
title_short |
Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia |
title_full |
Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia |
title_fullStr |
Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia |
title_full_unstemmed |
Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia |
title_sort |
Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia |
author |
Barroso, Lidiana da Cruz Pereira |
author_facet |
Barroso, Lidiana da Cruz Pereira Junio, Samuel dos Santos Souza, Lady Day Pereira de Velanga, Carmen Tereza Gonçalves, Cíntia dos Santos Souza |
author_role |
author |
author2 |
Junio, Samuel dos Santos Souza, Lady Day Pereira de Velanga, Carmen Tereza Gonçalves, Cíntia dos Santos Souza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Lidiana da Cruz Pereira Junio, Samuel dos Santos Souza, Lady Day Pereira de Velanga, Carmen Tereza Gonçalves, Cíntia dos Santos Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio. Tecnologia Digital. Educação do Campo. |
topic |
Ensino Médio. Tecnologia Digital. Educação do Campo. |
description |
Refletindo sobre a educação e como tem sido instrumento de reprodução ou de transformação, este estudo analisou o processo educacional contemporâneo que tem trazido a modalidade de ensino básico na modalidade à distância, verificamos de que forma ocorre o planejamento das aulas a partir do olhar docente do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica - EMMTEC de escolas públicas na educação do campo no Estado de Rondônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo descritivo com procedimentos de análise de relatos de experiência de uma professora que ministra aula via estúdio de TV. Os aportes teóricos foram com base em autores que fundamentam a educação à distância, semipresencial e com mediação tecnológica, análise de documentos de implantação do ensino mediado com tecnologia. Conclui-se que a educação por meio de mediação tecnológica para comunidades do campo exige o planejamento mais minucioso das aulas, bem como ações que estimulem os discentes aprender a aprender por meio da tecnologia digital. Cabe ao docente que ministra as aulas e o professor tutor presencial habilidade na organização curricular de forma que os conhecimentos veiculados seja elemento de transformação para a melhoria social e profissional dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5507 10.34117/bjdv5n12-237 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5507 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5507/5005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31411-31428 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31411-31428 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31411-31428 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645433477529600 |