Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Lidiana da Cruz Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Junio, Samuel dos Santos, Souza, Lady Day Pereira de, Velanga, Carmen Tereza, Gonçalves, Cíntia dos Santos Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5507
Resumo: Refletindo sobre a educação e como tem sido instrumento de reprodução ou de transformação, este estudo analisou o processo educacional contemporâneo que tem trazido a modalidade de ensino básico na modalidade à distância, verificamos de que forma ocorre o planejamento das aulas a partir do olhar docente do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica - EMMTEC de escolas públicas na educação do campo no Estado de Rondônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo descritivo com procedimentos de análise de relatos de experiência de uma professora que ministra aula via estúdio de TV. Os aportes teóricos foram com base em autores que fundamentam a educação à distância, semipresencial e com mediação tecnológica, análise de documentos de implantação do ensino mediado com tecnologia. Conclui-se que a educação por meio de mediação tecnológica para comunidades do campo exige o planejamento mais minucioso das aulas, bem como ações que estimulem os discentes aprender a aprender por meio da tecnologia digital. Cabe ao docente que ministra as aulas e o professor tutor presencial habilidade na organização curricular de forma que os conhecimentos veiculados seja elemento de transformação para a melhoria social e profissional dos estudantes.  
id VERACRUZ-0_90e72394f8fe323d31b0bcb9f5723747
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5507
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondoniaEnsino Médio. Tecnologia Digital. Educação do Campo.Refletindo sobre a educação e como tem sido instrumento de reprodução ou de transformação, este estudo analisou o processo educacional contemporâneo que tem trazido a modalidade de ensino básico na modalidade à distância, verificamos de que forma ocorre o planejamento das aulas a partir do olhar docente do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica - EMMTEC de escolas públicas na educação do campo no Estado de Rondônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo descritivo com procedimentos de análise de relatos de experiência de uma professora que ministra aula via estúdio de TV. Os aportes teóricos foram com base em autores que fundamentam a educação à distância, semipresencial e com mediação tecnológica, análise de documentos de implantação do ensino mediado com tecnologia. Conclui-se que a educação por meio de mediação tecnológica para comunidades do campo exige o planejamento mais minucioso das aulas, bem como ações que estimulem os discentes aprender a aprender por meio da tecnologia digital. Cabe ao docente que ministra as aulas e o professor tutor presencial habilidade na organização curricular de forma que os conhecimentos veiculados seja elemento de transformação para a melhoria social e profissional dos estudantes.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/550710.34117/bjdv5n12-237Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31411-31428Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31411-31428Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31411-314282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5507/5005Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarroso, Lidiana da Cruz PereiraJunio, Samuel dos SantosSouza, Lady Day Pereira deVelanga, Carmen TerezaGonçalves, Cíntia dos Santos Souza2021-07-15T20:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5507Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:22.001585Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia
title Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia
spellingShingle Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia
Barroso, Lidiana da Cruz Pereira
Ensino Médio. Tecnologia Digital. Educação do Campo.
title_short Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia
title_full Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia
title_fullStr Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia
title_full_unstemmed Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia
title_sort Ensino médio com mediação tecnológica: desafios da prática docente na educação do campo em rondônia / Technological media medium education: challenges of teaching practice in field education in rondonia
author Barroso, Lidiana da Cruz Pereira
author_facet Barroso, Lidiana da Cruz Pereira
Junio, Samuel dos Santos
Souza, Lady Day Pereira de
Velanga, Carmen Tereza
Gonçalves, Cíntia dos Santos Souza
author_role author
author2 Junio, Samuel dos Santos
Souza, Lady Day Pereira de
Velanga, Carmen Tereza
Gonçalves, Cíntia dos Santos Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Lidiana da Cruz Pereira
Junio, Samuel dos Santos
Souza, Lady Day Pereira de
Velanga, Carmen Tereza
Gonçalves, Cíntia dos Santos Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio. Tecnologia Digital. Educação do Campo.
topic Ensino Médio. Tecnologia Digital. Educação do Campo.
description Refletindo sobre a educação e como tem sido instrumento de reprodução ou de transformação, este estudo analisou o processo educacional contemporâneo que tem trazido a modalidade de ensino básico na modalidade à distância, verificamos de que forma ocorre o planejamento das aulas a partir do olhar docente do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica - EMMTEC de escolas públicas na educação do campo no Estado de Rondônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo descritivo com procedimentos de análise de relatos de experiência de uma professora que ministra aula via estúdio de TV. Os aportes teóricos foram com base em autores que fundamentam a educação à distância, semipresencial e com mediação tecnológica, análise de documentos de implantação do ensino mediado com tecnologia. Conclui-se que a educação por meio de mediação tecnológica para comunidades do campo exige o planejamento mais minucioso das aulas, bem como ações que estimulem os discentes aprender a aprender por meio da tecnologia digital. Cabe ao docente que ministra as aulas e o professor tutor presencial habilidade na organização curricular de forma que os conhecimentos veiculados seja elemento de transformação para a melhoria social e profissional dos estudantes.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5507
10.34117/bjdv5n12-237
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5507
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5507/5005
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31411-31428
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31411-31428
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31411-31428
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645433477529600